Home / * PORTAL / 43 GIRO DA MARIA CULT

43 GIRO DA MARIA CULT

27/08 – Sexta-feira, 18h
#43 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Venacio da Luz, Antídoto, YungSix, Ninas Lima feat. Primeira Divisão Recors, Rô, O.L.C, Vini Barcellos, Nandi e Blatto, Txai Rap, 1ª SMHHSM, Provoc[A]rte, Edmundo Está Em Casa, Watermelon Diaries, Jornalismo UFN, Mathias Townsend,Concurso Felipe D’Oliveira e Mês da Cultura 2021

 

Agosto foi marcado pelas atividades promovidas pelo Mês da Cultura 2021, estreias musicais em diferentes estilos e trabalhos audiovisuais ganhando às telas e trazendo importantes temas para debate.

MÚSICA | ABRINDO OS TRABALHOS

Artistas de diferentes gêneros apresentaram ao público seus projetos de estreia, nas últimas semanas. Começando por Venancio da Luz e o EP Chucro Composto por cinco faixas – Chucro, Elantiana, Ponto de Interrogação para os que tem Resposta, Lar Circular e Abismo do Papel – o trabalho é resultado do encontro de muitas fronteiras, da música erudita de câmara à popular brasileira, da gauchesca ao rock progressivo.

Com letras de Nandico Saldanha, a obra conta também com a participação criativa e interpretativa de Maria Paula Rodríguez (voz), .Ricardo Borges (guitarra e violão), Bibiana Turchiello (violino), Glaubert Nüske (fagote), Lucas Mello (baixo) e Danilo Guinu (bateria).  A captação, mix e master são de Cassiano Rathke, que também divide a produção com Venancio.

Venancio da Luz. Foto: Breno Surreaux

 

HIGH NOW é a música de abertura do primeiro álbum de YungSix. A faixa foi disponibilizada no dia três, no YouTube e Soundcloud. Intitulado Maior Que Esse Vazio, o álbum trabalha com diferentes estilos, do R&B ao Punk Rock, e traz como temas centrais a ambição e sonhos, descreve a artista.

Durante o  mês, as demais canções que integram a obra foram lançadas, gradualmente. Na quinta-feira (26/08), a penúltima música, Lifestyle 🧃, foi divulgada. Até o final de agosto, o trabalho completo poderá ser conferido.

 

Já a  Antídoto divulgou Ritmo canção que integra o EP Ciclo e encerra uma série de lançamentos que teve início no ano passado. Última faixa a ser composta para esse trabalho, a música também retrata uma nova fase da banda que está por vir.

Ritmo vem acompanhada de um videoclipe que, assim como nos clipes anteriores do grupo, foi produzido de forma independente. Já a mixagem e masterização da canção tem assinatura de Kauê Flores, que já trabalha há algum tempo com a Antídoto.

 

MÚSICA | SINGLES

Roupa de ir é o novo trabalho de Ninas Lima. A canção é uma colaboração – em letra e voz – da artista e os rappers Ose7e  e MC DSM, da Primeira Divisão Records. O beat, mix e master são assinados por Vini Barcellos.

A música também foi divulgada, juntamente, com um videoclipe. A produção audiovisual tem direção de Samuel Lemos e Melanie Silveira e participação de Paolla Dornelles e Taina Nascimento.

 

Na tarde de hoje (06/08),divulgou, na plataforma Bandcamp, Diamante. Nas redes sociais, o artista diz que a nova música o resgata ao universo de compartilhar canções com o público.

Rô também diz que grande parte de suas produções seguiam uma sonoridade “ear friendly”, como ele define, onde agradava a todos, mesmo que inconscientemente. Dessa forma, o músico deixou de explorar diversos gêneros musicais que ama, como o “future-bass”, presente em seu trabalho.

Rô. Foto: Reprodução/redes sociais

 

Eyes é a primeira música solo do santa-mariense Olmiro Cezimbra, o OL.C. A canção teve ótima estreia e logo passou a integrar a playlist editorial Novo Beats, do Spotify.

Cezimbra, que atualmente mora em Porto Alegre, tocou por cerca de sete anos com a sua banda, a Locomotiva 6, em Santa Maria. Desde 2015, o artista tem se dedicado à música eletrônica com o nome artístico de OL.C.

 

5 Stars marca mais uma parceria entre Vini Barcellos, Nandi e Blatto. Gravada no All Green Records, a faixa tem o  instrumental produzido pelo Dj Kojack.

O clipe contou com as participações de Caroline Fernandes, Laura Pazinato, Rafaela Inda e imagens assinadas por Enzo FIscher.

 

E para fechar o mês de lançamentos, a Txai Rap disponibilizou Canoa, primeiro lançamento de um novo projeto do grupo. Com elementos do Boombap, uma batida clássica do rap originário do sul, e do funk, a letra da canção foi baseada na saudade.

Escrita e interpretada por Wag, Veko e Seman, Canoa foi gravada no estúdio próprio da Txai Rap. O  beat foi elaborado por Edumedre, a produção é de Mauro Branco e a mixagem e masterização têm assinatura de Wag e Vini Barcellos. A canção também ganhou um music video, gravado no Engenho Club.

 

MÚSICA | 1ª SEMANA DO HIP HOP DE SANTA MARIA

Entre os dias 09 e 15, a 1ª Semana Municipal do Hip-Hop de Santa Maria (1ª SMHHSM) promoveu diversos debates a partir do tema Qual é o papel da cultura hip-hop na nossa sociedade?, com o objetivo de fortalecer a cena na cidade.  A programação teve promoção da Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM), organização da União Cooperativista Periférica (UCOOPE) e apoio de representantes do movimento Hip-Hop local.

A atividade é instituída através do PL 7.558/2011, aprovado por meio das ações de representantes da cultura Hip-Hop do município, mas que ficou esquecida durante 10 anos. A 1ª SMHHSM é considerada, pelos organizadores, o primeiro passo para voltar a fortalecer o movimento da região.

1ª SMHHSM. Foto: Dartanhan Baldez Figueiredo

 

AUDIOVISUAL | WEBSÉRIE

A Watermelon Diaries estreou a quarta temporada, em seu perfil do Instagram e no canal do YouTube. A nova edição aborda a convivência de um grupo de cinco amigos, que dividem espaço em uma república, em plena pandemia e as situações que acontecem dentro desse contexto caótico.

Produzida em 2020, durante o isolamento, a websérie independente estreou em maio do mesmo ano. O reconhecimento da produção veio logo, com a seleção para o Rio Webfest 2020, o maior festival de webséries do Mundo, nas categorias Melhor Elenco de Comédia e Melhor Roteiro de Comédia.

Gravações da quarta temporada. Foto: Divulgação/Watermelon Diaries

 

AUDIOVISUAL | DOCUMENTÁRIO

O Ateliê do Comediante lançou  o documentário Edmundo está em Casa. O audiovisual que integra o projeto Edmundo vai do Theatro – Memória e Patrimônio, é co-produzido pela Associação dos Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso, Ateliê do Comediante e Casa Gabbi Arte Cultura.

Edmundo está em Casa celebra a trajetória pública do jornalista, escritor e teatrólogo e a sua relação com Santa Maria. Ainda são abordados os encontros artísticos promovidos ao longo da trajetória da Escola de Teatro Leopoldo Fróes, fundada por ele, e a importância de sua ação efetiva no fomento à cultura, na criação artísticas e na preservação da memória cultural da cidade.

O documentário tem direção e roteiro de Laédio José Martins e produção de Clara Kurtz e Luciano Gabbi. O projeto é executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc no 14.017/20.

Imagem: Divulgação

 

AUDIOVISUAL | CURTAS-METRAGENS

O curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN) apresentou dois curtas-metragens produzidos por estudantes da disciplina de Cinema II, sob supervisão da professora e jornalista Neli Mombelli. Conexão Restabelecida e Sinais foram transmitidos pelo canal do YouTube do LabSeis e pela página do Jornalismo UFN no Facebook.

O curta Conexão Restabelecida, com direção de Allysson Marafiga e roteiro de Nathália Arantes, retrata a realidade de duas professoras em tempos de pandemia e busca descrever um pouco das diferenças de adaptação com o trabalho remoto nos exercícios profissionais de cada uma.

Já o curta Sinais, que tem direção de Denzel Valiente e roteiro assinado por Lavignea Witt, aborda a adaptação das aulas remotas por parte dos alunos e professores envolvidos no processo. Além disso, o feminicídio também é pauta da produção, ao contextualizar a realidade de uma das personagens e os problemas enfrentados com o comportamento agressivo de seu namorado.

Bastidores de gravação dos curtas-metragens. Foto: Divulgação/Curso de Jornalismo (UFN)

 

AUDIOVISUAL | PROVOC[A]RTE

Em agosto, foi ao ar o último episódio da nova edição de Provoc[A]rte. Com estreia em maio, a segunda temporada seguiu como eixo central a Arte Identidade e se aprofundou em questões pessoais e coletivas do mundo da arte, da cultura e do ser. Com entrevistas feitas à distância, com artistas e fazedores culturais de diversos segmentos, o programa propôs provocar a noção de quem é o artista e cada um de nós em relação à cultura que nos cerca e a arte que se expressa.

A produção é uma realização do Lab Seis, laboratório de produção audiovisual dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN). Todos os episódios estão disponíveis no canal da UFN TV no YouTube e a primeira temporada – que abordou Arte na Pandemia – também pode ser vista no IGTV do Lab Seis.

 

MÊS DA CULTURA

Em agosto, a PMSM, por meio da Secretaria Municipal da Cultura promoveu o Mês da Cultura. Neste ano, a diversidade foi uma das marcas das atividades. A programação contou com as exposições Vigiai e Orai: O vazio de quem parte e YEDDO TITZE: O mestre e seus alunos, que buscaram resgatar o trabalho de Yeddo Titze e seu legado para a cultura a nível local, regional e nacional; A exibição do acervo do Museu de Arte de Santa Maria (MASM), com obras de nove artistas da Escola Modernista; o Mercado da Arte: Viva MASM, que reuniu artistas convidados e público em geral, para movimentar a cadeia produtiva local e aproximar os artistas do museu; Cor, produção da Associação de Artistas Plásticos de Santa Maria e convidados, com curadoria de Luciano Santos e Marcio Flores; E Papelão de Imembuí, em que o Grupo Olhares e seus convidados ressignificaram visualmente a lenda, no intuito de atualizar a história, por meio de cenários de papelão. As mostras ocorreram no MASM, SESC, Sala de exposições Angelita Stefani/IMAS, da Universidade Franciscana (UFN) e Monet Plaza Shopping.

Além das exposições, o Mês da Cultura 2021 também contou com a apresentação do Trio DGL e Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM), nas janelas do Theatro Treze de Maio; o Festival de Arte, Ciência e Tecnologia (FACTORS), promovido pelo Laboratório de Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (LABART), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART); além da 1ª SMMHHSM, como já citado anteriormente, entre outras atrações – que você pode conferir na página da Maria Cult.

Mês da Cultura 2021 encerra nesta terça-feira (31/08). Foto: Divulgação/PMSM

 

MÊS DA CULTURA | DISTRITO CRIATIVO

Ainda dentro das ações do Mês da Cultura, no Dia do Patrimônio Histórico, ocorreu a apresentação do projeto Distrito Criativo. A iniciativa planeja para a área central do município um espaço revitalizado, que incentive a inovação na área histórica da Santa Maria. Com isso, a cidade anseia em criar um espaço maker, que desenvolva o espírito colaborativo, incentivando a criatividade, estimulando o raciocínio crítico e aprimorando habilidades.

O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa de Santa Maria – CRIA SANTA MARIA. A apresentação do Distrito criativo teve organização do Gabinete do vice-prefeito, da Secretaria Municipal de Cultura, do Instituto de Planejamento (Iplan) e convidados.

Apresentação do Distrito Criativo no Treze de Maio. Foto: Alex Caceres/PMSM

 

MÊS DA CULTURA | CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURAL

A Secretaria de Cultura também convocou os representantes de Santa Maria para a Conferência Municipal de Cultura e para as eleições do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) – gestão 2021/2023. Os segmentos da cultura tinham até a data de hoje (27/08), para organizar suas pré-conferências. São nelas que os candidatos representantes de cada setor (de dois a quatro) são escolhidos para concorrerem nas eleições do CMPC. As votações ocorrem nos dias 1, 2, 3, 8 e 9 de setembro, das 9h às 16h30min, na sede da secretaria, e a apuração dos votos será no dia 10, a partir das 10h, no mesmo local.

Já nos dias 30 e 31, serão realizadas assembleias com os temas A Importância da Política de Cultura Viva para o Município e Economia Criativa, respectivamente. A primeira terá como palestrantes Gustavo Türk, do Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre – Coletivo Catarse; e Leandro Anton, do ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e do Comitê Gestor Cultura Viva. A segunda contará com Ana Fagundes, coordenadora do programa RS Criativo. Os interessados em participar, devem preencher um formulário disponível no site da PMSM.

Foto: Ronald Mendes/PMSM

 

LITERATURA | CONCURSO FELIPE D’OLIVEIRA

Há pouco, às 17h30, teve início, no Theatro Treze de Maio, o evento de lançamento do livro Felippe D’Oliveira, com os textos vencedores das edições de 2019 e 2020 da seleção. Na ocasião, também ocorre a premiação dos vencedores do Concurso Literário Felippe D’Oliveira 2021. Os participantes locais da seleção irão receber certificados, além de um exemplar do livro.

A cerimônia, com público restrito, tem a presença dos premiados locais, jurados, representantes da Câmara de Vereadores, da secretária de Cultura Rose Carneiro e do prefeito municipal Jorge Pozzobom. Com o dobro de textos inscritos em relação a 2020, num total de 1063 textos concorrentes entre as três categorias, e com vencedores de nove estados do país, o concurso se consolida como um dos eventos literários mais importantes do estado.

Foto: Alex Caceres/PMSM

 

LITERATURA | CONTOS DA BOCA DO MONTE

Motivado pelo amor à literatura e pela busca em conhecer as histórias que circulam o imaginário popular de Santa Maria e região, Mathias Townsend criou o projeto Contos da Boca do Monte”. Conforme o ilustrador, o objetivo é coletar diferentes “causos” e transformá-los em um livro ilustrado. Mathias ainda conta que a ideia da ação nasceu da experiência em outro livro, Histórias Incríveis da Quarta Colônia, realizado no mesmo formato, mas voltado a documentação de contos populares da Quarta Colônia.

Inicialmente, a proposta era buscar por essas lendas nas ruas e em bate-papos presenciais, mas devido ao contexto, o artista tenta encontrar soluções para chegar às histórias de modo remoto. Uma das alternativas encontradas foi o contato por WhatsApp. Com isso, os interessados em participar podem encaminhar – via texto ou áudio – seus relatos pelo número (55) 99930-0456. O projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc, por meio do edital municipal Produção Artística e Cultural.

Ilustrador Mathias Townsend. Foto: Fernanda Scherer

 

Colaboradores:

Siga Maria Cult noInstagram e Facebook

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.