Na quinta-feira, 27 de abril, às 18h, o núcleo do Grupo Mulheres do Brasil de Santa Maria, será oficialmente lançado em encontro hibrido com Luiza Helena Trajano. O evento acontece no Salão Acústico da UFN (R. Silva Jardim, 1175 CJ 3, ed. 14).
A reunião ocorrerá simultaneamente em mais 7 cidades – Bauru–SP, Belém–PA, Macapá–AP, Maceió–AL, São Luís–MA, Uberlândia–SP e Manaus–AM possibilitando que cada Núcleo se encontre presencialmente em suas cidades e se conecte on-line à Central, em São Paulo, com Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, conduzindo a reunião, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Para Luiza Helena Trajano, este evento é inovador e constata o alcance e o engajamento do Grupo. “Crescemos muito, antes conseguíamos ir presencialmente lançar cada Núcleo. Agora, com o digital, estamos oficializando o lançamento de oito núcleos que já têm uma atuação forte há anos em suas cidades, se mobilizando com ações por um mundo melhor”, afirma a presidente do Grupo Mulheres do Brasil.
O núcleo de Santa Maria, existente desde 2019, terá 10 minutos para apresentar suas principais atividades realizadas através de seus comitês até então. As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/p1vFMey8NW7xtf2t5
O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. É presidido pela empresária Luiza Helena Trajano e tem mais de 100 mil participantes no Brasil e no exterior. É grupo político suprapartidário.
O núcleo de Santa Maria vem realizando periódicos encontros para apresentar suas propostas e buscar novas voluntárias para integrar o grupo e parcerias em suas ações.
O Comitê de Combate a Violência contra Mulher, desde 2019 tem realizado campanhas de coleta de celulares e promovendo caminhadas contra a violência contra mulheres e meninas.
Comitê de Igualdade Racial, desde 2020, vem distribuindo o selo “Área Antirracista”, uma ação de treinamento e conscientização, seguida da distribuição do selo (que pode ser exibido fisicamente ou digitalmente) às instituições como empresas e escolas. Mais de 100 selos já foram distribuídos em diversos estabelecimentos da cidade. Entre suas ações tem o “Viva Ubuntu”, um encontro que ocorre mensalmente, em parceria com a 109 Business House e a AfroCoaching, reunindo em média 30 a 50 mulheres, para o compartilhamento de relatos e vivências, fortalecendo o protagonismo e autoestima das mulheres negras em suas carreiras e negócios locais. O grupo recebeu, em março de 2022, moção de Congratulações na Câmara de Vereadores de Santa Maria, por “estimular e colocar em prática políticas de combate às desigualdades e a violência de gênero no município”.
O Comitê de Sustetabilidade tem ações como o PEV – Ponto de Entrega Voluntária, que acontece todo último sábado do mês, em parceria com Lions Clube Dores, Leo Clube, ULBRA, Corsan e ASSAMPAR (Associação Santa-Mariense Paradesportiva), em frente à Basílica da Medianeira, para coleta de materiais recicláveis. O valor obtido com a venda dos materiais é revertido em cadeiras de rodas e outros equipamentos adaptados paradesportivos.
O Comitê de Cultura, desde 2019 promoveu ações estimulando a integração cultural. Em 2020, com a pandemia e em parceria com a Rede Sina, elaborou o programa de lives Diversidade Feminina, apresentado pela então líder do comitê, Helaysa Pires. Foram 44 debates realizados semanalmente com diversas mulheres. A Leila Moura, hoje a frente da liderança do Grupo Mulheres do Brasil de Santa Maria, também foi apresentadora de programa da Rede Sina. Foram 14 edições realizadas do Programa Idosinha é uma Ova, debatendo sobre a vida de mulheres após os 60 anos. Neste ano, o comitê de Cultura, desenvolveu oficinas e participou e apoiou de roda de conversa em eventos da Rede Sina com Sina Poética e Sina Debate.
O Comitê de Empreendedorismo, formado este ano, já realizou encotro de formação de líderes. E ainda em formação estão o Comitê Vozes e Comitê de Inclusão.
O Núcleo em Santa Maria é comandado pelas líderes Elisângela Rodrigues, assistente social e empreendedora, Ívi de Carvalho, empreendedora, e Leila Gomes de Moura, assistente social e influencer social. Sua atuação tem sido pautada em ações de Sustentabilidade, Cultura, Empreendedorismo, Saúde, Igualdade Racial e Combate à Violência contra Mulheres e Meninas.
As interessadas em se voluntariar para fazer parte do núcleo de Santa Maria, podem conversar com as integrantes para fazerem parte do grupo. Quem não puder estar presente pode contatar o grupo através da rede social: https://www.instagram.com/grupomulheresdobrasilsm/
Conheça:
VEJA COMO FOI:
Você está preparada para uma experiência inédita? 🌟
O Grupo Mulheres do Brasil lança 8 núcleos simultâneos e você é convidada especial para participar. E a melhor parte? O Núcleo Santa Maria está entre eles!
Imagine ter a oportunidade de se conectar com mulheres de todo o país, presencialmente e online, em um formato híbrido incrível. E isso tudo com a presença de Luíza Helena Trajano em São Paulo.
Você não pode ficar de fora desse evento histórico.
🗓️ Reserve a data agora mesmo: 27 de abril, das 18h às 20h (Horário de Brasília)
📍Salão Acústico da UFN em Santa Maria. (Rua Silva Jardim, 1175 – Cj. 3, Prédio 14)
E não se preocupe, se preferir, acompanhe a transmissão ao vivo pelo YouTube.
Não perca essa chance única de se conectar, aprender e evoluir junto com mulheres incríveis.
Inscreva-se presencialmente em Santa Maria pelo link: https://forms.gle/p1vFMey8NW7xtf2t5
É hora de aproximar, conectar e transformar juntas! #grupomulheresdobrasil #experienciaexpansão #aproximarconectartransformar #cad
PARCERIA REDE SINA | COMITÊ DE CULTURA
A parceria começou em 2020 através da então líder de cultura, Helaysa Pires, que buscou a Melina Guterres, fundadora da Rede Sina para integrar o grupo. A parceria rendeu durante a pandemia. Foram 44 lives realizadas através do programa Diversidade Feminina com a apresentação da Helaysa com várias mulheres convidadas.
O programa Idosinha uma Ova comandado por Leila Moura rendeu 14 lives.
Em 2021, com a ida de Helaysa para Porto Alegre, Melina, apresentou a campanha do grupo “Mobilização pelo Fim da violência contra mulheres e meninas” na Praça Saldanha Marinnho de Santa Maria. Também se tornou a líder do comitê de cultura, integrando o grupo às atividades já realizadas pela Rede Sina como Sina Debate e Sina Poética. Na 10 Sina Poética, integrantes do grupo participaram realizando oficinas e debate em roda de conversa.
Em 2023, Susane Kochhann, artista e curadora, parceira da Rede Sina desde 2018, a convite da Melina, passa a assumir também a liderança do comitê de cultura e estará realizando exposição durante o evento do dia 27.
A Rede Sina segue colaborando com a divulgação de ações do grupo em seu site e redes sociais.
REVEJA: