Home / * PORTAL / #OPINIÃO / A força das flores, também na moda por GUGA ROCHA

A força das flores, também na moda por GUGA ROCHA

Salve, salve prezados leitores … bem vindos à COLUNA DO GUGA !!!

Fiz uma pausa nas publicações aqui da Coluna do Guga, aquela pausinha de meio de ano, ops! Meio de ano?? Já?? Sim!!! Já estamos no segundo semestre de 2016, pois é! Retornei, com as baterias recarregadas…claro que a minha pausinha foi um pouco prolongada, porém eu não estava conseguindo focar nas produções de texto e preferi não produzir de qualquer jeito.

Muito bom estar de volta como colaborador atuante aqui no portal REDE SINA.

Agradeço novamente à jornalista e mentora deste projeto, minha amigona Melina Guterres pelo espaço.

Então meu povo, a coluna aborda assuntos relacionados à moda tentando focar mais na moda masculina. A ideia é um bate-papo descontraído, fugindo do clichê, afinal , nossa comunicação é fora do padrão.

Sugiro à vocês que estão lendo a Coluna do Guga pela primeira vez ( antes de tudo bem vindos!! Hehe) que espiem as publicações anteriores para irem se acostumando com a minha linguagem bem descolada e informal e também por que eu deposito tanto carinho nas publicações.

É assim que eu curto a moda, bem acessível e super, hiper mega democrática.

Agradeço desde já pela atenção e paciência J

A força das flores, também na moda.

Para esta coluna de retorno às atividades, decidi falar sobre a estampa Floral, já que a estação das flores esta aí, nada mais justo que homenagear a senhora primavera, não é mesmo?img_20160923_174207

A estampa Floral desabrochou de vez nas peças de vestuário masculino, mas a estampa Floral não é coisa do homem moderno e super antenado, na real ela já era utilizada a milênios de anos pelos orientais.

Aqui no Ocidente as estampas e as cores tinham um caráter mais de distinção social. Com o advento das grandes navegações e, a consequente assimilação dos modos de produção,  as estampas Florais – floresceram de vez pelo Ocidente.

A moda Floral deu uma pausa, voltando a desabrochar com o movimento hippie, estão ligados? “Era de Aquarius”? não tem nada a ver com o filme da lacradora Sônia Braga tá gente!  Aliás, creio que não, pois estou ansioso para ver “Aquarius”. Ainda pelo jardim….os hippies usaram e abusaram( também das flores) nas estampas, até mesmo como movimento político( muiiito legal isso !!)…na luta pela paz e pela liberdade com a expressão “ Flower power” – Força das Flores – um slogan usado nos anos 60 até o começo dos anos 70, como símbolo da ideologia da não-violência e de repúdio à Guerra do Vietnã.

Olhem aí!! Mais uma vez a relação de moda e política legitimadas e imbricadas. Adoro lembrar que vestir-se é também um ato político e que moda é comportamento.

img_20160923_174747De lá para cá , meu povo, a estampa Floral tem feito a cabeça da galera.

O bacana é que o Floral transformou-se em um tsunami, levando suas estampas de moda praia/surf para além das praias e, expandindo-se para os looks mais street style, invadindo ainda as passarelas das grandes semanas de moda.

Interessante é que as tecnologias( principalmente digitais) tem proporcionado aos sujeitos envolvidos neste universo fashion, uma espécie de empoderamento, citando aqui por exemplo as tribos urbanas e os influencioadores digitais, que consequentemente acabam ditando modismos até para as grandes grifes.

O mais legal disso tudo é que nós homens aceitamos as estampas Florais de vez.

Se você ainda não floresceu sua cabeça e suas peças de roupa, liberte-se!! Este é o momento, aproveite a primavera e coloque flores na sua vida e informe-se mais sobre as questões de gênero e identidades de gênero.

Selecionei, umas fotos de looks floridos bem legais para vocês exalarem estilo e atitude por aí. São apenas sugestões ok??!!… Não sofram.

Dica do Guga: não tem uma peça Floral ainda? Comece por uma camisa ou camiseta, fica muito mais fácil de jogar com um calça preta, branca, azul claro ou de uns tons mais neutros.img_20160923_174401

A grande dica é não tornar-se um refém da moda vigente, jogando com as tendências sem deixar de lado a personalidade e o conforto na hora de vestir-se.

É isso aí galerinha, sejam cautelosos ao usarem estampas florais ok, caso contrário, não estranhem se abelhinhas pousarem em vocês rsrsrs.

A Coluna do Guga retorna em breve, com publicações quinzenais.

Sigam acompanhando o Rede Sina, o portal está show! Bjos e abraços… e seja bem vinda primavera!!

@rocha_guga

Rochagustavo15@gmail.com

 

 

User Rating: Be the first one !

Comenta aí... :)

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *