01/07 – Sexta-feira, 18h
#52 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Toca Audiovisual, Blody Mary, “Memórias de Ninas”, Grupo Olhares, Giovana Domingos, PMSM, Sedac RS, Iecine RS, Theatro Treze de Maio, Estrado Arte e Bar, Concursos Literários “Prado Veppo” e “Ignez Sofia Vargas”, Marcelo Demichelli, Flow D’Esquina, Mileto, Edumedre e Grupo Milho verde
AUDIOVISUAL | NOVAS PRODUÇÕES A CAMINHO
A Toca Audiovisual, produtora santamariense de conteúdo em vídeo, teve seu primeiro projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM), neste ano, e produzirá o curta-metragem intitulado A Intenção da Noite.
De acordo com a Toca Audiovisual, a nova obra irá “debater importantes temáticas sociais através de sua narrativa e proporcionar formação técnica a iniciantes do audiovisual local, abraçando diferentes minorias sociais nas contratações da equipe do filme”.
Como contrapartida social do projeto, a Toca realizará uma Oficina Profissionalizante de Audiovisual para pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou minorias sociais, além da promoção de um ciclo de debates que visam estimular pensamento crítico sobre as desigualdades de gênero, raça, classe e sexualidade no setor do audiovisual.
A Intenção da Noite tem roteiro e direção de Fabrício Koltermann e está em pré-produção desde janeiro de 2022. As gravações ocorrem nesta semana, em locações diversas de Santa Maria entre os dias 01 a 04 de junho.
A equipe conta com 20 pessoas e com casting formado por atores e atrizes oriundos dos cursos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (formados e discentes) e de integrantes de companhias teatrais locais: Sidy Correa, Luciano Gabbi, Thayná Máximo, Paulo Saldanha, Joel Cambraia, Julio Cesar Aranda, Gabriel Correa e Viviane Maxwell.
O projeto tem financiamento da Secretaria de Cultura de Santa Maria e da Prefeitura de Santa Maria; incentivo cultural de BE Pro, Rede Brasil Solar e Intelectus Gestão Estratégica de Pessoas; patrocínio de Bruno Pippi Contabilidade e apoio de Relance Brechó, Rede Vivo, Santa Mania Super Pizzas, Carniceria Del Fuego, Tesch Lighting, Bolzan Áudio e Finish. O filme deve ser lançado até o final deste ano e o processo de produção pode ser acompanhado através do Instagram da Toca
Estudantes do curso de Especialização em Cinema, da Universidade Franciscana (UFN), lançaram uma campanha de financiamento coletivo, para arcar com os custos de um curta-metragem. Intitulado Bloody Mary, a ficção de comédia e terror tem roteiro de Camila Marques e direção de Diossana da Costa.
Enquanto buscavam patrocínio e apoio cultural em Santa Maria, o grupo criou o Cinema Esperança, com a intenção de arrecadar dinheiro para quitar despesas com transporte, direção de arte e alimentação da equipe e atores. “Mais que um trabalho de conclusão de curso, pretendemos produzir uma obra audiovisual de qualidade apta para participar de festivais de cinema estaduais e nacionais”, pontua a equipe.
O filme se passa em Santa Maria e as gravações ocorreram no Old School Pub. Além de Camila e Diossana, os estudantes André Polga e Lucas Schneider também integram a equipe, sob orientação da professora Neli Mombelli. Já o elenco de Bloody Mary é formado pela atriz e cantora Paola Matos, Hellen Boher, Júlio César Aranda, Miguel Silveira, Yuri Katagiri, Guilherme Mello e Camila Marques.
→ Para colaborar, basta fazer um PIX solidário, a partir de R$2,50 para o e-mail do curta: [chave pix: curtabloodymary@gmail.com].
Sinopse: Ana e Raquel são duas amigas de personalidades distintas que vivem na cidade de Santa Maria, onde os casos de feminicídio sem culpados crescem a cada instante. Raquel está preocupada com a situação, Ana nem tanto. Mas o inimigo pode estar mais perto do que se imagina.
[CONTEÚDO SENSÍVEL]
ARTES CÊNICAS | MONÓLOGO INFORMA E ALERTA SOBRE ABUSO E EXPLORAÇÃO INFANTIL
Está em circulação, pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Memórias de Nina, monólogo que discute sobre o abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes. Somente em maio, mês que marca o combate a exploração infantil, o espetáculo foi apresentado em mais de 40 sessões
Em cartaz há 10 anos, a peça é interpretada por Gabriele Dors. “Foi criado em 2006, mas foi em 2012 que eu retornei aos palcos com ele e nunca mais parei. É através desse monólogo que muitas crianças e adolescentes se dão conta de que estão sofrendo abuso e tomam coragem de fazer a denúncia, quebrando um ciclo que poderia se propagar por anos e anos”, destaca a atriz
A artista também reflete sobre a relevância do trabalho em sua vida profissional e pessoal e as mudanças no tratamento do tema ao longo de uma década de espetáculo. “Eu sofri abuso na minha infância e, por isso, esse monólogo é tão importante para mim. Muito além da peça, ele é a minha forma de dar voz às crianças e poder fazer por elas o que ninguém pôde fazer por mim. Eu fico muito feliz quando vamos para cidades de 3, 4 mil habitantes, pois percebo que esse tema está sendo cada vez mais discutido e muitos tabus estão sendo quebrados. O fato é simples, nossas crianças precisam aprender a diferenciar afeto, carinho, de abuso”, conclui
Fabiano Tadeu Grazioli, que assina o texto e a direção, acrescenta que em “Memórias de Nina” a linguagem do teatro traz uma dimensão que somente a experiência estética é capaz de oferecer ao tema. “Não é porque o teatro seja ‘pedagógico’, ‘didático’, é porque, enquanto artistas, construímos uma linguagem cênico-teatral capaz de se comunicar com o público, em especial com o pré-adolescente, o adolescente e o jovem. Assim, o espetáculo não colabora no sentido de transmitir uma mensagem, ele é mais profundo, nossa proposta é provocar significado(s) por meio de uma linguagem específica (a do teatro), que neste trabalho se afina com o tema do abuso e da violência sexual na infância e na adolescência”
Com figurino e cenário de Jolcinei Luis Bragagnolo, a peça seguirá com novas apresentações, nas próximas semanas. Já está confirmada a passagem por Erechim, em julho, mas sem data definida.
ARTES VISUAIS | GRUPO OLHARES BUSCA ARTISTAS PARA MOSTRA COLETIVA
Até o final do mês de julho, o Grupo Olhares realiza seleção de artistas para exposição coletiva, que ocorrerá no mês de setembro de 2022, na Sala Iberê Camargo do Museu de Arte de Santa Maria (MASM). A Convocatória 20X20: Novos Olhares é um projeto inscrito e classificado no edital de exposições 2022 do MASM, proposto por Hélvia Cruz de Oliveira.
A iniciativa se constitui como uma chamada de trabalhos de diferentes linguagens visuais bidimensionais para a exposição de mesmo nome. É vedada a participação com mais de uma obra e que apresentem discurso de ódio, reforcem preconceitos, racismo, misoginia, homofobia ou transfobia.
As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até 31 de Julho de 2022. As obras deverão ser enviadas através de formulário online. Além da ficha de inscrição, o/a artista deverá enviar um arquivo contendo a imagem da obra inédita em alta resolução (com data de execução entre os anos de 2019 a 2022); breve currículo e/ou portfólio dos participantes em 1 arquivo em PDF com até 100 MB. Todos os arquivos devem estar intitulados com o nome do/da artista.
De acordo com a organização, “todas as obras inscritas serão aceitas, salvo limitação do espaço da exposição e projeto curatorial. Neste caso, será priorizada a ordem de inscrição, ficando reservado o direito da comissão organizadora e curadoria a retirada das obras excedentes”. O resultado da seleção será divulgado previamente no Instagram Convocatória Olhares 20×20 e no site. Dúvidas e mais informações pelo email: convocatoria20x20novosolhares@gmail.com.
ARTES VISUAIS | GIOVANA DOMINGOS LANÇA EXPOSIÇÃO VIRTUAL
A performer e pesquisadora Giovana Moura Domingos lançou, na última semana, a exposição virtual Indícios de um Ventre Colapsado. A mostra traz parte da pesquisa de Mestrado de Giovana no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM.
O trabalho consiste em uma série de videoperformances e fotografias, atravessadas por perspectivas orientalistas sobre elementos socioculturais presentes nas culturas árabes, especialmente, a Dança do Ventre. A criação das performances partiu das experiências manifestadas pela memória de Giovana e passadas para diários autobiográficos.
A artista busca salientar com as obras as relações de poder que se estabelecem, sobretudo, pela via da dominação eurocêntrica e seus ataques colonizadores. “Passear pela exposição provoca uma fenda nos caminhos, frequentemente, desenhados para o reconhecimento das culturas árabes no Brasil e, também, em diversas partes do mundo colonizado pelo homem europeu, branco e heterossexual. Descortina a idealização explorada por diversas mídias e traz para o cotidiano os mesmos elementos ora maquiados e vendidos como realidade”, destaca a apresentação da mostra.
Com curadoria de Gisela Reis Biancalana, as três performances e o acervo de imagens de Indícios de um Ventre Colapsado podem ser acessados através do site. A mostra virtual permanente também traz citações que colaboram para a compreensão do tema trabalhado nas obras.
Giovana adianta que,em breve, ocorrerá uma exposição presencial, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, com os arquivos e diários que compõem o processo de criação das videoperformances de Indícios de um Ventre Colapsado.
OPORTUNIDADES | PROGRAMAÇÃO PREVÊ OFICINAS DE CAPACITAÇÃO
A Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM), por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC RS), convidam a sociedade civil, artistas, produtores, gestores e dirigentes de Cultura – que atuam na cidade – a participarem das atividades formativas do Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultura. O projeto tem o objetivo de promover e estimular a formação, articulação, capacitação e aperfeiçoamento técnico, artístico e de gestão no campo da Cultura.
“A Secretaria de Cultura do Município está permanentemente trabalhando na qualificação da cadeia produtiva da cultura. Assim, junto com a Secretaria de Cultura do Estado, estamos promovendo os cursos do Programa Estadual, que são gratuitos, via online e certificados pelo Sistema Estadual de Cultura”, afirma a secretária de Cultura, Rose Carneiro
O programa irá promover, por meio de seminários, o aprofundamento do processo reflexivo, conceitual e prático sobre a cultura e a gestão cultural ― focada no viés das demandas e necessidades que foram diagnosticadas nos municípios gaúchos. A iniciativa também visa fomentar a formação e a qualificação cultural de gestores, dirigentes, técnicos culturais e a sociedade civil em geral, sem restrições, fato que fortalecerá os sistemas municipais de cultura.
As inscrições para as atividades formativas podem ser feitas através do site do Sistema Estadual de Cultura. Após a conclusão da capacitação, no prazo de 30 a 90 dias, haverá emissão de certificado. Cadastro aqui.
A Sedac RS, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), também abriu inscrições para a oficina Crítica e Fruição Cinematográfica, do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande.
Os encontros ocorrerão virtualmente pela plataforma Zoom, de 04 a 15 de julho. As aulas serão realizadas das 14h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. A atividade será ministrada pelo crítico de cinema Robledo Milani.
A oficina visa qualificar profissionais para atuação como críticos voltados ao setor audiovisual. Pretende também difundir repertório, bem como conhecimento especializado acerca dos gêneros e das novas tendências de cinematografia contemporânea.
“A renovação do público do cinema brasileiro passa pelo surgimento de novos formadores de opinião. Esta oficina busca preparar profissionais que possam balizar escolhas e promover obras audiovisuais junto aos espectadores e leitores, cultivando repertórios e pensamento crítico”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine.
SOBRE O MINISTRANTE
Robledo Milani é graduado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS), e em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele é editor-chefe do site Papo de Cinema e atua como crítico de cinema e repórter, além de cobrir festivais e eventos ligados ao setor audiovisual, participando como jurado em dezenas de festivais.
Dentre as suas publicações destacam-se os livros 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016), Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais (2017), Animação Brasileira: 100 Filmes Essenciais (2018) e Curta Brasileiro: 100 Filmes Essenciais (2019), todos como autor convidado.
ESPAÇOS | ESTRADO ARTE E BAR ABRE AS PORTAS PARA PERFORMANCES, DIVERSIDADE, AMOR E RESPEITO
Com o palco como protagonista do espaço, o Estrado Arte e Bar abriu suas portas na noite do último mês. A inauguração, com ingressos esgotados, apresentou a casa que nasceu com a proposta de ser um ambiente acolhedor para artistas – principiantes, profissionais e amadores – ou entusiastas e simpatizantes das expressões artísticas.
“A paixão pela arte como um todo, juntamente, com a falta de oportunidade no cenário cultural me levaram a criar um espaço para que eu possa fazer minhas apresentações e receber todos que amam um palco, seja para se apresentar ou assistir”, relembra Jaqueline Menezes, idealizadora do Estrado.
Compositora desde os 12 anos e formada em Publicidade e Propaganda, Jaqueline coordena o entretenimento da casa. A equipe é formada também por mais seis integrantes – entre familiares e amigos – que gerenciam o negócio. Instalado na Rua José Barin, 1406, no bairro Caturrita, o bar busca receber diferentes estilos e segmentos artísticos, descentralizar os espaços de lazer e cultura na cidade e contribuir com a divulgação da cena local.
“A casa vai transbordar arte, alegria, diversidade, amor e respeito. É através da arte que expressamos nossas emoções, histórias, cultura e pode ser representada através de várias formas. O palco será o protagonista do nosso espaço. Nele serão contadas as melhores histórias, dançadas as melhores danças, encenadas as melhores performances, contadas as piadas mais engraçadas e o que mais sua criatividade e habilidade permitir”, salienta Jaqueline.
A agenda para apresentações já está aberta. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 99157-3851
ESPAÇOS | AÇÃO SELECIONA PROJETOS PARA OCUPAÇÃO DO TREZE DE MAIO
A PMSM, por meio da Secretaria de Cultura, lançou o edital de Ocupação do Theatro Treze de Maio. A publicação tem por objeto selecionar propostas de apresentações artísticas, para a ocupação do espaço cultural. As inscrições seguem até 10 de julho.
Serão priorizados projetos que não foram selecionados por leis de incentivo à cultura nem em editais de patrocínio direto. Também será assegurada a cota para produtores culturais e/ou artistas negros, indígenas ou LGBTQI+. Cada proponente poderá submeter, apenas, uma proposta para uma data.
Poderão se inscrever quaisquer empreendedores culturais, pessoa física com idade igual ou superior a 18 anos completos (considerada a data da inscrição), ou pessoa jurídica, com ou sem fins lucrativos, que venham a realizar projetos culturais que atendam às condições estabelecidas pelo edital. O empreendedor cultural pessoa física deverá residir na cidade de Santa Maria e, se pessoa jurídica, estar estabelecido formalmente no município.
Mais informações e ficha de inscrição estão disponíveis no site da PMSM. Dúvidas podem ser elucidadas junto à Secretaria de Cultura, pelos telefones (55) 3921-7255 e (55) 3921-7250.
LITERATURA | CONCURSOS LITERÁRIOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Neste mês, o curso de Letras – Português e Inglês da UFN realiza o VIII Concurso Literário Prado Veppo. As inscrições dos textos inéditos, nas categorias Conto e Poesia, seguem abertas até o dia 1º de agosto e podem ser feitas no site da universidade, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 25.
De acordo com a organização, os/as participantes poderão se inscrever nas duas categorias, porém, com um único texto em cada uma delas. Nas duas modalidades será concedido como prêmio um E-READER KINDLE para o 1° colocado. Já aos candidatos que obtiverem as posições de 2º e 3º lugares, receberão a Menção Honrosa Marta Lia Genro Appel.
O concurso literário leva o nome do poeta e médico porto-alegrense, que adotou Santa Maria como cidade natal, Luiz Guilherme do Prado Veppo. E enaltece a memória da professora Marta Lia Genro Appel, que empresta seu nome às menções honrosas conferidas.
A premiação tem como objetivo incentivar a escrita literária, além de divulgar textos inéditos com qualidade estética literária, fomentar a imaginação e a criatividade e incentivar a prática de escrita como forma de expressão individual e expressão cultural.
A divulgação dos vencedores do VIII Concurso Literário Prado Veppo será feita dia 22 de setembro e a premiação ocorre em 28 de setembro na UFN.
A Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide está com inscrições abertas para o 10º Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas. O prazo de submissão de produções segue até 29 de julho. A iniciativa, organizada pela Academia Santa-Mariense de Letras (ASL), tem apoio da PMSM, por meio das secretarias de Cultura e de Educação.
O concurso é uma oportunidade para escritores terem seu primeiro livro publicado e distribuído em escolas, bibliotecas e entidades. Podem participar pessoas com idade mínima de 18 anos, brasileiras natas ou naturalizadas, residentes em Santa Maria e que não possuam publicação de obra infantil de sua exclusiva autoria.
Cada participante poderá concorrer com até dois textos – entre 45 e 60 linhas -, com temática livre, nas modalidades Prosa ou Verso. A comissão julgadora será formada por cinco integrantes designados pela ASL. A inscrição deve ser realizada na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, com a entrega dos textos originais impressos em envelopes lacrados e identificados por pseudônimos.
A divulgação dos textos premiados será em 12 de agosto, diretamente, para os escritores. O trabalho classificado em 1º lugar no Concurso Literário Infantil Ignez Sofia Vargas será publicado em um livro ilustrado em mais 50 exemplares, além de receber premiação em dinheiro, no valor de R$ 1 mil. Os trabalhos classificados em 2º e 3º lugares recebem menções honrosas. Todos os inscritos no concurso ganham livros publicados por autores da ASL.
MÚSICA | DIFERENTES ESTILOS PARA ATUALIZAR A PLAYLIST
Marcelo Demichelli apresentou, na última semana, mais um episódio de Demichelli e os Sóis de Nós. O projeto traz diferentes convidados, mensalmente, para releituras que passeiam por diferentes estilos. E a parceria da nova edição é com o professor e músico Rodrigo Varella Tambara. “Dessa vez a pegada é Blues. Se chama Blues do Desalento e foi todo captado em um só take, numa vibe bem espontânea e cheia de feeling”, descreve Marcelo.
O registro pode ser conferido nas redes sociais do guitarrista, juntamente, com os outros episódios de Demichelli e os Sóis de Nós. A série de collabs estreou em fevereiro, com uma versão de Black, do Pearl Jam. A obra ganhou uma nova versão na voz de Daiane Diniz e nos acordes de Marcelo. Conforme o artista, o projeto seguirá até o final do primeiro semestre de 2022, com novos lançamentos mensais.
Flow D’Esquina lançou Minha Tropa. O trabalho tem produção audiovisual de Samuel Lemos, captação, mixagem e masterização de Ishiinobeat e beat de Bode.
“Nós tivemos como intuito, nessa faixa, mostrar uma visão de futuro, do ponto de vista de quem vem de quebrada, almejando melhoria para nós e nossos irmãos e ao mesmo tempo falando sobre nosso cotidiano na pista e nas ruas”, explica Dushane, integrante do Flow D’Esquina.
Composto também por Alewão, o duo de Rap adianta que, em breve, a canção estará disponível nas plataformas digitais de áudio. Já o visualiser da faixa pode ser conferido no YouTube.
Mileto divulgou Fé. A canção é a quarta faixa do novo álbum de trabalho do artista. “No meu jeito de ver as coisas, ter fé significa ter esperança que algo possa mudar para melhor. A palavra fé tem origem no Grego pistia que indica a noção de acreditar e no Latim fides, que remete para uma atitude de fidelidade”, comenta o músico.
A produção também tem letra e voz de Jay e mixagem e masterização de Vini Barcellos, pela All Green Records. Já a arte do single é assinada por Seman. Fé– e as demais composições que integram o novo disco de Mileto – pode ser conferida no canal do artista no Youtube.
O santamariense Edumedre é produtor de Óculos da Versace, novo trabalho de Dankko, músico de Cruz Alta (RS). Os artistas se conheceram durante a Rap Chic, festa realizada em Santa Maria. “[…] Nós trocamos ideias nesse dia de fazer, futuramente, um som. Não demorou muito, a gente tava bolando esse lançamento, que eu produzi o beat”, relembra Edumedre.
A mixagem e masterização foram realizadas por Fábio Swed. Já o videoclipe de Óculos da Versace tem assinatura de Amabile Marion. E o recente projeto dos artistas não deve ser o último, pois Edumedre adianta que já há ideias para os próximos lançamentos dessa colaboração.
MÚSICA | GRUPO MILHO VERDE ESTREIA NA CENA SANTAMARIENSE
Descrito como o “grande encontro da Boca do Monte”, o grupo Milho Verde estreou, nesse mês, no Parador Cervejeiro. Formado por Ricardo Borges (guitarra/voz), Juliet Castaldello (triângulo/voz), Yuri ML (baixo/voz), Erick Corrêa (gaita/voz) e Pedro Monti (bateria), eles trazem um repertório eclético marcado pelo xote, forró, brega, pop e reggae.
“A ideia de formar uma banda com um repertório de xotes, reggaes e forrós, surgiu na pandemia através de Ricardo e do parceiro da banda Venancio da Luz. A ideia era montar uma banda com um repertório dançante, animado e gostoso musicalmente de se tocar”, explica a o grupo.
Após a ideia criada, foram feitos convites à Juliet, Yuri, Erick e Pedro para integrarem a banda. “Iniciaram os ensaios, seleção de repertório e a busca por um nome. A ideia inicial do projeto foi sendo reconstruída, firmando essa ‘essência nordestina’, mas com canções de outras vertentes, estilos”, acrescentam os artistas.
Já o nome Milho Verde surgiu naturalmente, tendo relação com a época das festas de São João e a temática da banda, que faz sua estreia neste período. No primeiro show, eles prometem levar muita música, alegria e axé. “A ideia é criar versões de músicas que gostamos seguindo essa vertente musical e quem sabe produzir nossas próprias composições”, finaliza a banda.
Colaboradores: