Home / * PORTAL / #29 GIRO DA MARIA CULT

#29 GIRO DA MARIA CULT

12/03 – Sexta-feira, 18h
#29 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Mostra Cultural TEIA RS 2021, Guarda Chuvas, Exposições MASM, Orquestrando Arte, IVS feat Blatto e Nandi, DJ Bills e Dvmn

 

MOSTRA CULTURAL TEIA RS 2021 PROMOVE MAIS DE 60 ATIVIDADES DURANTE O MÊS DE MARÇO

Desde segunda-feira (08/03), é possível acompanhar e participar das mais de 60 atividades promovidas pela Mostra Cultural – TEIA RS 2021. A quarta edição do projeto, financiada pela Lei Aldir Blanc, ocorre, totalmente, online e conta com a participação de 62 Pontos de Cultura, de 28 municípios do Rio Grande do Sul.

Imagem: Divulgação

Ao todo, 16 lives levarão ao público oficinas, debates, performances artísticas, entre outras atrações, divididas em duas etapas. A primeira parte ocorrerá entre os dias 08 e 15 e a segunda de 22 a 29 de março. Confira a programação completa aqui. E se você perdeu os primeiros dias de mostra, todo o conteúdo segue disponível no Facebook e Youtube da Rede. 

A TEIA RS integra as ações da Rede Pontos de Cultura RS, que é formada por 200 Pontos de Cultura, localizados pelo estado e que realizam atividades culturais ligadas aos povos indígenas, quilombolas, de matriz africana, de economia solidária, produção cultural urbana e periférica, cultura digital, culturas populares e juventude. As iniciativas são desenvolvidas por meio de diversas linguagens, como música, artes cênicas, cinema e produção audiovisual, circo, literatura e capoeira. ⠀

Conheça mais sobre a história da Rede, sobre os Pontos de Cultura e as iniciativas desenvolvidas no site pontosdeculturars.redelivre.org.br.

 

NOVAS EXPOSIÇÕES DO MASM ESTÃO DISPONÍVEIS VIRTUALMENTE

Obra integra mostra “O que há? Entre a face e a máscara”/Simone Rosa

 

O que há? Entre a face e a máscara, da artista visual Simone Rosa, abriu a programação mensal de exposições do Museu de Arte de Santa Maria (MASM).  Inaugurada no dia 03, a mostra ocorrerá, somente, em ambiente virtual, devido as regras da bandeira preta, definidas pelo Governo do estado no Modelo de Distanciamento Controlado. As obras podem ser vistas pelas redes sociais do MASM (Facebook e Instagram).

Com curadoria de Carlos Roberto Rangel, as pinturas que integram a exposição retratam questões ligadas ao universo feminino. As criações apresentam figuras de máscaras e corpos femininos despidos do vestuário. Simone explica que “a nudez deve-se à ideia de que, mesmo despidas, só estamos realmente nus quando abandonamos as máscaras sociais. Em busca da essência feminina, questiona-se o que está entre as faces e as máscaras? O que está por trás de cada máscara?”. O que há? Entre a face e a máscara ficará disponível até o dia 31 de março.

 

Série “Traços de Dignidade”/ Ilse Ana Piva Paim

 

Já na última segunda-feira (08/03), o MASM  apresentou a exposição de Ilse Ana Piva Paim com duas séries: Traços de Dignidade e Catadores de Sonhos. As obras seguem expostas nas redes sociais do museu (Instagram e Facebook) até o dia 30 de março.

A artista plástica é conhecida por dividir as obras em séries e trabalhar, com ênfase, em temáticas sociais. Na mostra Traços de Dignidade, Ilse aborda, em oito telas, o processo de envelhecimento. A inspiração veio durante o seu mestrado em Educação, quando tomou conhecimento de um dado, o qual apontava que, em 2050, pelo menos 30% da população do Brasil seria de idosos. Já em Catadores de Sonhos, em 10 telas, a artista retrata a realidade dos catadores de resíduos – a mostra já esteve em exibição em outras sala do Rio Grande do Sul e também na Europa.

 

ORQUESTRANDO ARTE BUSCA RECURSOS ATRAVÉS DO IMPOSTO SOLIDÁRIO

Orquestrando Arte atua em Santa Maria desde 2014. Foto: Divulgação

 

Até o dia 30 de abril, você pode ajudar 16 projetos de Santa Maria através do Imposto Solidário. Com início no mês de março, a iniciativa da Prefeitura Municipal de Santa Maria propõe que, ao declarar seu imposto de renda, 6% do valor pode ser destinado para projetos sociais.

A Orquestrando Arte é uma instituição beneficente, sem fins lucrativos, que promove assistência social, educacional e cultural para crianças, jovens e adultos. A Associação ainda mantém um programa socioeducativo, contra turno escolar, que oferece, gratuitamente, oficinas de música, canto coral, música orquestral, teatro e dança, além de formação humana e apoio pedagógico. Além disso, o Programa Orquestrando Arte- Incubadora Sociocultural proporciona um espaço de prevenção, proteção e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Com o projeto Entre Arte, a Associação Orquestrando é uma das 16 instituições com propostas aprovadas pelo Conselho da Crianças e Adolescente e o Conselho do Idoso para receberem as destinações. Para ajudar é muito fácil: primeiro escolha qual instituição deseja beneficiar e qual o valor será destinado; em seguida, cadastre a destinação e gere o boleto para pagamento; por fim, pague o boleto em qualquer agência do Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal e agências Lotérica.

Além de ajudar a Associação Orquestrando Arte, você pode conferir os outros 15 projetos aprovados no site da Prefeitura.

 

REGGAETON, ROCK, TRAP E HOUSE NOS LANÇAMENTOS MUSICAIS DA SEMANA EM SM

Na sexta-feira passada (05/03), a Guarda Chuvas divulgou Velha Canção. A produção abre a sequência de divulgação das faixas do novo EP da banda, Velhos Garotos, e conta com a participação de PS Carvalho.

Essa não é a primeira parceria entre o grupo santa-mariense e o músico de João Pessoa. Ao final do ano passado, a Guarda Chuvas esteve presente no clipe de Menos Valia, divulgada por PS. “A participação do artista paraibano veio a abrilhantar as linhas vocais com seu sotaque nordestino carregado e bonito de ouvir. Em dezembro, participamos do trabalho Menos Valia de PS, e agora, ele nos retribuiu a gentileza com todo seu talento”, destacam os integrantes da banda. Em ambas as obras, todo o processo de desenvolvimento foi realizado à distância, virtualmente.

Formada em 2013, a Guarda Chuvas já apresentou ao público os álbuns Sem olhar pra trás (2016) e Entre a Terra e Saturno (2020). O trabalho atual, Velhos Garotos, será composto por oito canções, disponibilizadas, gradativamente, ao longo do ano. Ouça nas plataformas digitais  aqui.

Confira Velha Canção:

 

Holograma é o novo EP do DJ santamariense Bills. O trabalho, lançado na segunda-feira (08/03), já ocupa a 50ª posição dos álbuns mais vendidos do mundo na categoria Melodic Techno & House, do Beatport, principal site de venda de música digital.⠀

Produzido durante o primeiro mês do ano, o EP foi disponibilizado pela Thewav Records, nos streamings de música. Criada por Bills, a gravadora começou suas atividades durante a pandemia, com o objetivo de oportunizar espaço para que artistas, produtores, produtoras e DJ’s, que estão começando, possam apresentar e divulgar suas criações.

Ouça agora:

 

Na noite de terça-feira (09/03), Malibu, fruto da collab entre IVS  e All Green Records, chegou as plataformas digitais de música. “O IVS veio pra Santa Maria e estava a procura de algum estúdio para gravar suas composições e enviar pra SP. Foi quando conheceu nosso trabalho e acabou surgindo a parceria”, relembra Nandi, criadora da composição, juntamente com Blatto e IVS. ⠀

O reggaeton tem produção de Seman e finalização de Vini Barcellos. O novo som ainda chegou acompanhado de um videoclipe, dirigido, filmado e editado por Mélanie Silveira e Samuel Lemos

Assista Malibu:

 

Também na terça-feira (09/03), Dvmn lançou a mixtape Lua de Sangue, seu primeiro trabalho solo deste ano, nas plataformas de streaming. Com seis faixas, o artista revela que a produção começou a ser realizada em 2019. “ Naquela época não sabia direito se queria ou não fazer, realmente, esta mixtape e só estava gravando algumas faixas”, conta. Na ocasião, Dvmn gravou duas músicas com Nin3 Ripe e que compõem a obra: GT3 e Lua de Sangue.

A partir dessas composições, o novo trabalho começou a tomar forma. “Tive a ideia de fazer a mixtape criando conceito em cima da faixa Lua de Sangue. Acabei pegando muita referência do anime Devilman e decidi aplicar na mixtape falando sobre ego, dinheiro, depressão, evolução e crimes”, pontua Dvmn. O artista ainda acrescenta outras inspirações que partem desde de sua vivência até gêneros musicais como Uk Drill, Trap e Emotrap. “Sou muito fã do Lil Tracy, mano que quando comecei a ouvir os trampo dele, me inspirou muito por causa do estilo de música e acabei aplicando na Lua de Sangue”, finaliza.

A produção tem as participações de Nin3 Ripe, Nandi, GXRDX, Okamale, Nick O.G e Seman,  beats de Nin3 Ripe e Seman e a art concept assinada por Primo.

Escute agora

 

 

Colaboradores:

Siga Maria Cult no Instagram e Facebook

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.