stromectol tablets for sale stromectol for sale online ivermectin stromectol online what is stromectol made from
Home / * PORTAL / #40 GIRO DA MARIA CULT

#40 GIRO DA MARIA CULT

28/05 – Sexta-feira, 18h
#40 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Selektah Gang, DJ Basso, DJ Calli, Santa Maria Vídeo e Cinema, Provoc[A]rte, curta-metragem “Sinais”, exposição no IMAS,  projeto Bora Skatear? e Scala Treze

 

SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA RETORNA COM ATIVIDADES VIRTUAIS

Imagem: Divulgação

O 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) já tem data para acontecer. O festival de curtas-metragens será realizado de 20 a 24 de julho, totalmente, virtual. E as inscrições para as mostras Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros e Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região já estão abertas. Os interessados em participar têm até o dia 07 de junho para submeter seus trabalhos. O regulamento completo está no site

Com realização de Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo, a edição 2021 terá como tema Lembro, logo existe. O intuito da proposta é promover a reflexão sobre o papel do audiovisual na preservação, no resgate e no debate sobre a memória na sociedade brasileira.

O festival – que a partir deste ano passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul – chega sem a sua principal característica, a relação com o espaço público, que ocorria por meio das exibições na praça Saldanha Marinho. A organização frisa que “devido à pandemia que ainda faz nosso país e o mundo sofrerem, as atividades serão todas online e representarão, ao mesmo tempo, a reafirmação da cultura como trincheira de defesa da democracia e da liberdade de expressão e homenagens às mais de 430 mil vítimas (número do final da primeira quinzena de maio) da covid-19 e da negligência genocida”. O 14° SMVC é um projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.

 

NOVAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS CHEGANDO

Imagem: Reprodução/Provoc[A]rte
Com um convite ao público para se aprofundar em questões pessoais e coletivas do mundo da arte, da cultura e do ser, evidenciando a Arte Identidade, estreou, na terça-feira (25/05), a segunda temporada de Provoc[A]rte. “A série propõe uma conversa de reflexões e inflexões com artistas e fazedores culturais de diversos segmentos, tendo como horizonte questionamentos profundos e uma escuta empática. Arte Identidade busca provocar a noção de quem é o artista e quem é você em relação à cultura que nos cerca e a arte que se expressa”, descreve a equipe.

E na abertura, que foi ao ar às 19h, pela UFNTV, o programa trouxe Rafa Ella Brites, ativista LGBTQIA+, que faz da poesia uma de suas formas de ser, estar e militar no mundo. Assim como na edição anterior, a produção é realizada remotamente e conta com Beatriz Ardenghi na apresentação, Nathalia Arantes no roteiro, Gabriel Valcanover na edição, Yorhan Rodrigues na direção de imagem, Raphael Sidrim como social media, suporte dos técnicos Alexsandro Pedrollo na gravação e Jonathan de Souza na finalização e coordenação e direção da professora Neli Mombelli.

Os episódios inéditos podem ser vistos, semanalmente,  às terças-feiras, no canal 15 da Net. As reprises ocorrem nas quartas (02h05 e 10h05), nos sábados (19h) e aos domingos (19h30). Desenvolvido pelo Lab Seis, laboratório de produção audiovisual dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN), Provoc[A]rte também está disponível no canal da UFNT TV no YouTube

 

 

Cartaz: Divulgação

Teve início, nesta sexta-feira (28/05),  as gravações do curta-metragem Sinais. O trabalho é desenvolvido por acadêmicos da disciplina de Cinema II do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN).

O período de pré-produção ocorreu remotamente, durante o mês de maio, e as captações serão realizadas no formato híbrido, com três atores em set de filmagem, montado na UFN, enquanto o restante do elenco estará presente por videochamada. A equipe, composta por dez integrantes, também será dividida em pequenos grupos e terá escala diferente de horários no set.

Sinais retrata uma cena corriqueira da pandemia: as aulas da graduação síncronas no formato online. Contudo, o isolamento, além de modificar rotinas, também expôs algumas pessoas a certos tipos de violência, sobretudo, as domiciliares. O curta alerta que os detalhes de comportamentos podem revelar pedidos de ajuda, que são ainda mais silenciados pelo distanciamento social.

A obra tem roteiro de Lavignea Witt, direção assinada por Denzel Valiente, produção de Matheus Andrade, Laura Gomes e Ariel Portes, direção de arte sob responsabilidade de Kauan Costa, Caroline Miranda, Luana Giacomelli e Felipe Monteiro, e assessoria de comunicação com Emanuely Guterres. A produção tem orientação da professora Neli Mombelli e conta com o apoio técnico de Alexsandro Pedrollo na direção de fotografia, Jonathan de Souza na edição e finalização de imagem e de Alan Carrion na edição de som. Na próxima semana, outra parte da turma de Cinema II irá rodar o curta-metragem Conexão restabelecida

 

REGGAETON E ELETRÔNICA NOS LANÇAMENTOS DA SEMANA

Na sexta-feira (21/05), o selo de artistas independentes Selektah Gang lançou a canção Agora Tudo Mudou. O Reggaeton tem composição assinada por Blatto, Nandi e Vini Barcellos. A produção musical foi realizada na All Green Records, por Seman.

O novo trabalho também conta com um videoclipe, dirigido por Samuel Lemos e Mélanie SilveiraAgora Tudo Mudou aborda “mudanças afetivas e términos de relacionamentos e a estética bem humorada do videoclipe reflete a necessidade de levar a vida sorridentemente adiante e valorizar, sobretudo as amizades verdadeiras”, descrevem os compositores. O clipe pode ser visto no canal da Selektah Gang no YouTube e, nesta semana, a canção também estará disponível nas plataformas digitais de música.

Confira:

 

 

Imagem: Capa “Domestic Robots”

O DJ e produtor santamariense, Basso, divulgou Domestic Robots, na última segunda-feira (24/05). O artista descreve em suas redes sociais que “estava ansioso para divulgar esse EP […] Domestic Robots se refere as novas tecnologias, quase surreais, que já fazem parte da nossa rotina. Todos nós convivemos com ‘Robôs Domésticos’ e isso cada vez mais faz parte do novo normal. Um momento de transição, aonde a tecnologia está alcançando níveis de inteligência assustadores. Que a música, o sentimento e as emoções verdadeiras continuem sendo prioridade em um mundo aonde a tecnologia está ‘naturalmente’ roubando espaço de pessoas reais”.

O EP é assinado pela gravadora Let It Out Records, do Reino Unido, e é composto pelas faixas Domestic Robots e Don’t Stop, fruto da collab realizada com Saturn Six. E já na primeira semana de lançamento, o trabalho ocupa a 6ª posição no ranking mundial de vendas do Beatport, no gênero PsyTrance.  Ouça aqui.

 

Cartaz: Divulgação

Neste sábado (29/05),  DJ Callil estreia um set especial no Muzeo Sushi Bar. Inspirado nos anos 70, 80 e 90, a proposta retrô traz os clássicos da música eletrônica de cada década. “Desde quando comecei minha carreira como DJ de música eletrônica, sempre tive a vontade e a curiosidade de performar com outros estilos de som e, enfim, chegou a oportunidade”, conta o DJ.

Callil é DJ residente do Muzeo Sushi Bar e o novo projeto foi sugerido pelo proprietário do espaço, Marcelo Guidolin, que busca uma sonoridade diferente para o local. Antes mesmo de apreciar a música eletrônica, Callil, ainda criança, tinha o rock and roll como uma das suas principais inspirações e referências artísticas.

O DJ se dedicou à pesquisas e prepara uma apresentação com quatro blocos musicais, com artistas e bandas internacionais, como Elvis Presley, Michael Jackson, Bee Gees , Guns N’ Roses, Queen e Bon Jovi e também nacionais, entre eles, Rita Lee, Cazuza e Renato Russo. Os clássicos da música eletrônica não ficarão de fora e canções de David Guetta, New Order e Avicci, por exemplo, farão parte do set.

 

 

ARTISTAS RETRATAM AS DIVERSAS FACES DE MARIA EM EXPOSIÇÃO NO IMAS

Foto: Bibiana Silveira

 

Segue até dia 02 de julho, na Sala Exposições Angelita Stefani (IMAS), da Universidade Franciscana (UFN), a exposição Contemporânea: Maria. A mostra reúne obras de 15 artistas que, em período de isolamento, devido a pandemia de Covid-19, buscaram na imagem de Maria, figura católica, as diferentes formas visuais e experimentações criativas para retratá-la.

O curador, Luciano Santos, descreve a exposição como introspectiva, reflexiva e uma explosão visual, que “reafirma a pertinência emblemática da homenageada, ao passo que certifica a produção artística santamariense em um momento tão delicado enquanto coletividade, encontrando na arte a força e resistência para seguir”.

Compõem a mostra, os artistas do Grupo Olhares: Bibiana Silveira, Carmen Portugal, Cica Ereno, Dulce Centena, Helena Macedo, Hélvia Schneider, Jane Zofoli, Luciano Santos, Marcio Flores e Marilena Nunes, além de cinco convidados: Cristina Falcone, Lisianne Gonçalves, Marcia Binato, Vani Foletto e Yann Ziegler.

Contemporânea: Maria  pode ser visitada às segundas e quartas-feiras, das 14 às 18h, e nas quintas-feiras, das 9h às 12h, na Sala Angelita Stefani, no prédio 14, do conjunto III, da UFN.

 

PROJETO BORA SKATEAR PROMOVE  PRÁTICA ESPORTIVA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL

Foto: Divulgação

 

Com o objetivo de tirar crianças e jovens das ruas, promover a prática de um esporte e auxiliar no desenvolvimento social e cultural, nasceu o projeto Bora Skatear?. Criado por Richard Chagas, que anda de skate há quase 10 anos, a atividade ocorre desde o final de março, na Praça do Mallet. “[…] nunca tivemos um local realmente nosso e com um verdadeiro incentivo à prática do esporte, até porquê muitos dos praticantes não levam como esporte e sim um estilo de vida”, conta o jovem.

As aulas de skate – esporte que fará parte, pela primeira vez, das Olimpíadas – tem foco na iniciação e, atualmente, já soma, aproximadamente, com 20 alunos regulares. “Quando tinha 15 anos, participei de uma experiência como auxiliar e depois professor de um projeto, […] feito e aplicado em Balneário Camboriú (SC), então, pensei em trazer essa ideia e incentivo para a minha cidade, como proposta e incentivo a quem queria e ao praticantes do skate”, revela o skatista. Sobre os alunos, ele diz: “vejo muito potencial nessa galera jovem, pois com muito pouco eles já ficam super felizes, pelo simples fato de andar de skate sem se preocupar com o resto”.

Nas aulas de Richard, alunos de diversas regiões da cidade, com idades entre 5 e 20 anos, se fazem presentes, mostrando que não há idade certa para a prática. O projeto, sem fins lucrativos, busca forças para se manter ativo, com algumas doações de skatistas locais, que acreditaram na causa e, muitas vezes, investimentos financeiros de Richard. Porém, ainda faltam auxílios para alguns materiais, como álcool e máscaras descartáveis, para os cuidados com a Covid-19; equipamentos de segurança como capacetes, joelheiras e cotoveleiras; equipamentos para a aula (cones, cordas, galões de águas e tintas); e kit primeiros socorros, por exemplo.

Para quem deseja participar, ajudar ou conhecer o projeto, a prática ocorre todos os sábados, nas quadras desportivas da Praça do Mallet, das 09h às 10h30min. Você pode entrar em contato, também, pela página do projeto; pelo telefone (55) 98419-9643; ou pelo e-mail: subtatoo@hotmai.com

 

PARA O FINAL DE SEMANA

Imagem: Divulgação

Amanhã (29/05), ocorre a segunda apresentação de Scala Treze: Janelas Cantantes, a partir das 12h. A edição especial contará com a presença de Paloma Silveira Rossatto e Eduardo Guzmán.

A ação faz parte das comemorações dos 24 anos de reabertura do Treze de Maio e resgata o projeto que faz das janelas do teatro o palco de manifestações artísticas. Nessa semana, o teatro já recebeu trio de músicos Dilber Alonso, Ediana Larruscain e Lufe Duarte.

 A organização da atividade frisa que o público poderá assistir as apresentações, direto da praça Saldanha Marinho, desde que adote as medidas de segurança, com o uso de máscara e distanciamento.

 

GIRO DA MARIA CULT EM NOVO DIA

A partir de junho, o Giro da Maria Cult será veiculado mensalmente na Rede Sina.  Na última sexta feira de cada mês, traremos um compilado do que ocorreu na cena cultural de Santa Maria, em diferentes estilos e segmentos.  Então, anota na agenda: Nosso próximo encontro será  no dia 25 de junho. Aguardamos você!

 

Colaboradores:

Siga Maria Cult noInstagrameFacebook

Print Friendly, PDF & Email
Please follow and like us:

Comente

comentários

About Maria Cult

Maria Cult é um projeto de jornalismo, que consiste na produção de conteúdo cultural de Santa Maria. Criado para difundir a cultura local, busca fortalecer e valorizar a criação independente, diversa, acessível e popular da nossa cidade. Um projeto independente que visa a coletividade e a resistência. Que nasce na cidade cultura, marcada por diferentes histórias e costumes, de pessoas que moram e passam por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.