Home / * PORTAL / 29/10 a 3/11 – Cinema para Todas – SMVC homenageia mulheres

29/10 a 3/11 – Cinema para Todas – SMVC homenageia mulheres

Festival em Santa Maria-RS lembra protagonismo feminino no audiovisual

Nesta terça-feira, 29, inicia o 13 Santa Maria Vídeo e Cinema-SMVC com o tema CINEMA PARA TODAS, valorizando o protagonismo das mulheres no cinema. Entre os homenageados deste ano estão a crítica de cinema Bianca Zasso, a diretora de arte Adriana Borba e o diretor Zeca Brito, que abre o festival com seu filme Legalidade, às 20h no Centro Eventos da UFSM.

“O SMVC está dialogando com outros festivais do Brasil e também de fora com essa temática. Mais que mostrar que tem muita mulher fazendo cinema, queremos discutir construção de personagens femininas, narrativas e também a presença de mulheres na crítica e na pesquisa de cinema. Receber o convite pra homenagem foi uma surpresa! Ainda sou uma crítica em formação e sei que tenho muito que aprender e vivenciar nesse meio. Mas é incrível ser homenageada pelo que eu mais amo nesse mundo, que é escrever sobre cinema”, conta Bianca Zasso. 

A mostra competitiva de curtas acontece de quarta à sexta, às 19h na Praça Saldanha Marinho. Os curtas da Mostra Nacional concorrem ao Troféu Vento Norte em 14 categorias e os da Mostra Local em 12 categorias.  O SMVC  vai entregar o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos e o Troféu Cineclube Laterninha Aurélio. O filme mais votado pela internet, dentro da Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região, receberá o Troféu Vento Norte Diário de Santa Maria. A Rede Sina, entregará o Troféu Vento Norte Rede Sina para o melhor curta com temática social, categoria que criou em 2018 para os festivais parceiros Rota Festival e SMVC. A cerimônia de premiação acontece no sábado, a partir das 19h no salão Bianco Nero (anexo da Fadisma). Os curtas vencedores serão exibidos no domingo a partir das 18h no Brique da Vila Belga.

“Ter um grande número de filmes dirigidos por mulheres é a prova de que ter escolhido este tema para o SMVC é algo necessário. Estamos acostumados a ver mais mulheres na direção de arte ou na produção, e precisamos mudar este olhar para mudar o mercado e o mundo”, afirma Alexandra Zanela, uma das produtoras do Festival.

Saiba mais sobre os homenageados desta edição:

Adriana e Bianca mulheres do audiovisual homenageadas no SMVC.

Bianca Zasso – Bianca possui especialização em Cinema pela Universidade Franciscana (UFN). É editora e sócia do site Formiga Elétrica. Apresenta a série de vídeos Bia na Toca, realizada pela produtora Toca Audiovisual, e colabora quinzenalmente como colunista de cinema no site Claudemir Pereira há sete anos. Ela também é vice-secretária da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), e faz parte do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Integrou ainda, durante cinco anos, o projeto de extensão Cineclube Unifra, e foi colaboradora dos sites Papo de Cinema, Delirium Nerd, DVD Magazine e Boca do Inferno.

Adriana Borba – Adriana tem grande experiência como produtora executiva, diretora e produtora de arte, diretora de produção e figurinista. Em atuação na área cinematográfica desde 1984, com o média-metragem “O Arco-Íris Mágico”, ela tem um extenso currículo. Como diretora de arte, participou da produção de dez curtas-metragens e 14 longas-metragens. Como diretora de produção, de seis curtas, e, como figurinista, de quatro curtas, dez longas e três séries. 

Zeca Brito – Cineasta, mestre em Artes Visuais pela UFRGS, com ênfase em História, Teoria e Crítica, graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos e Poéticas Visuais pela UFRGS.
Integrante do Grupo de Pesquisa Territorialidade e Subjetividade: Relações Sistêmicas da Arte (PPGAV-UFRGS). Dirigiu, roteirizou curtas e longas-metragens exibidos no Brasil e no exterior.

Entre os jurados estão: Diorge  Konrad, Fabiana Pereira, Marilice Daronco, Simar Antunes e Melina Guterres (editora da Rede Sina).

 

CURTAS EM COMPETIÇÃO:

 Mostra Nacional de Curtas-Metragens 

• “À Sombra”, de Felipe Iesbick
• “De Longe, Ninguém Vê O Presidente”, de Rená Tardin
• “Dia de Mudança”, de Boca Migotto
• “Êles”, Roberto Burd
• “Endotermia”, de Emiliano Cunha
• “Eva – Quarta de Cinzas”, de Sabina Colares
• “Existência”, de Paulo Tavares
• “Feminino Substantivo”, de Neli Mombelli
• “Garbo”, de Mateus Armas e Marília Mortican
• “Jardim Secreto”, de Shay Peled
• “Julieta de Bicicleta”, de Juliana Sanson
• “Lauri e a Subversão”, de Marco Escrivão e Pedro F. Russo
• “Love do Amor”, de Fabrício Koltermann
• “Meio Filme de Família. Meio Filme de Viagem”, de Pedro Riera
• “Menino Pássaro”, de Diogo Leite
• “O Mistério da Carne”, de Rafaela Camelo
• “Parabéns a Você”, de Andréia Kaláboa
• “#Procuram-se Mulheres”, de Rozzi Brasil
• “Rozzi Brasil”, de Alex Vidigal
• “Roupa de Sair”, de Amarildo Martins
• “Selma Depois da Chuva”, de Loli Menezes
• “Somos de Ontem”, de Ane Siderman
• “Veraneio”, de Nelson Diniz

Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região

• “2319”, de Maurício Canterle e Luiz Carlos Grassi
• “Disforia”, de Gabriel Caon
• “Elena Nunca Esteve Aqui”, de Matheus Fighera
• “Existência”, de Paulo Tavares
• “Feminino Substantivo”, de Neli Mombelli
• “Flipando Ideias”, de Produção coletiva de alunos e oficineiros: Luis Augusto Pinheiro, Nathália Neske, Larissa Trindade, Ester S. Da Silva, Ronier Ferreira, Erica Pilar, Alan Orlando, Alexsandro Pedrollo, Francine Nunes, Heitor Leal, Marcos Borba, Neli Mombelli, Paulo Tavares e Tayná Lopes
• “Love do Amor”, de Fabrício Koltermann
• “M”, de Ana Carolina da Silva, Ana Cláudia Quevedo, Ana Raissa Silveira, Darlene Santos, Erica Pilar, Gabrielly Bock, Laura Rodrigues, Luize Pinheiro –  Oficineiros Alan Orlando, Heitor Leal, Tayná Lopes, Francine Nunes, Neli Mombelli, Paulo Tavares
• “Polifeira do Agricultor – A Produção”, de Thomás Townsend e Luana Giazzon
• “Post It”, de Ana Trevisan
• “T.R.I.M.M”, de Lucas Argenta

Programação:

Curtas em competição:

Quarta-feira / 30 de outubro

Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros / 1° bloco

# Procuram-se Mulheres (2018)

Duração: 17 min / Cidade: Rio de Janeiro (RJ) / Gênero: Documentário / Direção: Rozzi Brasil / Classificação: 10 anos.

Sinopse: Mulheres atendem um anúncio numa rede social. Conectando-se para fugir à invisibilidade, elas se conhecem se reconhecem e criam coragem para algo surpreendente além de falar sobre relacionamento abusivo e violência policial numa favela.

Julieta de Bicicleta (2018)

Duração: 15 min / Cidade: Curitiba (PR) / Gênero: Ficção / Direção: Juliana Sanson / Classificação: 12 anos.

Sinopse: Julieta avança noite adentro pedalando a bicicleta de seu filho pelas ruas da cidade vazia. Sua viagem sem destino é interrompida por uma tentativa de assalto, mas ela recebe a ajuda de Cabeça, amigo de seu filho adolescente. Esse encontro inusitado revela aspectos da vida de Julieta que ela luta para ignorar.

À Sombra (2018)

Duração: 20 min / Cidade: Porto Alegre (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Felipe Iesbick / Classificação: 12 anos.

Sinopse: Thelmo Silveira, um ator e diretor consagrado, está prestes a ser homenageado por seus quarenta anos de carreira. Mas esta é a história de Martha, sua fiel assistente.

Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e região / 1° bloco

Flipando Ideias (2019)

Duração: 11 min 52 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Documentário / Direção: Produção coletiva de alunos e oficineiros: Luis Augusto Pinheiro, Nathália Neske, Larissa Trindade, Ester S. Da Silva, Ronier Ferreira, Erica Pilar, Alan Orlando, Alexsandro Pedrollo, Francine Nunes, Heitor Leal, Marcos Borba, Neli Mombelli, Paulo Tavares e Tayná Lopes / Classificação: 12 anos.

Sinopse: Em um centro desportivo da cidade de Santa Maria, dois jovens amigos skatistas falam sobre a forma que são vistos pelo resto do mundo e como isso impacta suas vidas.

Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros / 2° bloco

Garbo (2018)

Duração: 20 min 10 seg / Cidade: Pelotas (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Mateus Armas e Marília Mortican / Classificação: Livre.

Sinopse: Bernardo é um dentista recém aprovado em um concurso, ele e Laura, sua noiva, se mudam de cidade. Laura é designer e está em um processo seletivo para uma empresa renomada. Os dois vão ter que se adaptar a nova rotina e aos costumes da cidade nova, onde uma associação de homens local determina o que todos devem pensar, vestir e fazer.

Selma depois da Chuva (2019)

Duração: 11 min 37 seg / Cidade: Florianópolis (SC) / Gênero: Ficção / Direção: Loli Menezes Classificação: 12 anos.

Sinopse: Selma é uma mulher trans que construiu sua vida afastada da família. Um dia ela recebe um chamado para ir ao encontro de sua mãe idosa, que sofre de Alzheimer e precisa de tratamento. Nesse encontro, perdidas entre memórias confusas, as duas mulheres lembram dores e desejos esquecidos, e revisitam culpas e afetos perdidos.

Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e região / 2° bloco

Disforia (2019)

Duração: 8 min 48 seg / Cidade: Santa Maria (RS) Gênero: Ficção / Direção: Gabriel Caon / Classificação: Livre.

Sinopse: Em 2001, a tecnologia dá um salto criando o dispositivo Dínamo que tem funções semelhantes às novas mídias atuais.

Elena nunca esteve aqui (2018)

Duração: 12 min 14 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Matheus Fighera / Classificação: 12 anos.

Sinopse: Elena sonha desde pequena em aparecer na TV. Ao se envolver com um produtor local, é levada a acreditar que finalmente terá seus minutos de fama.

Existência (2019) – Esse filme concorre também na mostra nacional.

Duração: 3 min 51 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Paulo Tavares / Classificação: Livre.

Sinopse: Como se mensura uma existência? Quando tem seu início? E quando chega ao fim? Ou será que retumba no tempo? Ecoando ad infinitum…

Quinta-feira / 31 de outubro

Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros / 1° bloco

Menino Pássaro (2018)

Duração: 15 min / Cidade: São Paulo (SP) / Gênero: Ficção / Direção: Diogo Leite / Classificação: 10 anos.

Sinopse: Gabriel se instala ao lado de uma árvore em um bairro nobre da cidade de São Paulo. Clarisse acompanha atônita e inerte o tratamento dado a Gabriel, ao mesmo tempo em que leva uma vida estagnada e dependente da mãe.

Jardim Secreto (2019)

Duração: 19 min 11 seg / Cidade: Vitória (ES) / Gênero: Documentário / Direção: Shay Peled / Classificação: 12 anos.

Sinopse: O filme tem como protagonista Eugênio Martini, comerciante do centro de Vitória, que ao longo dos anos instalou em volta da sua loja e nas redondezas do bairro mais de 100 câmeras de vigilância.

O Mistério da Carne (2018)

Duração: 18 min / Cidade: Brasília (DF) / Gênero: Ficção / Direção: Rafaela Camelo / Classificação: 16 anos.

Sinopse: Abençoado seja o domingo, dia de encontrar Giovana.

Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e região / 1° bloco

Post It (2019)

Duração: 9 min 57 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Ana Trevisan / Classificação: Livre.

Sinopse: Giovana, uma estudante universitária, encontra post-its pela sua casa com mensagens diretas com o passar dos dias. Ela fica intrigada e desconfia de invasão domiciliar.

M (2019)

Duração: 9 min 43 seg / Cidade: Santa Maria / RS / Gênero: Documentário / Direção: Ana Carolina da Silva, Ana Cláudia Quevedo, Ana Raissa Silveira, Darlene Santos, Erica Pilar, Gabrielly Bock, Laura Rodrigues, Luize Pinheiro – Oficineiros Alan Orlando, Heitor Leal, Tayná Lopes, Francine Nunes, Neli Mombelli, Paulo Tavares / Classificação: Livre.

Sinopse: Quatro histórias de vida perpassadas por uma singularidade plural: a de ser mulher.

Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros / 2° bloco

Êles (2019)

Duração: 15 min / Cidade: Porto Alegre (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Roberto Burd / Classificação: 12 anos.

Sinopse: Gabriel veraneia em sua casa de praia enquanto seus pais passam a semana trabalhando em Porto Alegre. Após mais uma noite de bebedeira, ele acorda e percebe na movimentação dos vizinhos e curiosos, que Dona Ida, a empregada que trabalhou a vida inteira com sua família, faleceu subitamente.

De Longe, Ninguém Vê O Presidente (2018)

Duração: 15 min / Cidade: Rio de Janeiro (RJ) / Gênero: Documentário / Direção: Rená Tardin / Classificação: Livre.

Sinopse: No mesmo local em que construiu sua carreira política, o ex-presidente Lula discursa pela última vez antes de ser preso, no dia 7 de Abril de 2018. Ao mesmo tempo, 10 novos caminhões saem de uma linha de montagem da Mercedes-Benz com cada vez menos trabalhadores.

Riscados Pela Memória (2018)

Duração: 20 min / Cidade: Brasília (DF) / Gênero: Ficção / Direção: Alex Vidigal / Classificação: 12 anos.

Sinopse: O dono de um sebo de discos, em meio a uma compra de LPs de segunda mão, se depara com algo que vai muito além de uma aquisição trivial.

Roupa de Sair (2019)

Duração: 8 min / Cidade: Curitiba (PR) / Gênero: Ficção / Direção: Amarildo Martins / Classificação: 10 anos.

Sinopse: Yasmin brinca no quintal de casa enquanto na sala vários adultos se reunem. Yasmin, curiosa e destemida, tenta desvendar o que está acontecendo e porque sua mãe está com “Roupa de Sair”.

Somos de Ontem (2019)

Duração: 6 minutos / Cidade: Porto Alegre (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Ane Siderman / Classificação: Livre.

Sinopse: Somos de ontem. De amanhã, nada sabemos.

Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e região / 2° bloco

2319 (2019)

Duração: 5 min / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Maurício Canterle e Luiz Carlos Grassi / Classificação: Livre.

Sinopse: E se você acordasse em 2319?

Love do Amor (2019) – Esse filme concorre também na mostra nacional.

Duração: 8 min 40 seg / Cidade: Santa Maria / Restinga Sêca (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Fabrício Koltermann / Classificação: 12 anos.

Sinopse: Um radialista luta contra o preconceito.

Sexta-feira / 1° de novembro

Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros / 1° bloco

Dia de mudança (2019)

Duração: 11 min / Cidade: Porto Alegre (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Boca Migotto / Classificação: Livre.

Sinopse: Num domingo de noite que estará para sempre na memória de muitos brasileiros, um filho e uma mãe conversam sobre suas pequenas tragédias pessoais. Um dia de muitas mudanças.

Eva – Quarta de cinzas (2018)

Duração: 19 min 30 seg / Cidade: Fortaleza (CE) / Gênero: Ficção / Direção: Sabina Colares / Classificação: Livre.

Sinopse: Na quarta-feira de cinzas, Amanda resolve visitar a irmã e leva sua amiga Mari. Ao abrir a porta, Eva depara-se com uma enigmática carta. Momentos vivenciados pelas três ao longo do dia trazem à tona memórias, já tão esquecidas, e despertam sentimentos clandestinos.

Meio Filme de Família. Meio Filme de Viagem (2019)

Duração: 21 min / Cidade: São Paulo (SP) / Gênero: Documentário / Direção: Pedro Riera / Classificação: 12 anos.

Sinopse: Outubro de 2018, eleições presidenciais. No meio de todas as tensões no país, minha mãe, professora de inglês, realiza o seu grande sonho de adolescência: ir para Cuba. Ela me convida para ir junto, e aproveito a chance para tentar fazer o meu primeiro documentário. Um filme sobre ela, sobre mim, sobre as eleições de 2018, sobre Cuba, meio sobre todas essas coisas.

Endotermia (2018)

Duração: 11 min 30 seg / Cidade: Porto Alegre (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Emiliano Cunha / Classificação: Livre.

Sinopse: Sozinhos, irmão e irmã aguardam por aqueles que talvez nunca retornem.

Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e região / 1° bloco

Polifeira do Agricultor – A Produção (2019)

Duração: 24 min 59 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Documentário / Direção: Thomás Townsend e Luana Giazzon / Classificação: Livre.

Sinopse: O documentário trata do cultivo dos alimentos comercializados na Polifeira. Os produtores da região de Santa Maria/RS buscam uma produção responsável, cultivando os alimentos da forma mais próxima das condições naturais.

Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros / 2° bloco

Lauri e a Subversão (2018)

Duração: 24 min 30 seg / Cidade: São Carlos (SP) / Gênero: Documentário / Direção: Marco Escrivão e Pedro F. Russo / Classificação: 10 anos.

Sinopse: Acompanhado das inúmeras mortes perpetradas pelo regime autoritário vinham também as mentiras em narrativas midiáticas para legitima-las. Lauri e a Subversão, pela criação simbólica e estética desvela mais uma.

Parabéns a Você (2019)

Duração: 19 min 38 seg / Cidade: Curitiba (PR) / Gênero: Ficção / Direção: Andréia Kaláboa / Classificação: 12 anos.

Sinopse: Yulia sonha em ganhar sua primeira festa de aniversário, porém, dias antes da celebração morre um parente, assim a menina precisa encarar o medo da morte e lutar para alcançar o seu objetivo.

Veraneio (2019)

Duração: 17 min / Cidade: Porto Alegre (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Nelson Diniz / Classificação: Livre.

Sinopse: Sob o guarda-sol de um quiosque na areia da praia, num momento íntimo familiar, um fato importante será revelado. Através de um fragmento da existência desses personagens, podemos perceber seus afetos, suas fraquezas e suas relações com a vida.

Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e região / 2° bloco

T.R.I.M.M (2018)

Duração: 9 min 53 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Lucas Argenta / Classificação: 12 anos.

Sinopse: Ana é uma garota solitária com conflitos internos, sua vida se desenvolve entre sua casa e o trabalho. Seus laços de trabalho são bastante estranhos, pois seus colegas fazem parte de uma seita religiosa, na qual vão tentar incorporar à Ana através de ritos bastante peculiares.

Feminino Substantivo (2019) – Esse filme concorre também na mostra nacional.

Duração: 9min 58 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Documentário / Direção: Neli Mombelli / Classificação: Livre.

Sinopse: As ambivalências de ser mulher e o dia em que elas se reuniram na maior manifestação de mulheres da história do Brasil.

Confira o catálogo:

OFICINA:

 

REDE SOCIAIS DO FESTIVAL:

SITE

PÁGINA NO FACE

INSTAGRAM

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.