26/02 – Sexta-feira, 18h
#27 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Raulzito, Marcelo Demichelli, Pitto Foliatti e Bapho! Live
NOVOS LANÇAMENTOS NA CENA MUSICAL
Raulzito apresentou, na quinta-feira (18/02), A Lama. O músico explica que a nova produção nasceu a partir do trabalho do beatmaker carioca Jok3r. “A letra eu fiz ouvindo o instrumental mesmo. Não sei porquê, mas na primeira vez que eu ouvi, já bateu o ‘plim’ e eu comecei a escrever. E a letra saiu numa pegada só, falando um pouco sobre o Brasil e as dificuldades que nós enfrentamos no cotidiano. Também fala de mim, mas ‘eu’ enquanto parte do Brasil, percebendo que tudo que eu passo boa parte do brasileiro sofre também”.⠀
⠀
Além da produção musical de Jok3r, o single também conta com a parceria da artista santamariense Dida nos vocais. A Lama tem mixagem e masterização de Vini Barcellos, pela All Green Records, fotografia de Marina e capa de Thiago Trindade. Ouça o lançamento pelas plataformas de música e YouTube

Inspirado pela música flamenca/cigana, Marcelo Demichelli apresentou, no último final de semana, LUNA. “Sou apaixonado pela escala menor harmonica e o ar de mistério que ela nos passa. Tenho a usado muito nesses improvisos flamencos, dos quais LUNA é o quarto postado”.⠀
⠀
Conforme o guitarrista, o trabalho foi desenvolvido de forma independente. “Foi toda gravada num único take, e mesmo com os poucos recursos tecnológicos que disponho, o resultado ficou bem legal. Tudo que se ouve aí é improvisação”. A criação está disponível nas redes sociais do músico. Para assistir, clique aqui.

Lá Fora, faixa título do álbum de estreia de Pitto Foliatti, chegou às plataformas de streaming nessa semana. “A ideia da música é instigar uma curiosidade sobre o que tem nos territórios onde não habitamos e passando a mensagem que devemos estar abertos a novas ideias, lugares, pensamentos e tudo o que não nos é comum no momento”, descreve o músico. Essa é a primeira canção do álbum disponibilizada e abre a sequência de lançamentos que ocorrerá durante 2021. Formado por 15 composições autorias, o trabalho conta com a participação de Cristal Bernardi no design e dos músicos Josué Farias, Gyliel Souza e Filipe de Césaro e é o resultado da caminhada de Pitto pela música.

Na adolescência, o artista ingressou em um curso de violão para iniciantes na Escola de Música Floravante Bastos. Aos 14 anos, iniciou o aprendizado autodidata em bateria e passou a fazer parte do coral de jovens da igreja, no qual também cantava. Ao longo da juventude aperfeiçoou seu conhecimento na percussão, por meio dos estudos e das experiências nos palcos de bailes tradicionalistas. Com 27, assumiu a bateria da banda de rock gaúcho Mr. Joquin, que tem em seu repertório apenas músicas autorais, das quais Pitto também participa da criação. Aos 29, com 15 composições prontas, o artista decidiu registrá-las em voz e violão. O projeto criou um corpo sólido e se transformou em Lá Fora.⠀
⠀
Com o compromisso de ser verdadeiro consigo mesmo e a respeito do que acredita, o compositor ressalta que o álbum “inclui músicas que já foram escritas há 15 anos. Algumas delas são pensamentos românticos momentâneos, mas também existem letras que trazem reflexões a respeito de liberdade de escolhas, críticas à algumas formas autoritárias de impor opiniões ideológicas religiosas e conservadoras”. Gravado nos estúdios Grave Geral e Caixa de Sons, Lá Fora tem edição e mixagem de Audiosboss.
BAPHO! LIVE APRESENTA PERFORMANCES DE QUATRO DRAG QUEENS LOCAIS
No próximo sábado (27/02), às 20h, ocorre a BAPHO! LIVE: A batida continua, no perfil do Instagram da Bapho! Drag. A primeira live do projeto, organizada e apresentada pelas drag queens Lolli Flop e Mia Lestrange, terá a performance de quatro drags da cidade: Cruella Xtravaganza, Lilly T, Micka Valga e Ária Black.
As artistas selecionadas para esta apresentação, foram suplentes da Drags do Coração – Bapho! Live, realizada em setembro do ano passado e também organizada pela Bapho! Drag. No final dos meses de fevereiro e março, ocorrerão outras duas lives do novo projeto. As inscrições serão via formulário e drag queens, king ou queer poderão participar.
A BAPHO! LIVE: A batida continua, foi um dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020), através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santa Maria. Dessa maneira, todas as artistas serão remuneradas por suas performances. No Instagram, as organizadoras disseram que “realizar o projeto significa muito para o movimento drag e LGBTQI+ de Santa Maria, porque nossa arte raramente recebe cachês justos pelo seu trabalho de performance. Dessa vez, isso foi possível, e é feito por nós, e para nós!”.
Confira as performers da primeira live do projeto:
Colaboradores: