stromectol online brighter tomorrow queen treated with stromectol stromectol over the counter buy generic stromectol online stromectol for sale stromectol 3 mg para que sirve
Home / * PORTAL / 12/10 – Lançamento do livro “A Triste Balada dos Herculóides Contra as Leis Terrenas: uma poemática pop-barroca” do poeta Odemir Tex Jr.

12/10 – Lançamento do livro “A Triste Balada dos Herculóides Contra as Leis Terrenas: uma poemática pop-barroca” do poeta Odemir Tex Jr.

No dia 12 de outubro de 2019, às 19h, no Bar da Casa (Barão do Triunfo, 995), em Santa Maria-RS, acontece o lançamento do livro de poesia “A Triste Balada dos Herculóides Contra as Leis Terrenas: uma poemática pop-barroca”, de Odemir Tex Jr, pela editora Telucazu.

“Tex” como é conhecido, é um poeta da região central do Rio Grande do Sul, premiado em diversos concursos literários, é colaborador da Rede Sina desde 2018. Em 2020, está previsto o lançamento de seu livro em São Paulo-SP.  (Assista bate-papo com autor aqui)

Confira mais sobre:

Compre online

O livro:

A proposta do livro parte da crença do autor que o movimento Barroco (que se convencionou chamar o período entre século XVII e XVIII, no Brasil) tem seu espelho no século XX, com especial atenção à década de 1980, onde o exagero, o rebuscamento, a profusão de cores, a plasticidade sedutora, os contrastes, o jogo de palavras e o jogo de ideias encontram seus semelhantes. São os anos 80, que assistiram a proliferação dos televisores coloridos, impondo definitivamente a ascensão da idade da informação. A década perdida para muitos. A geração de baixinhos da Xuxa. O fim do Estado comunista da União Soviética. O renascimento da democracia brasileira. Imagem de um país à margem, mas atento às mudanças do mundo.

O livro quer este encontro de águas, em que a reflexão sobre o tempo resgate no leitor dívidas com o passado, mas que também o faça lembrar de quão felizes foram.  Este processo se desenha através do acolhimento afetivo que muitos poemas deste livro propõem. Ao mesmo passo em que o leitor mergulha em seu próprio passado mítico, o tom provocativo e desafiador afia suas facas. Em vários momentos a política, a religião e o sexo são conflitados com os dogmas e as crenças. Sempre é bom avisar que em toda a leitura poética os sentidos não permanecem como os olhos veem, mas como a leitura é absorvida pelo corpo do leitor.

 

“Há que se tomar cuidado, sempre, quando caminhamos por espaços complexos. O Barroco, que se convencionou chamar o período a partir do séc. XVII, e que conforme alguns apontamentos teóricos nunca chegou a existir, trazia no seu seio as imperfeições e os percalços de um país não constituído. Mas, uma vez aceitando a existência de tal movimento, é preciso coragem para fazer um encruzamento deste com a sobrecarga barroca presente na cultura pop do séc. XX, motivando eventos poéticos que tangenciam a eternidade de nosso presente. Os Herculóides é uma série animada que surgiu no final dos anos 1960, produzida pela Hanna-Barbera. Alegoricamente, como heróis impossíveis e impermanentes, eles orientam a temática provocativa e imagética deste conjunto proposto por Odemir Tex Jr., que a cada verso nos apresenta uma nova fotografia, que ora serve para refletir, ora para incomodar o leitor. No fundo, é isto que o poeta quer: o desconforto, o desconcerto, uma nova constituição do olhar acomodado. Para avançar por esta obra, também é preciso ter medo.” (Orelha do Livro)

 

Odemir Tex Jr. no sarau Sina Poética. Foto: Dartanhan Baldez Figueiredo.

Sobre o autor:

Odemir TEX Jr.

Natural de Mata/RS, nasceu em 1978. Vive em Santa Maria desde 1994. Começou a escrever a partir de 2000, quando havia a oficina poética do prof. Orlando Fonseca. A partir de então coleciona vários prêmios literários, espalhados por vários estados brasileiros. Formado em Letras pela UFSM, também estudou Geografia na mesma instituição.  Em 2013, lançou a obra poética Para Uma Nova Didática do Olhar (Estrela Cartonera). Faz parte do grupo literário Turma do Café, com que já publicou 7 livros em parceria. É colaborador da Rede Sina.

Sobre a editora:
Telucazu Edições (www.telucazu.com), de Jundiaí/SP, foi criada em 2017, por André Kondo (Prêmio UBE-RJ e finalista do Prêmio Jabuti). Atualmente conta com 17 autores e possui 27 livros em seu catálogo. Neste curto período de existência já possui algumas significativas indicações em prêmios literários sendo a editora com o maior número de indicações para a seleção de finalistas do Prêmio Guarulhos de Literatura (2019), com sete indicações entre livro do ano e escritor do ano. Neste ano também venceu o Prêmio Açorianos de Literatura (POA) e foi finalista do Prêmio AGES Livro do Ano, na categoria crônica, com o livro A Caixa de Guardar Vontades, de Emir Rossoni, além de publicar o livro vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (2018) Domanda Nísio, do mesmo autor.

Mais sobre o autor:

Odemir Tex Jr.

Livros publicados:

A Triste Balada dos Herculóides Contra as Leis Terrenas: uma poemática pop-barroca (poemas), Santa Maria: Telucazu Edições.2019 -(Compre aqui)

–  Para Uma Nova Didática do Olhar, Santa Maria: Estrela Cartonera, 2013. 

Coautorias:

Santa Invasão Poética (poemas), Santa Maria/RS: sCHDs, 2003.

O Maquinista Daltônico (poemas), Santa Maria/RS: Pallotti, 2007.

O Gol Iluminado: Histórias de Amor pelo Internacional, (crônicas – 2º lugar no Prêmio Paulo Mendes Campos da UBE-RJ/2010), Santa Maria: Pallotti, 2008.

4 – 3 – 3 e o Porteiro do Estádio, Porto Alegre: Movimento, 2014.

A Sete Chaves (poemas), Santa Maria/RS: Rio das Letras, 2015.

Descontos (contos), Santa Maria/RS: Rio das Letras, 2017.

Delirismo (poemas), Santa Maria/RS: Rio das Letras, 2018.

Baixada Melancólica: contos da Depressão Central (contos), Ponta Grossa/PR: Monstro dos Mares, 2019. (organizador)

      • Concursos/prêmios literários:

        Concurso Literário Felippe D’Oliveira, Santa Maria/RS, nas categorias:
        – POESIA: 2002, 2006 (dois poemas premiados), 2012, 2018, 2019;
        – CONTO: 2006, 2018;
        – CRÔNICA: 2006, 2008, 2009.
        > 6º Concurso de Literatura – Conto, Crônica e Poesia – Fundação Cultural de Canoas – FUNDACAN, 2002, nas categoria POESIA e CRÔNICA;
        > Poema no Ônibus, Porto Alegre/RS, 2004 e 2014;
        > I Concurso Literário Prado Veppo, Santa Maria/RS, 2004 na categoria CONTO;
        > VI Concurso Aureliano de Poesia, Santiago/RS, 2005, dois poemas premiados;
        > X Prêmio Cidadão de Poesia, Limeira/SP, 2006;
        > Prêmio SESC de Poesia Carlos Drummond de Andrade, Brasília/DF, 2008, 2009 e 2012;
        > 8º Prêmio Paulo Setúbal de Poesia, Tatuí/SP, 2009;
        > Prêmio Nacional de Poesia Cidade de Ipatinga, Ipatinga/MG, 2009, 2010 e 2013;
        > 1º Concurso Nacional de Poesia Cassiano Nunes, UnB, Brasília/DF, 2010;
        > Prêmio SESC de Conto Infantil Monteiro Lobato, Brasília/DF, 2012;
        > Festival de Música e Poesia de Paranavaí, Paranavaí/PR, 2012, 2013 e 2017;
        > Prêmio Lila Ripoll de Poesia, Assembleia Legislativa do Estado do RS, 2013;
        > Concurso Nacional de Poesia de Ponta Grossa/PR, 2013.

        Outras publicações
        > FONSECA, Orlando (org.). Em Outras Palavras. Poemas de Oficina. Santa Maria: Imprensa Universitária, p.109-115, 2001.
        > Ao Pé da Letra. O Espelho do Bruxo e a Alma Encantadora das Chinelas (crônica). Santa Maria: Fundação Eny, Ano I, p., 2010.
        > Ao Pé da Letra. A redenção da Libélula (conto). Santa Maria: Fundação Eny, Ano II, p.122-124, 2011.
        > Vinte e Cinco Anos de Poesia (coletânea comemorativa). De Mãos Dadas e Fomos Todos Heróis. Ipatinga/MG: Clube dos Escritores de Ipatinga, p.196-197, 2011
        > Revista Bang. Sete Desdouros Contra a Carne (poema). Santa Maria: Elo editorial, 2ª ed., p.19, maio. 2013.
        > Revista Vox. Uma Hélice na Garganta de Arthur Schopenhauer (poema). Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro (IEL), ano 03, nº 06, p. 46, dez. 2013
        > Cesma Revista. De Mãos Dadas (poema). Santa Maria: CESMA, ano 01, nº 01, p.14, nov. 2013.
        > Cesma Revista. Nova tendência do circuito editorial alternativo (reportagem). Santa Maria: CESMA, ano 01, nº 01, p.14, nov. 2013.
        > Revista da Sociedade de Medicina de Santa Maria. O Pai e o Pai Contra os Peixes do Esquecimento (crônica). Santa Maria: SMSM, ano 08, nº 41, p.06, jul-ago. 2012.
        > Revista Arco. Jornalismo Científico e Cultural. A Arquitetura da Bússola (poema). Santa Maria: UFSM, ano 01, nº 01, p.38, jul/set. 2013.
        > Revista Mallarmargens. 5 Marias, o Jogo (ou as 20 Palavras Úteis ao Poeta). Disponível em: http://www.mallarmargens.com/2013/10/5-marias-o-jogo-poema-de-odemir-tex-jr.html. Acesso em: maio de 2014.

        Outras atividades
        > Comissão julgadora do XXVI Concurso Literário Felippe D’Oliveira, 2003 (poesia);
        > Membro do conselho editorial da Editora da Universidade Federal de Santa Maria (Editora UFSM), 2004 a 2006;
        > Comissão julgadora do XXX Concurso Literário Felippe D’Oliveira, 2007 (poesia);
        > Comissão julgadora do Concurso de Crônicas UFSM: 50 anos de histórias escritas por você, organizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2010;
        > Comissão julgadora do Concurso Literário Lei do Livro (literário e dissertativo) da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, 2012, representando o Conselho Municipal de Cultura;
        > Membro da comissão normativa da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) – Santa Maria/RS, área de literatura, 2012;
        > Membro do Conselho Fiscal da Cooperativa do Estudantes de Santa Maria (CESMA) – gestão 2012/2013;
        > Comissão julgadora do Concurso Literário Lei do Livro (literário e dissertativo) da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, 2013, representando a Casa do Poeta de Santa Maria (CAPOSM);
        > Membro do Conselho Administrativo da Cooperativa do Estudantes de Santa Maria (CESMA) – gestão 2013/2014, reeleito 2014/2015;
        > Comissão julgadora do Concurso Literário Prado Veppo, UNIFRA, Santa Maria/RS, 2014 (poesia).

        Livro:

        A Triste Balada dos Herculóides Contra as Leis Terrenas: uma poemática pop-barroca

      • Autor: Odemir Tex Jr.

      • Gênero: Poesia

        Páginas: 80

        Formato: Brochura, lombada quadrada, 14X21 cm

        Ano da 1.ª edição: 2019 / ISBN:   978-85-69708-38-4

        Preço: R$ 30,00

        Compre Aqui

         

         

        Assista Bate-Papo com autor:

      • https://redesina.com.br/bate-papo-odemir-tex/

 

 


 

Print Friendly, PDF & Email
Please follow and like us:

Comente

comentários

About SINA

Cultura, opinião e luta! Rede Sina - Comunicação Fora do Padrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.