Home / #CLIPEDASEMANA / #musicadodia Triste, Louca ou Má da banda Francisco, el Hombre

#musicadodia Triste, Louca ou Má da banda Francisco, el Hombre

Triste, louca ou má
será qualificada
ela quem recusar
seguir receita tal

a receita cultural
do marido, da família.
cuida, cuida da rotina

só mesmo rejeita
bem conhecida receita
quem não sem dores
aceita que tudo deve mudar

que um homem não te define
sua casa não te define
sua carne não te define
você é seu próprio lar

que um homem não te define
sua casa não te define
sua carne não te define

ela desatinou
desatou nós
vai viver só

eu não me vejo na palavra
fêmea: alvo de caça
conformada vítima

Prefiro queimar o mapa
traçar de novo a estrada
Ver cores nas cinzas
E a vida reinventar.

e um homem não me define
minha casa não me define
minha carne não me define
eu sou meu próprio lar

ela desatinou
desatou nós
vai viver só

Então no Deezer seleciona uma música de acordo com as minhas escolhas anteriores. A letra me chama atenção e mergulho no álbum todo me surpreendendo a cada uma das 13 músicas ali disponíveis. E ela soa feito esperança, política e sensível integrando dois povos, influências diferentes convergindo entre si numa mesma causa. Vou apenas traçar algumas outras frases das letras da banda:

“O dolár vale mais que eu, eita fudeu..”,

“Não sou pedra mas posso endurecer…”

“Bolso dele sempre cheio, bolso nada que pariu. Esse cara escroto, mucho escroto”

‘Não vou descansar, canto e sempre vou cantar”

“Caminhando com a minha guitarra,  somos as fronteiras que cruzei”

A banda “Francisco, el Hombre”, me fez lembrar a adolescência em que buscava nas letras das bandas alguma causa para agarrar para sobreviver a política e as hipocrisias sociais. Com requinte musical, a banda me carregou do rock ao terreiro, da música latina ao samba e por alguns momentos recorri ao álbum para ver se realmente se tratava da mesma banda.

E segundo o Wikipédia… Francisco, el Hombre é uma banda mexicanobrasileira de rock, música mexicana e música brasileira formada em 2013 pelos irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte na cidade de Campinas, São Paulo com mais três membros brasileiros, Juliana Strassacapa, Andrei Martinez Kozyreff, Rafael Gomes. O quinteto mistura elementos musicais de ambos os países e outros da América Latina, com base na experiência dos irmãos em viagens no continente, resultando em música cantada tanto em português como em espanhol e inglês. Autodefinem-se como um grupo de “pachanga folk”.Também já foram descritos como uma mistura de Manu Chao e Nação Zumbi e já se autodefiniram como “uma fusão entre a batucada e a música latina” e “batuk freak tropikarlos”.

(…)

Em junho de 2016, lançaram um clipe para a faixa “Calor da Rua”, produzida por Curumin e Zé Nigro, que trata de violência doméstica e figuraria no primeiro álbum completo do quinteto. O álbum denominado SOLTASBRUXA, foi lançado no dia 2 de setembro. Foi produzido por Zé Nigro e trouxe participações de Liniker e Apanhador Só, além de letras politizadas e com comentários sociais

E toda essa delicadeza com o feminino, com as mulheres,  enche de esperança de dias melhores.  Na page da banda a vocalista – Juliana Strassacapa, diz  “Pra mim, a Triste Louca ou Má é desafiar cada uma das normatividades que a sociedade nos faz engolir e reproduzir. Três adjetivos ofensivos de onde se formam estereótipos femininos aos quais nos reduzem invariavelmente. É a ruptura, o basta, o pegar no volante e levar as manas consigo. É o empoderamento de cada uma, e de todas. Eu grito SIM, e esse clipe é por nós todas”.

Lindo né? Depois vou seguir a pesquisa sobre a banda.  Já adianto que tem uma entrevista legal com eles também aqui  E pra escutar o álbum SoltasBruxas no Deezer. 

Ah eles também tem face.

Adoro essas banda que chegam pra incomodar, desacomodar!

Melina Guterres

Triste, louca ou má será qualificada ela quem recusar seguir receita tal a receita cultural do marido, da família. cuida, cuida da rotina só mesmo rejeita bem conhecida receita quem não sem dores aceita que tudo deve mudar que um homem não te define sua casa não te define sua…

User Rating: 4.7 ( 4 votes)

Comenta aí... :)

comentários

CLIQUE AQUI PARA IR A FAN PAGE DA REDE SINA

Check Also

Deveres Democráticos, por TADANY

A democracia demanda uma sutil, mas imperativa mudança de atitude dos homens públicos. É crucial …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *