Home / * PORTAL / #39 GIRO DA MARIA CULT

#39 GIRO DA MARIA CULT

21/05 – Sexta-feira, 18h
#39 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: TheWav Records, MC Tchuk, Antídoto, Exposição Caminhos da Cidade Ferroviária,Selecionados no 43ª Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria,Carlos Donaduzzi, TV OVO, Camila Marques e Teatro Por Que Não?  

 

NOVOS LANÇAMENTOS MUSICAIS NA ÚLTIMA SEMANA

Na  quarta-feira (12/05), Cappelli e Rafael Marques lançaram o EP Nilo, pelaTheWav Records. Logo na estreia, a parceria entre os DJ’s esteve presente em dois rankings mundiais no site Beatport: top 24 Indie Dance e top 31 Afro House.

O EP é formado pelas tracks Nilo e Atbara, ambas trabalhadas com o intuito de unir as características musicais dos dois artistas. Dessa forma, o trabalho resultou na junção da sonoridade melódica, presentes nas identidades de Cappelli e Rafael e que são apresentadas através de elementos rítmicos dançantes do Afro House.

Segundo Rafael, “foi um trabalho bastante prático. Em apenas duas semanas já tínhamos finalizado as duas tracks e gostado dos resultados. Além de aprendermos um com o outro e unirmos nossas características, fortalecemos ainda mais nossa amizade”.

Ouça o EP Nilo:

 

E na sexta-feira (14/05), a TheWav Records também atingiu o Top 8 mundial de vendas na categoria Indie Dance, no Beatport. O EP que levou a produtora às primeiras posições do ranking é Zodiac, do belga Arnaud Le Gamin.

Composta por duas faixas, Áries e Leão, o EP passou por estúdios da Bélgica, Brasil e Alemanha. As obras nasceram no home studio de Arnaud e foram enviadas, posteriormente, à TheWav Records, para fase de pré-produção. A gravadora santamariense ainda assina a masterização de Áries, realizada por Rafael Cappelli, e a arte gráfica, feita por Bills. Já a masterização de Leão é de Neptune, que vive em Berlim.

Confira:

 

A Antídoto divulgou, na sexta-feira (14/05),  Até o Fim. O trabalho contou com a participação de Talles Rodrigues, vocalista da banda Wattershed. “A canção fala de um relacionamento como qualquer outro, onde é preciso tomar outros caminhos. Na música, o eu lírico faz alguns questionamentos sobre o tema e expõe de forma bem objetiva algumas ideias, com uma comunicação fácil para o ouvinte”, descrevem os integrantes do grupo.

Com vocais melódicos, baixo e bateria marcantes e guitarras que mesclam entre o reggae e o rock, a obra traz referências de bandas como Charlie Brown Jr e Linkin Park. A produção ficou por conta da Antídoto, com mixagem e masterização de Kauê Flores. A composição ainda foi apresentada em videoclipe, com imagens captadas por Adan Lindner e Gustavo Afonso – responsável também pela edição.

Até o Fim faz parte do EP Ciclo Atualmente, a Antídoto soma quatro videoclipes e um single, disponibilizados em todas as plataformas digitais, e está em fase de lançamento das últimas produções que compõe o primeiro EP da carreira da banda. 

Assista:

 

No sábado (15/05), MC Tchuk lançou Devaneio. Conforme o músico, a canção foi escrita ainda no começo de 2020, mas devido o seu envolvimento em outros trabalhos, a obra ficou engavetada. “Escrevi ela verso por verso, em um dia cinza. Eu quis escrever algo diferente do que eu vinha fazendo até o momento, tanto que comecei esse som sem instrumental, querendo passar uma mensagem de visão, em que mesmo com as dificuldades ou caminhos obscuros, tudo depende de você, você escolhe seu caminho”, relembra.

Após concluir a composição da letra, Tchuk contou com a produção musical de Nin3 Ripe, para a finalização. O artista ainda explica que, “logo em seguida, decidi fazer um clipe dessa música, porque eu queria que fosse um trabalho onde as pessoas iriam se sentir melhor assistindo”. A versão audiovisual está disponível no canal de Tchuk no YouTube, com direção de Picasso. Devaneio também está nas principais plataformas digitais de música

Assista

:

UMA VIAGEM POR SANTA MARIA  ATRAVÉS DE FOTOS

 

Foto: Guilherme Scapin Borges/PMSM

 

Dentro das atividades do Viva Santa Maria 2021 – que celebra os 163 anos do município -, foi inaugurada, na quinta-feira (13), a exposição Caminhos da Cidade Ferroviária. Instalada nos canteiros centrais das duas primeiras quadras da Avenida Rio Branco, a mostra é composta por 40 fotografias antigas da cidade.

A exposição ao ar livre traz um resgate da memória do município, promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM), por meio da Secretaria de Cultura, do Arquivo Histórico Municipal, da Fundação Eny e da Casa Museu Edmundo Cardoso. A mostra ficará exposta na tradicional via de Santa Maria até o final do mês de maio.

Nesta edição do Viva Santa Maria 2021, o tema é #CelebreComCuidado, a fim de reforçar que todos aproveitem as atividades comemorativas, sem esquecer dos protocolos de saúde e segurança, devido a pandemia da Covid-19. 

 

Foto: Carlos Donaduzzi

 

Na segunda-feira (17/05), às 20h, ocorreu o lançamento do e-book Os mundos que cabem em uma rua, de Carlos Donaduzzi. O livro é composto por imagens realizadas entre 2010 e 2021 e tem Santa Maria como cenário. “São fotografias analógicas e digitais, em preto e branco e coloridas, e pretendem apresentar olhares em direção ao cotidiano da cidade. As fotografias focam no ser humano e na sua vivência, com a intenção de destacar também aspectos políticos e sociais que se manifestam nesses espaços”, descreve o fotógrafo e artista visual.

O fotolivro apresenta 40 fotografias, divididas em quatro ensaios: Ruas em Preto e Branco, Tarde de Sol, Vazio e Cidade em Cores. O e-book também possui o recurso de acessibilidade audiodescrição em todos os registros visuais, assim como locução para os textos. O trabalho na versão digital está disponível, gratuitamente, para visualização e download e a versão impressa estará disponível a partir de agosto. O projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc, por meio do edital municipal Produção Artística e Cultural de Santa Maria.

Ficha Técnica:

Fotografias: Carlos Donaduzzi
Apresentação: Neli Mombelli
Locução: Carla Torres
Audiodescrição: Fernando Pozzobon
Operador de áudio: Alam Carrion e Clenilson Oliveira 
Estúdio: Rádio UFNUniversidade Franciscana 
Publicação: Selo editorial Sobrado Centro Cultural

 

Foto: 1º na categoria Temática (cor) – Cartão postal/Marcos Cichelero

A PMSM, por meio da Secretaria de Cultura e do Museu de Artes de Santa Maria (MASM), divulgou, na terça-feira (18/05), os vencedores do 43º Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria. Ao todo, foram 412 fotografias inscritas, que concorreram em duas categorias – Amador e Profissional – e três modalidades: Cor, Preto & Branco e Temática.

As imagens poderiam ser enviadas de qualquer município, estado ou país e tinham o tema livre, exceto na modalidade Temática, a qual tinha como foco a cidade de Santa Maria. Devido a pandemia, os vencedores receberão os certificados via Correios e a premiação em dinheiro será feita por depósito em conta bancária.

O júri foi composto por Fernando Codevilla, professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Laura Fabricio, professora do curso de Comunicação da Universidade Franciscana (UFN); Gabriela Medeiros Perufo, jornalista do Diário de Santa Maria; e Ronald Mendes, fotógrafo profissional de Santa Maria.

E desde quinta-feira (20/05), as fotografias vencedoras estão em exposição no MASM, junto de registros que participaram em anos anteriores do concurso, com a temática Santa Maria. A expografia poderá ser visitada na sala Jeanine Vieiro, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h. As imagens também ficaram disponíveis nas redes sociais oficiais do museu.

 

OFICINAS DE AUDIOVISUAL DE ROTEIRO COM INSCRIÇÕES ABERTAS

 

Imagem: Divulgação/TV OVO

Nos dias 01, 03, 08 e 10 de junho, das 19h30 às 22h30, a TV OVO realiza o workshop online Do Plano A ao plano B em 5 lições: Oficina de Montagem Cinematográfica, ministrado pelo montador profissional, Alfredo Barros.

As inscrições podem ser feitas pelo site Sympla e o investimento é de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia, para idosos, estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda – de 15 a 29 anos). São 15 vagas disponíveis e, quem tiver 75% de presença no curso, receberá certificado de participação valendo ACC/ ACG.

A atividade faz parte do projeto Narrativas em Movimento 2021, da TV OVO, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM). O workshop, que terá um total de 12 horas, abordará os seguintes assuntos: História da montagem; A montagem e montador/editor; A mecânica da montagem; A montagem e a lógica das imagens; e A montagem e os gêneros.

Sobre Alfredo Barros: É Jornalista e especialista em Marketing e Comunicação. Trabalhou na Casa de Cinema de Porto Alegre como assistente de montagem de Giba Assis Brasil. Dentre os trabalhos mais recentes, foi montador das séries de TV Notas de Amor, Mulher de Fases e Doce de Mãe (Emmy Internacional 2015). Ainda trabalhou em De Carona com os Ovnis (Prêmio de Melhor série Documentário pela Rio2C e indicada na categoria Melhor Série Documentário do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019). Também montou os longas Legalidade, Yonlu e O Método. É professor nos cursos de Publicidade e Propaganda, Design e Jornalismo da ESPM, onde atua desde 2007.

 

Imagem: Divulgação/Camila Marques

Estão abertas as inscrições para a Oficina de escrita para atores, ministrada por Camila Marques. Conforme a artista, a atividade será realizada à distância, virtualmente, em três encontros, com duração de três horas cada. “Falarei sobre a história da dramaturgia e dramaturgia brasileira. Farei alguns exercícios e jogos entre colegas de atuação e escrita e falarei sobre como criar o seu próprio material textual para monólogos, principalmente, monólogos para vídeos, que podem ser usados para portfólio artístico, divulgação do trabalho nas redes sociais, testes, self tapes, etc”, explica.

Essa será a primeira oficina ofertada pela atriz, que já adianta planejar as próximas, voltadas para atuação, maquiagem, figurino e marketing digital para artistas. Camila Marques é atriz há 14 anos, integrou diferentes grupos de teatro, entre eles, Cia Tá Quase e Cia Proart Produções. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e estudante de pós-graduação em Cinema pela Universidade Franciscana (UFN), a artista também passou por diferentes escolas de atuação. Atualmente, faz parte da Cia Retalhos de Teatro e desenvolve projetos artísticos nas redes sociais.

Os interessados em participar da Oficina de escrita para atores podem entrar em contato pelo e-mail camilabandmarques@hotmail.com ou no perfil de Camila no Instagram.

 

E PARA O FINAL DE SEMANA…

Seguindo a programação de lives, o Teatro Por Que Não? (TPQN?) realiza a apresentação de O Circo do Mundinho Feliz. A transmissão ocorrerá no domingo (23/05),  às 16h,  no canal do Youtube da companhia. 

Sinopse:

Mundinho era o palhaço mais dedicado que surgiu no Circo Mofado. Mas a Dona Mofada, sua chefe, logo avisa que a vida no circo não é moleza e para alcançar o sucesso é preciso muito trabalho. O problema é que, em busca do sucesso, um palhaço pode até ficar sem enxergar o mundo ao seu redor. Ainda bem que todo mundo sempre tem a chance de ser feliz novamente.

 

Colaboradores:

Siga Maria Cult noInstagrameFacebook

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.