Home / * PORTAL / #14 GIRO DA MARIA DA CULT

#14 GIRO DA MARIA DA CULT

30/10 – Sexta-feira, 18h
#14 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Nikelen Witter, 907Corp, Amanda Malí, Eduardo Trevisan, TV OVO, Watermelon Diaries, Gabriel Opitz e Camila Matzenauer

 

VIAJANTES DO ABISMO: OBRA DE NIKELEN WITTER É FINALISTA DO PRÊMIO JABUTI 2020

A obra da escritora Nikelen Witter está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2020. O livro Viajantes do Abismo concorre pela categoria Romance de Entretenimento, na  62ª edição de um dos mais importantes e tradicionais prêmios de literatura brasileira. 

E a Sina em Pauta desta segunda-feira (02/11) receberá a autora, para um bate-papo a respeito da A literatura fantástica e o ativismo feminista.  A live começa às  19h, no Facebook e Youtube da Rede Sina, com apresentação de Mel Inquieta. E antes da transmissão ao vivo, você pode conferir a entrevista de Nikelen para a Maria Cult, sobre sua produção e a seleção ao Prêmio Jabuti!

 

PRA VOCÊ É A NOVA MÚSICA DE TRABALHO DO COLETIVO 907 CORP

O coletivo 907 Corp lançou, no último dia 15, Pra você. Conforme Okamale, um dos integrantes do grupo, o novo trabalho é leve, dançante e reúne a ginga da música latina e o ritmo do trap. A canção tem letra e voz de Okamale, Nin3 Ripe, LS Lucvs e Tchuk, produção de Dritxh e mix, master e captação de Nin3 Ripe. Bruno Picasso assina a direção e a produção do clipe. A produção também está no Spotify e demais plataformas digitais de música.

Confira Pra Você!

 

DUAS EXPOSIÇÕES ENCERRAM SUAS MOSTRAS FÍSICAS NESTA SEMANA, MAS SEGUEM NO AMBIENTE VIRTUAL

Amanda teve contato com arte ainda na infância e passou a trabalhar com ela já na adolescência. Imagem: Amanda Malí

Hoje (30/10), foi o último dia de instalação da exposição Monóculo. Com criações de Amanda Malí e curadoria de Matheus Flores, as obras  poderiam ser vistas no hall do SESC Santa Maria. Entretanto, devido a pandemia, o catálogo foi disponibilizado no Instagram e no site do Museu de Arte de Santa Maria (MASM) e segue com acesso livre. A exposição é composta por oito trabalhos desenvolvidos entre 2019 e 2020.

Segundo a artista, as criações partem de seu estranhamento diante das convenções sociais e de um constante questionamento a respeito das relações afetivas em diferentes graus. De maneira livre e experimental, Amanda utiliza diferentes técnicas em suas composições, entre elas, tinta, giz de cera e softwares de desenho.  

Homenagem ocorre no ano do centenário do artista. Imagem: Divulgação

Neste sábado (31/10), também encerra-se a exposição coletiva Para Eduardo Trevisan: retratos, no MASM. Conforme os organizadores, a visitação no espaço atende as recomendações sanitárias. A homenagem ao artista local – promovida pela Associação de Artistas Plásticos de Santa Maria (AAPSM) –  também podem ser vista pelas redes sociais do museu (Instagram e Facebook) Facebook da associação. Com curadoria de Luciano Santos e Marcio Flores, a mostra reúne artistas do Brasil, Estados Unidos, Japão, Angola, França, Itália, Canadá, Suíça e Ucrânia.

 

DUAS PRODUÇÕES DA TV OVO SÃO SELECIONADAS PARA MOSTRAS AUDIOVISUAIS

A mostra argentina de curtas teve início no dia 26 de outubro e segue até a próxima segunda-feira (02/11). Foto: Paulo Tavares

TV OVO  anunciou, na última semana, que duas produções foram selecionadas para mostras audiovisuais. Os documentários Frequências do Interior (2015) e Quando Te Avisto (2020) participarão da Mostra Internacional de Curtas-metragens Jujuy Cortos e do Festival de Cinema de Alter do Chão, respectivamente.⠀

Com direção de Neli Mombelli, o curta de 2015 integra a 19ª edição do Jujuy en Cortos e pode visto de forma gratuita e online, pela plataforma Octubre TV. O documentário retrata a relação de de moradores do interior Norte do Rio Grande do Sul com o rádio.

Por meio de depoimentos e resgate histórico,  Quando Te Avisto aborda a presença indígena em Santa Maria, sua participação na formação da cidade e, de forma universal, a resistência desses povos. Também sob direção de Neli Mombelli, juntamente com Denise Copetti, a obra será exibida no Festival de Cinema de Alter do Chão, que ocorrerá entre os dias 9 e 13 de dezembro, via plataforma do evento.  

 

WEBSÉRIE WATERMELON DIARIES CONCORRE EM DUAS CATEGORIAS DO RIO WEBFEST 2020

Watermelon Diaries está entre os indicados do Rio Webfest (RioWF)2020. O anúncio da seleção foi feito no dia 11 de outubro. Com os episódios Novo Jantar Romântico e Teste de Publicidade, a a websérie concorre nas categorias de Melhor Elenco de Comédia e Melhor Roteiro de Comédia, respectivamente. A premiação ocorre durante a 6ª edição do RioWF,  entre os dias 11 e 14 de novembro. Os vencedores serão escolhidos por decisão popular. A votação segue aberta e você pode acessar por aqui.

A partir da ideia inicial de Guilherme SennaGabriele Dors e Mário Finard, o projeto visava dar continuidade a criação de conteúdos audiovisuais durante a pandemia. Conectando a equipe entre Santa Maria, São Paulo e Natal, a websérie aborda com humor os problemas nas relações pessoais durante o isolamento. As conversas entre as personagens se dão pelo aplicativo Watermelon.   

Assista a uma das indicadas, Teste de Publicidade!

 

E PARA O FINAL DE SEMANA…

SHOW DE GABRIEL OPITZ ENCERRA A PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO DE TREZE: O PALCO DA CULTURA

A apresentação de Gabriel Opitz faz parte de projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria. Foto: Maestro 1 Produções

Gabriel Opitz & Amigos: Do instrumento à canção é a última atração da iniciativa Treze: O Palco da Cultura, no mês de Outubro. No sábado (31/10), o músico convida Elias Rezende, Maria Paula Rodrigues, Nina Nunes, Ricardo Borges e Sandro Cartier para uma apresentação que mescla composições autorais e clássicos atemporais da música nacional.

A ação, promovida pela Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio,  reúne  artistas de diferentes segmentos, para performances, direto do Theatro Treze de Maio. O show de Gabriel Opitz poderá ser visto pela plataforma Viva o Palco, com ingressos a partir de R$15.

 

DOCUMENTÁRIO RUBRA FLUIDEZ: O PAPEL DA ARTE NA EDUÇÃO MENSTRUAL SERÁ LANÇADO NESTE SÁBADO

O trabalho audiovisual é financiado pelo edital FAC Digital RS 2020. Foto: Camila Matzenauer/Divulgação

Com o propósito de abordar os tabus que envolvem a menstruação,  estimular reflexões sobre o tema e mostrar o papel da arte nesse processo  a fim de conscientizar e informar sobre a menstruação, o documentário Rubra Fluidez: o papel da arte na educação menstrual  chega ao YouTube no próximo sábado (31/10). 

Produzido por Camila Matzenauer e Ricardo Karsten, a obra retrata o trabalho desenvolvido pelo projeto Rubra Fluidez, que realiza o trabalho de Educação Menstrual por meio de dança e performances. O documentário também traz depoimentos de profissionais de diferentes áreas e de pessoas que menstruam, para questionar mitos e apresentar novos olhares acerca da menstruação. 

 


Colaboradores:

Siga Maria Cult no Instagram e Facebook

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.