11/09 – Sexta-feira, 18h
#8 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Vencedores do 42º Concurso Fotográfico Cidade Santa Maria, BLVCK mob, LS LUCVS, Sangra e Karina Maia
A edição #8 do Giro da Maria Cult começa com os vencedores do 42º Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria, que neste ano bateu recorde e recebeu 520 fotografias. A iniciativa que integra a programação do Viva MASM, premiou os fotógrafos nas categorias Amador e Profissional, nas modalidades: cor e preto & branco; que tinha tema livre e poderiam ser fotografias de qualquer cidade, estado ou país. Já na categoria Temática, as fotos deveriam ter como foco principal a cidade de Santa Maria.
Os vencedores das categorias Profissional e Amador receberam o prêmio no valor de R$ 1,5 mil e certificado. O prêmio da categoria Temática foi R$ 2 mil. Devido a pandemia, não haverá solenidade para a entrega dos prêmios. A comissão julgadora do concurso foi composta pela bacharel Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jane Zofoli, pelo professor do curso de Comunicação Social da UFSM, Leandro Stevens, pelos jornalistas Rodrigo Ricordi e Thaise Moreira.
Confira abaixo, os vencedores de cada categoria:
https://www.instagram.com/p/CE2GSDhscOT/?utm_source=ig_web_copy_link
SEM BONÉ É A NOVA MÚSICA DO COLETIVO BLVCK MOB
Os meninos do BLVCK mob lançaram, no início dessa semana, a música Sem Boné. Composta pelos integrantes do coletivo, TeLima, Mica, Netin Saucero e Taigor, a canção tem produção de Kelvin Ramish e já soma quase 4,5 mil visualizações no YouTube . O videoclipe tem direção de Picasso e a edição tem assinatura da Molho Filmes. Sobre a letra da canção, Mica explica: “sem boné, no cap, é gíria de americanos, é como: “é isso, tá ligado, poucas ideias mesmo, ir direto ao ponto”.
O BLVCK mob foi criado em 2018 e atua em prol da exaltação da cultura negra. Segundo Mica, o grupo está passando por mudanças e esse lançamento marca o início de uma nova era e conquistas. “Todos do coletivo andam trabalhando em volta desse lançamento […] Nós temos muita coisa pra mostrar ao público”, pontua Mica. Ainda sobre a nova fase, TeLima antecipa uma conexão Brasil-Estados Unidos, com um dos coletivos de trap mais influentes de Nova York. “O novo ciclo da mob traz tanto a nova fase em parcerias nacionais e internacionais como, também, na nossa estética e escrita”, finaliza o integrante do grupo.
Ouça Sem Boné, do BLVCK mob:
LS LUCVS LANÇA ANTES DO FINAL, SUA CANÇÃO DE DESABAFO
Ontem (10), LS LUCVS (@ls.lucvs) lançou a faixa Antes do Final. A música é definida como “um desabafo do artista sobre não desistir e correr atrás do que realmente importa, fazer o que ama e buscar seu rumo antes que tudo chegue ao fim”. A partir de vivências pessoais, LS LUCVS relata que “às vezes a gente trampa com o que não quer, não gosta, não sabe… porque precisa sobreviver e às vezes a gente até pensa que é inútil por não saber fazer o que é imposto”. O artista ainda conta que não pretende mais trabalhar com o que não gosta. “Por isso todo trampo que fiz e faço é pra investir no meu sonho, antes que chegue o fim do meu tempo e eu tenha que aceitar o destino que me deram”, conclui.
“Antes do Final” tem a composição assinada pelo próprio LS LUCVS e produção musical de Dritxh na 100teto Records.
Ouça agora Antes do Final:
NOVA OBRA DA SANGRA RETRATA TEMPO E CORPO
Nesta sexta-feira (11/09), a banda Sangra lança o single Pulsão de Água e Pedra. O trabalho, que “reflete sobre a percepção do tempo, a construção da corporeidade e revela influências de Música Popular Brasileira, como Baião e Ijexá”, conforme contam os integrantes, foi produzido, mixado e masterizado por Ronaldo Palma (Monteblanco) e artes de capa assinadas pela artista visual Luísa CM. Além da obra sonora, o grupo ainda apresentará, nos próximos dias, a sua primeira criação audiovisual, o clipe homônimo.
⠀
Para a divulgação da produção durante a quarentena, Sangra também propôs uma experiência digital interativa. A maratona experimental partiu do tema “DescamaCorpo” e ao longo de 10 dias, via WhatsApp, promoveu trocas de depoimentos, fotos, experiências, desenhos, inquietações sobre o corpo, com mais de 40 participantes. Ouça a obra pelas plataformas de streaming.
OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INFANTIL DURANTE O MÊS DE SETEMBRO
O Laboratório K iniciou, nessa semana, a Oficina de Contação de Histórias para Papais e Mamães. A iniciativa, que seguirá durante o mês de setembro, por meio de lives no Instagram, tem o intuito de compartilhar técnicas de contação de histórias, de maneira acessível para mães, pais, cuidadores e cuidadoras de crianças. Ministrada por Karina Maia, a próxima transmissão será amanhã (11/09), às 9h.
O projeto, desenvolvido pela contadora, foi selecionado pelo edital FAC Digital RS – uma realização da Secretaria da Cultura do RS (Sedac), em parceria com a Universidade Feevale, por meio do Feevale Techpark. Além da transmissão do próximo sábado, o curso também ocorrerá nos dias 15/09 (20h) e 19/09 (09h).
Colaboradores: