07/05 – Sexta-feira, 18h
#37 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Rafael Miranda, Zzery, Sangra, Rô, Pitto, Hammer, Fernando Ávila, Gabro Demais e Lucas Guillande, Diego De Grandi, Exposições MASM e Simone Rosa, Viva Santa Maria 2021, Theatro Treze de Maio
PARA ATUALIZAR A PLAYLIST
Rafael Miranda apresentou, na quinta-feira (29/04), sua nova obra autoral. Intitulada Disconnected, a canção faz parte de uma série de sons que o músico está divulgando nas redes sociais desde março. Conforme o artista, a captação e produção da música e do videoclipe foram feitas por ele, de forma independente.
Em relação a composição, Rafael conta que a inspiração nasceu por “muitas vezes nos sentirmos meio ‘disconnected’ deste mundo, porque as coisas não acontecem como a gente espera. Mas onde habita a nossa frustração também pode estar aquela oportunidade de crescer e aceitar que não podemos controlar as coisas”. Além do trabalho solo autoral, Rafael Miranda integra a Lugh, banda de Celtic Punk de Santa Maria, com a qual tem uma caminhada mais longa e antiga.
Confira Disconnected e outros trabalhos de Rafael Miranda aqui.
A última sexta-feira (30/04) foi marcada por muitos lançamentos, em diferentes estilos. Começamos com Zzery, que divulgou Família, sua primeira música solo, nas plataformas digitais. Produzido pelo Dj Yan Jacques, o single é um desabafo sobre alguns pensamentos e vivências do artista.
Zzery compõe desde os 11 anos de idade, mas só no ano passado decidiu se dedicar à música. O jovem, de 17 anos, tem como referência musical diversos gêneros, mas diz ter se encontrado no Rap. “A sensação de lançar o primeiro som é meu sentimento de início: o início do meu sonho”, comemora.
Ouça Família:
https://www.youtube.com/watch?v=RSIymsOORkM&feature=youtu.be
A Sangra apresentou o EP Pulsão de Água e Pedra Remix, em parceria com produtores musicais independentes. A obra apresenta quatro faixas, sendo três delas versões eletrônicas de Pulsão de Água e Pedra e uma com a original. Conforme a banda, diante da pandemia, foi necessário se reinventar para dar seguimento aos trabalhos e, nesse cenário, surgiu o projeto remix. Os integrantes também explicam que a música eletrônica tem uma praticidade logística maior, o que permitiu desenvolver a produção com facilidade, mesmo à distância.
Além desses pontos, Pulsão de Água e Pedra Remix ainda representa um entrelaçamento de nomes da cena cultural admirados pela Sangra. “Esse nosso EP remix partiu muito de uma vontade nossa de fomentar as conexões artísticas e de experimentar novos timbres e estilos. Agitar a cena cultural da região, fortalecer e expandir as relações artísticas é um dos propósitos da Sangra. Estamos circundados de artistas incríveis, isso nos encanta e também move nossa arte”, contam.
Foram convidados Cassiano Radhke, Gabriel Franke, também conhecido como Fr0r e Morgana Schaff. A capa é assinada pela artista Luiza Roos. “A escolha por Pulsão de Água e Pedra para essa proposta se deu porque vimos na sua característica experimental, de formato não simétrico e mudanças rítmicas, um elemento instigante para remix. A proposta do EP é trazer um pouco da personalidade de cada uma dessas pessoas, celebrar essas parcerias e apresentá-las ao nosso público”, destaca a banda. O projeto está nas principais plataformas digitais de música, com distribuição do Selo Gadea.
Após o lançamento, a Sangra entrará em uma fase de recesso. Segundo o grupo, a decisão surgiu por sentirem que era preciso um respiro e que o momento da vida de cada integrante se encaminha também para esse período de pausa. Juntos desde 2018, a banda é formada por Matheus Lorona, Lank Pinheiro, Joana Gaia e Douglas Gerhardt e tem como objetivo a mistura da música, poesia e do teatro em suas obras.
Escute agora:
Embalada por um Pop Melancólico, Aquele Segundo é a mais recente canção de Rô. “Aquele Segundo vem ao mundo trazendo um sabor de nostalgia dançante, feita para lembrar de um amor antigo, uma amizade de infância, um encontro marcante, e para celebrar a imensidão que significou aquele segundo para nós. Conversando com melodias que abraçam e fazem o pé mexer, o single é um prato cheio para os melancólicos felizes de plantão”, descreve o artista.
Gravada em março de 2021, no próprio home studio do músico, a obra foi divulgada de forma independente e está disponível nas principais plataformas digitais. O trabalho também ganhou um videoclipe, captado em Santa Maria, com participação de Pâmela de Almeida e produção audiovisual de Picasso.
Rô ainda adianta que Aquele Segundo marca o retorno de seus lançamentos autorais. “Foi um período de pausa necessário para eu me reencontrar quanto à minha sonoridade, à minha mensagem, e que me deixa mais seguro com os próximos materiais que estarei criando nos próximos meses”, frisa.
Assista Aquele Segundo:
E para encerrar o dia, Pitto Foliatti publicou a nova música do EP Lá Fora. Intitulada Domingo, a canção é a segunda gravação do artista em estúdio. “Foi nela que percebi que eu deveria dar uma roupa melhor pro álbum e não fazer apenas voz e violão”, conta Foliatti.
Para integrar o novo som, o artista convidou dois amigos. “Chamei o Gilyell Souza e pedi pra ele vestir a música com um arranjo de gaita à seu modo. E ele, como excelente músico que é, fez isso muito bem. O baixo foi gravado pelo baixista Josué Farias, de Santo Antônio da Patrulha (RS), que também fez um excelente trabalho”, comemora o músico. Domingo e a as demais músicas do álbum Lá Fora estão disponíveis no canal do YouTube
Ouça o novo som:
No começo da semana, (04/05), Diego De Grandi publicou, em suas redes sociais, um cover da canção Mind Games, um tributo a John Lennon. Para a interpretação da música, o artista convidou, em abril, o amigo Jay Goeppner, que mora na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. “Ele aceitou imediatamente”, comemorou De Grandi.
O guitarrista da Soul Birds conta que o mês de abril sempre foi especial, pois marca o nascimento de sua filha, que ocorreu em 2019, e o lançamento de seu EP, A Última Árvore do Mundo, em 2020. Este ano não podia ser diferente e, em meio a uma aula de guitarra, o artista decidiu gravar Mind Games. “[…] Minha mãe teve covid, meu pai teve covid, foi um período bem difícil e essa música não me saía da cabeça”, revela o músico.
Com um arranjo intimista, Jay gravou a voz e o vídeo em solo americano. Diego Souto, da Argentina, outro amigo “beatlemaníaco” do artista, após saber que o tributo estava em produção, decidiu participar e enviou a gravação do baixo. A edição do vídeo ficou por conta de Guilherme Cassel Bitencourt, que teve a missão de unir os materiais que foram gravados à distância. O estúdio Caixa de Sons ficou responsável pelo mix e captação dos violões, guitarras e percussão.
Mind Games, um tributo a John Lennon, está disponível no perfil do Facebook de Diego De Grandi
ARTISTAS LOCAIS EM DESTAQUE FORA DO BRASIL
Se há alguns anos era quase impossível ser notado por um ídolo, as redes sociais vieram para facilitar esse contato. Na semana passada, a cantora santamariense Renata Gassen, mais conhecida como Hammer Iron, teve um vídeo seu publicado pela Tenacious D, banda de rock americana, em seus perfis oficiais no Instagram e Facebook. “Eles encontraram a partir do meu perfil do insta. Compartilhei o vídeo e graças aos compartilhamentos e comentários de amigos, chegou até o Jack Black e o Kyle Gass (integrantes da banda)”, comemora.
No vídeo publicado, a artista canta a música The Metal, ao lado de amigos que conheceu em um curso de produção musical durante a pandemia. “[…] comecei a conversar com alguns artistas do Pará, que me convidaram para um projeto de gravação de diversos covers de rock à distância. Foi aí que decidimos gravar The Metal, principalmente, por ser um estilo musical que combina com meu tom de voz e jeito mais performático de cantar”, relembra a performer.
Jack Black, um dos integrantes da Tenacious D, é uma grande inspiração para Hammer, seja como músico ou ator. A artista ainda salienta a importância do apoio dos amigos e o compartilhamento nas redes sociais. “Isso é o que mais ajuda, nós artistas, esse apoio das pessoas de nossa cidade e, nesse caso, do Brasil todo, por ser um cover feito a partir do Network entre Santa Maria <-> Pará”, comenta.
Hammer é estudante de Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e vocalista da banda Chá de Broders. Criada em 201, com outros músicos universitários, a banda teve poucas oportunidades de se apresentar na cidade, devido a pandemia. Mas a artista antecipa que o grupo está produzindo músicas autorais, que serão apresentada no Theatro Treze de Maio, através de um projeto financiado pela Lei Aldir Blanc,em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria. “Não só eu, como os músicos que trabalham comigo na banda, se inspiram no Tenacious D para a construção de nosso espetáculo, que seria em dezembro desse ano, mas não sabemos por conta da pandemia”, finaliza a vocalista.
NOVAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS A CAMINHO
Ontem (06/05), estreou, no canal do YouTube de Gabro Demais, o vlog Daily Demais. O material, produzido por Lucas Guillande, traz registros dos 20 dias que antecederam a viagem de Gabro à Porto Alegre, para cantar no evento De Vila a Vila 2021, do Vila Flores, no qual o artista foi um dos seis selecionados. Na ocasião, o músico apresentou as quatro canções de seu EP Visual Sozinho [Em Casa] e outras quatro composições – todas com uma nova roupagem, feitas, especialmente, para o De Vila a Vila 2021.
Segundo Lucas, a nova produção mostra o dia-a-dia de Gabro, os ensaios e preparativos para a gravação desse show e todos os vídeos foram gravados e editados, em celulares, por ele e Gabro. “O vlog foi primeiramente apresentado em sequências de stories do instagram para os ‘close friends’ de Gabro – uma lista de apoiadores que colaboraram espontaneamente para a viagem acontecer sem aperto – e também quem solicitou para receber os conteúdos pré-show”, explica Lucas. Ele ainda acrescenta: “Esta colaboração foi fundamental, e abriu muito nosso desejo criativo de produzir, cada vez mais, conteúdos exclusivos de bastidores”.
A partir de hoje e nos próximos dias pares do mês, às 20h, um novo episódio estará disponível no canal de Gabro no YouTube. Além do episódio piloto, que já pode ser visto, outros três estão programados: Gabro goes to São Sepinho, estreia no próximo sábado (08/05); Uma mistura de emo e Lady Gaga, na segunda-feira (10/05) e Dia de ensaio está marcado para quarta-feira (12/05). Os episódios têm as participações de Anderson Bitencourt, Vinicius Oliveira, Lucas Guillande e Mamãe Demais (mãe de Gabro), além de seus gatos, Mia e Carlos.
A participação de Gabro no De Vila a Vila 2021 está programada para ser exibida no canal do Youtube do Vila Flores, entre os dias 28 e 30 deste mês.
Enquanto isso, assista o Daily Demais.
Neste sábado (08/05), às 20h, ocorre a exibição do espetáculo online Kiriku – A lenda do menino guerreiro. Gravado no Theatro Treze de Maio, a peça foi readaptada para dar continuidade ao projeto Kiriku vai aos Quilombos. Nas redes sociais, os organizadores dizem que “essa ação irá substituir as apresentações presenciais que estavam programadas, devido ao atual cenário pandêmico que ainda estamos passando”.Dessa forma, o projeto, aprovado pela Lei Aldir Blanc, realizará transmissões gratuitas do espetáculo, com exibições pela página do Facebook e no canal do YouTube Casa das Histórias.
Com produção geral, direção e concepção de Marcos Caye Lara – da Casa das Artes, a peça montada em 2015, foi um das primeiras do estado voltado ao público infantil, com o protagonismo de atores negros. Inspirado em uma lenda africana e em mitologias presentes no contexto afro-brasileiro, Kiriku – A lenda do menino guerreiro” retrata a história de um recém-nascido que sabe falar, andar e correr e tem que salvar sua aldeia de uma feiticeira. A peça busca trazer referências afro-brasileiros ao universo infanto-juvenil e adulto, ao construir sua estética através de cantos, músicas, ritmos, danças e visualidades.
INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTE VISUAL
Durante o mês de maio, uma nova exposição individual de Henrique Ribeiro ficará instalada na Sala Monet Plaza Arte, do Shopping Monet. Após apresentar Corporeidades e Devaneios, em abril, o artista retorna com a mostra Instâncias de Existência: O Corpo entre o Físico e o Simbólico, com curadoria de Thaís Oliveira.
Assim como no trabalho anterior, a mostra deste mês é composta por obras criadas nos últimos quatro anos por Henrique. O corpo humano e suas instâncias seguem como temática central. “Contudo, dessa vez, são pensadas as estruturas físicas do corpo, sua anatomia, juntamente, com metáforas, analogias, comparações e aforismos surgidos a partir do corpo e para ele e que, inevitavelmente, o lançam também no campo simbólico; Aquelas noções e ditos como ‘nervos de aço’ para alguém calmo em situações complicadas, ou então ‘com sangue nos olhos’ para alguém irritado ou obstinado”, explica
Na exposição atual, as gravuras dividem espaços com pequenos textos, notas e poemas, escritos pelo artista no decorrer do período de criação. Segundo Henrique, a mostra, de forma geral, pensa, além da articulação entre corpo, ciência e arte – recorrentes em sua poética -, também a relação entre corpo, imagem e linguagem. Para mais informações, entre em contato com o Museu de Arte de Santa Maria (MASM), através do e-mail masmdigital@gmail.com ou telefone (55) 3921-7090
Segue instalada no Restaurante Sharong, até o dia 31 de maio, a série Tempos Consonantes, de Simone Rosa. “[A série] surgiu do desejo de tempos melhores, mais harmônios em todos os aspectos e o beija-flor aparece como o símbolo do mensageiro de boas novas”, descreve a artista. A exposição é composta por 29 obras – duas telas maiores com pintura a óleo e 27 pinturas em pequenos formatos sobre papelão.
Em relação ao processo de criação, Simone destaca que pintura sobre papelão é uma continuidade de suas pesquisas, voltadas às possibilidades pictóricas e com preocupação ambiental, iniciadas em 2018. A criadora ainda explica que a mostra conta com dois elementos que dão unidade aos trabalhos, os beija-flores e a textura do fundo. “No fundo de todos os trabalhos exploro as texturas que o material me oferece, deixo o material de suporte se manifestar, justamente, o material que pode ser um ícone da busca pela sustentabilidade ambiental”, acrescenta. Tempos Consonantes é a sexta exposição que a artista realiza no restaurante desde 2019.
VIVA SANTA MARIA 2021
A Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM), por meio da Secretaria de Cultura, em conjunto com as secretarias de Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, lançou, no sábado (01/05), a programação do Viva Santa Maria 2021.
As atividades fazem parte das comemorações do aniversário de 163 anos da cidade e têm como tema #CelebreComCuidado. Durante todo o mês de maio, serão promovidas diferentes atrações, presenciais e online. Confira:
– VacinArte: Desde quinta-feira (06/05), ações culturais estão sendo realizadas, em alguns pontos de imunização da cidade, com música e intervenções artísticas. Amanhã (08/05), a semana encerra com Palhaço Katupiry + Regina Guerra e Vivian Reis, no Shopping Praça Nova; E Ricardo Borges, no Clube Dores. Ambas apresentações das 8h às 10h;
– Viva os Livros: Promoção do livro e da leitura, envolvendo 11 livrarias da cidade, para incentivar a leitura e adiantar informações da Feira do Livro de Santa Maria 2021;.
– Arte Mural:
• Lançamento do edital Arte Mural Perau: Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento econômico e Turismo;
• Lançamento do vídeo Arte Mural Parque Itaimbé: O vídeo exibirá o resultado final do trabalho Arte Mural Parque Itaimbé, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, com artistas de Santa Maria;
– Caminhos da Cidade Ferroviária: Exposição de 40 fotos antigas do município, dispostas nos canteiros centrais das duas primeiras quadras da Avenida Rio Branco. Ação realizada por meio do Arquivo Histórico Municipal, Fundação Eny e Casa Museu Edmundo Cardoso;
– Viva a Música: Transmissão de espetáculos musicais online. De 14 a 17 de maio, direto do palco do Theatro Treze de Maio, pelo Youtube e pelo Facebook da PMSM;
– 1º Circuito Pedal e Cultura de Santa Maria:
Até o dia 13 de maio, estão abertas as inscrições para o 1º Circuito Pedal e Cultura de Santa Maria, que ocorre entre os dias 15 e 30 de maio. A atividade é uma iniciativa da PMSM, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
Segundo o site da prefeitura, “o evento é gratuito, e a proposta é realizar uma ação esportiva adequada ao momento atual e que estimule o exercício físico, a integração dos ciclistas e valorize pontos de cultura da cidade”. Em 16 dias, serão percorridos mais de 30 pontos turísticos da cidade. Os ciclistas que desejam participar, podem realizar as inscrições no site da prefeitura em quatro categorias: iniciante, intermediário, avançado e paraciclismo.
Ao todo serão 400 vagas para o circuito e todos os participantes receberão medalhas. Durante o percurso, os ciclistas serão desafiados a registrar em fotos o maior número de pontos turísticos da cidade. “[…] A submissão da foto e de print de app que registra o percurso de bike no site do Circuito vai somar os quilômetros percorridos pelo participante. Não é um desafio contra o relógio, é de georreferenciamento”, explica Gilvan Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer.
Os participantes que ocuparem os cinco primeiros lugares em cada categoria, além de medalhas, serão agraciados com brindes. A classificação se dará pelo maior número de pontos visitados nesses 16 dias. Em caso de empate, o número de quilômetros rodados definirá a posição dos concorrentes.
Inscreva-se aqui.
15º TREZE: O PALCO DA CULTURA COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Neste ano, Treze: O Palco da Cultura chega a sua 15ª edição. E assim como em 2020, a ação retorna pela internet, com uma programação de nove espetáculos. Além das apresentações, o projeto também irá promover a sétima edição dos Diálogos Culturais.
O processo seletivo para os trabalhos foi aberto nessa terça-feira (04/05) e até o dia 18 de maio, artistas, grupos, coletivos ou companhias de Santa Maria podem realizar a inscrição, pelo site do teatro . As exibições ocorrerão no palco do Treze de Maio, no segundo semestre de 2021, com transmissão pelas redes sociais.
Serão classificadas propostas nas categorias dança (duas), música (três), teatro (três) e outros – que inclui circo, humor e literatura (uma). O resultado será divulgado até o dia 31 de maio. Treze: O Palco da Cultura é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM).
Para Ruth Péreyron, diretora do teatro, a ação não é apenas um projeto longevo, mas de grande importância, sendo palco para a diversidade de ideias, expressões artísticas e vivências criativas. “O respeito às pessoas, as suas histórias e trabalho são princípios e força motriz do projeto, que busca pensar a sustentabilidade da cultura; evidenciar o caráter simbólico, histórico e cultural desta iniciativa; ser instrumento ao reconhecimento e à preservação de bens culturais imateriais, tendo o Theatro Treze de Maio como palco de diversas experiências que buscam colocar a arte e a cultura local em destaque”, conclui.
Colaboradores: