Home / #CARROSMOTOSRS / AVALIAÇÃO FIAT CRONOS PRECISIO

AVALIAÇÃO FIAT CRONOS PRECISIO

por Matheus Avello

Para substituir o grande sedã Fiat Linea e o Siena a FIAT lançou o CRONOS modelo inédito que apresenta uma nova geração do Grupo FCA.

No início do ano a Fiat apresentou o seu mais novo sedã, um modelo com design inédito que foi muito esperado no seguimento. Cronos vem de uma nova era do grupo FCA que apresenta um novo estilo de carro com mais refinamento em suas linhas e com mais funções tecnológicas. O objetivo do Cronos é oferecer um bom e amplo espaço interno com um preço muito competitivo no mercado de sedans Brasileiro.

Com a meta de substituir dois modelos da marca que foram extintos, Fiat Cronos consegue cumprir bem sua finalidade com uma proposta nova e mostrando que veio para a concorrência não só fornecer um modelo que seja sedã e tenha um preço atrativo, mas também muito conforto e tecnologia, com sua versão top de linha custando em torno de 70.000 reais.

No visual, design ousado com linhas agressivas, acompanhados de rodas aro 17 dando um leve toque de esportividade ao sedã. A versão PRECISON se destaca por sua elegância, gama de equipamentos e  pelos seus detalhes de acabamento diferenciados.  o modelo chega com uma frente bem expressiva, acompanhada de grade com elementos estilizados tanto na parte superior quanto na inferior, já na base do para-choque. Este exemplar, por sinal, dispõe de vincos laterais que criam um aspecto mais arrojado, tornando o conjunto mais agressivo.

20180804_104235.jpg

20180804_104314.jpg

Espelhos estilizados, friso lateral cromado, faróis de neblina elevados e o conjunto ótico com lentes escurecidas e LED diurno, contemplam a boa impressão visual do Cronos. Com portas traseiras de janelas levemente elevadas, o sedã apresenta um bom equilíbrio estético. Na parte traseira conta com lanternas de desenho fino e expressivo que possuem feixes de LED que acompanham a linha, divididas pela tampa do porta-malas com design atraente.

MOTORIZAÇÃO

O modelo testado é equipado com o motor 1.8 E-TORQUE, dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 16V de comando simples e injeção eletrônica flex, que gera uma potência de 139cv rodando no Etanol e 135cv rodando na gasolina a partir de 5.750 rpm. O torque é de 19,3/18,8 kgfm a 3.750 rpm e seu cambio nessa versão utiliza o mesmo da Fiat Toro, automático de 6 marchas.

Segundo informado em sua ficha técnica do inmetro, sua motorização esta na categoria “D” de eficiência. Rodando na gasolina pode chegar a media de 10,3km/l e 13,3km/l estrada. Já no etanol seu consumo médio fica de 7,2km/l na cidade e 9,6km/l na estrada.

20180804_104842.jpg

COCKPIT

Em seu Cockpit o motorista dispõe de um painel analógico com detalhas na cor branca e vermelha acompanhados de um computador de bordo que fica no centro entre o velocímetro e rpm. O volante é multifuncional em couro e possui regulagem de altura e profundidade, comandos de som e do computador de bordo além de borboletas para trocas de marcha. A central multimídia fica por conta do Uconnect com Android Auto (Maps, Waze e Whatsapp), Car Play e câmera de ré.

20180804_152637.jpg

20180804_104629.jpg

INTERIOR E ACABAMENTO

Em seu interior possui acabamento refinado apresentando um clima jovial com bastante requinte para os ocupantes. O carro tem seu painel com dupla coloração e peças bem encaixadas sem nenhum tipo de rebarba. O couro revesti os bancos, direção e forro das portas dianteiras. Seu painel fica contemplado com um belo design que contém botões discretos com fácil identificação e peças cromadas em alguns detalhes. Cronos PRECISION também fornece bancos em couro, com apoio de braço para o motorista, cinco saídas para ventilação, cinto de três pontas e apoio de cabeça para todos os ocupantes .

20180804_104552.jpg

20180804_152643.jpg

ESPAÇO INTERNO:

O Cronos mostra a sua credibilidade de sedã apresentando seu espaço interno. O modelo tem grande porta malas que com volume de 525 litros consegue ser um dos maiores do seguimento no mercado atual. Para os ocupantes não é diferente o carro fornece espaço tanto nos acentos dianteiro como no traseiro, apenas quem vai no centro é um pouco atrapalhado pelo túnel central elevado, embora conte com a segurança extra do cinto de três pontos e encosto de cabeça. O Isofix nos assentos laterais completa a segurança dos passageiros.

20180804_104406.jpg

20180804_104514.jpg
FOTOS- Matheus Avello

 

TEST DRIVE:

Cronos PRECISION vai para o Test do Carros Com Matheus e surpreende.

20180804_140944.jpg

A versão testada CRONOS PRECISION é bem completa e logo de cara demonstrou um de seus equipamentos mais legais. O carro possui a chave presencial que somado ao Start Stop Engine se torna uma “mão na roda” para acessar o veículo. Com esse tipo de recurso não precisamos nos preocupar em colocar e tirar a chave sempre que for utilizar o carro, é necessário apenas deixar a chave em seu bolso para conseguir ligar/desligar e trancar/destrancar o carro. Esse equipamento se torna muito útil e acessível, sua utilização fornece mais facilidade e agilidade em momentos do dia a dia.

O isolamento acústico do CRONOS é bom, tanto utilizado na cidade quanto na estrada, o interior do veículo se mantém bem silencioso. Outro detalhe que demonstrou muita peculiaridade foi seu equipamento de som que contém muita qualidade. Seus comandos no volante disponibilizam de funções como volume, troca de rádio além de ser possível pesquisar outras estações de rádio, tudo isso sem necessidade de tirar a mão do volante. Multifunções que demonstraram ser muito utilidade e agrado.

Testando o carro no nosso trajeto andando pela cidade notamos que mesmo com rodas 17 e pneus de perfil baixo, transmite muito conforto para a cabine, tanto andando em ruas de asfalto como ruas de calçamento, o Cronos realmente é muito confortável. Na hora de estacionar fica a dúvida, é possível estacionar o sedã em vagas mais apartadas?, Sim. O veículo tem direção leve de sistema elétrico com bastante diâmetro de giro, facilitando as manobras mais complicadas.

Com motor 1.8 nessa versão conseguimos atingir o consumo de 10,8km/L na cidade, sendo um bom resultado para um motor aspirado de 4 cilindros. Dispondo do Start Stop o Cronos deixa mais essa satisfação para o motorista, em paradas como semáforo, o carro desliga o motor para economizar combustível e após soltar o freio, o motor volta automaticamente a funcionar. Uma observação interessante é que mesmo com o motor desligado pelo Start Stop, os demais equipamentos permanecem funcionando (Direção elétrica, som, ar condicionado, etc).

Em nosso TEST na estrada passando por trecho sinuoso, Cronos mostra que tem muito estabilidade e consegue contornar as curvas com facilidade. O carro se mantém firme em situações de asfalto irregular e transmite muita segurança e conforto durante a viajem para todos os ocupantes. O Consumo na estrada finalizou com 14,2km/L com a utilização do ar condicionado.

No geral o FIAT CRONOS apresenta um sedam familiar com um leve toque de esportividade em seus detalhes e um design totalmente inédito no Brasil. O carro em sua versão mais completa, “PRECISION” contém muitos equipamentos legais e interessantes. Com seu preço de R$ 69.990, é um modelo competitivo nesse mercado de sedã, pois realmente possui muita tecnologia, espaço interno, beleza e potência.

FICHA TÉCNICA – MODELO E PREÇO

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.8, 16V, comando simples, injeção eletrônica, flex
Potência: 139/135 cv a 5.750 rpm
Torque: 19,3/18,8 kgfm a 3.750 rpm
Câmbio: Automático de seis marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Pneus:195/55 R16
Dimensões: Compr. 4,36 m; Largura: 1,72 m; Altura: 1,51 m; Entre-eixos: 2,52 m
Tanque:48 litros
Porta-malas: 525 litros (fabricante)
Peso: 1.271 kg
Central multimídia: 7 pol., é sensível ao toque
Garantia: 3 anos

Preços e versões:

Cronos 1.3 com câmbio manual – R$ 53.990

Direção elétrica progressiva, ar-condicionado, quadro de instrumentos com tela LCD  de 3.5 polegadas com computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete (com telecomando para abertura das chaves, vidros e porta-malas), vidros elétricos dianteiros ( com um toque e antiesmagamento), rodas de 15 polegadas com calotas, sistema de monitoramento dos pneus, isofix, rádio Connect integrado com entrada USB, auxiliar, bluetooth, volante com ajuste de altura e comandos de rádio e telefone.

Drive 1.3 com câmbio manual –  R$ 55.900

Adiciona mais uma entrada USB e a central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas compatível com com Adroid Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz.

Drive 1.3 com câmbio automatizado (GSR) – R$ 60.990

Adiciona apoia braço para motorista, vidros elétricos traseiros ( com um toque e antiesmagamento) controlador automático de velocidade, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, retrovisores externos elétricos com função tilt down, sistema start-stop, borboletas atrás do volante para trocas de marcha.

Precision 1.8 com câmbio manual – R$ 62.990
Precision 1.8 com câmbio automático – R$ 69.990

Adiciona rodas de liga leve de 16 polegadas, alarme, faróis de neblina, volante de couro com ajuste de profundidade, banco traseiro bi-partido 60/40, sensor de estacionamento traseiro com com visualizador gráfico.

Opcionais:

Kit Tech – R$ 3.990
Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, ar-condicionado digital, quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7 polegadas personalizável, sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico.

Kit Parking – R$ 1.600
Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e câmera de ré com linhas dinâmicas

Kis Convinience – R$ 1.990
Retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré), vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento

Alarme antifurto – R$ 650

Kit Stile – R$ 2.990
Faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas, banco traseiro bipartido.

Kit Stile – R$ 3.500
Bancos revestidos em couro ecológico,Maçanetas e frisos das portas cromados, rodas de liga leve de 17 polegadas

Sidebags dianteiros – R$ 2.600
Aibags de cortina

Cores:

Preto Vulcano (sólida) – não é cobrado
Vermelho Alpine (sólida) – R$ 500
Branco Banchisa (sólida) – R$ 500
Prata Bari (metálico) – R$ 1.700
Cinza Scandium (metálico) – R$ 1.700
Preto Vesúvio (metálico) – R$ 1.700
Branco Alaska (perolizado) – R$ 2.000
Vermelho Marsala (perolizado) – R$ 2.000

Revisões:

Cronos 1.3

10 mil km: R$ 264
20 mil km: R$ 500
30 mil km: R$ 432
40 mil km: R$ 976
50 mil km: R$ 448
Total: R$ 2.620

Cronos 1.8

10 mil km: R$ 308
20 mil km: R$ 544
30 mil km: R$ 472
40 mil: R$ 724
50 mil: R$ 492
Total: R$ 2.540

 

CARROS COM MATHEUS:

Matheus Ariel Costa Avello é natural de Santa Maria – RS, estudante de Jornalismo na Universidade Franciscana – UFN, apaixonado por carros e praticante de MTB downhill nas horas vagas. Juntou o gosto por carros e velocidade para produzir matérias sobre o mundo
automotivo. Já realizou a cobertura jornalística de eventos como Stock Car e SprintRace e está sempre atrás de novas aventuras.

Se você quer acompanhar tudo sobre o mundo automotivo, fique ligado:  facebook.com/matheusavelloo
Instagram: matheus.avello  https://carroscommatheus.wordpress.com/

Agradeço a concessionária SUL VEICULOS – FIAT de Santa Maria-RS que cedeu o carro para ser realizado a produção da matéria e por toda atenção fornecida.

 

por Matheus Avello Para substituir o grande sedã Fiat Linea e o Siena a FIAT lançou o CRONOS modelo inédito que apresenta uma nova geração do Grupo FCA. No início do ano a Fiat apresentou o seu mais novo sedã, um modelo com design inédito que foi muito esperado no seguimento.…

User Rating: Be the first one !

Comenta aí... :)

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *