Campanha lembra que o combate a violência contra mulher também é problema dos homens
08/07 – Quinta-feira – 20h
Sina em Pauta: Campanha #Ehproblemameu
Apresentação: Mel Inquieta (Melina Guterres)
Convidados: Jacob Shar, Lia Levin, Edson Lopes, Gil Savransky, Jefferson Sabino
Transmissão em:
www.facebook.com/redesina
www.facebook.com/melinquieta
www.youtube.com/redesina
e nesta publicação.
Agende esta live:
Nesta quinta, dia 8, às 20h, a Mel Inquieta no programa Sina em Pauta, vai conversar com os realizadores da campanha #Ehproblemameu no Brasil. A original nasceu em Israel no ano passado após o triste episódio de um estupro coletivo a uma jovem. Dois homens israelenses, Yotam Constantini e Nadav Slor criaram a campanha “It´s My Probleman”, lembrando a responsabilidade dos homens na luta de combate a violência contra mulher.
No Brasil, após a repercussão do caso da Mariana Ferrer, vítima de estupro e humilhação em julgamento, Jacob Shar, israelese que vive no Brasil há 4 anos, resolveu criar uma versão brasileira da campanha. Com aprovação dos autores originais, Jacob iniciou a sua busca para produzir de forma voluntária. Contou com o apoio da produtora cultural Lia Levin que produziu e dirigiu a campanha e ainda teve colaboração da 02 Filmes. Todos envolvidos se preocupam com a causa e atuaram de forma voluntária. Jacob pretende levar a campanha para os times de futebol e escola.
Conheça os participantes desta live:
Jacob Shar
Israelense, engenheiro, fotógrafo, editor e idealizador da campanha #ehproblemameu no Brasil. Vive no país há 4 anos.
Lia Levin
Multiartista. Produtora cultural. Psicóloga, formada na USP. Produtora e diretora da campanha #ehproblemameu no Brasil.
Edson Lopes
Empresário e produtor Cultural. Produtor de diversos espetáculos teatrais, musicais e shows ao lado de grandes nomes do cenário artístico nacional como Nathália Timberg, Bibi Ferreira, Marília Pêra, Nicete Bruno, Paulo Goulart, Luiz Fernando Guimaraes, Gregório Duvivier, Selma Reis, Danilo Caymmi Arlindo Cruz e tantos outros. Além disso atua no mercado de eventos e produção corporativa, já tendo trabalhado para empresas como a Vale, a Neoenergia, NET e as Organizações Globo.
Gil Savransky
Israelense, há 6 anos em Brasil, Personal Mindset Treinar & Business Energy Consulting, Professor de Awakening Meditation
Jefferson Sabino
Atleta Olímpico de Salto Triplo. Representante dos atletas no Comitê Olímpico Brasileiro. Membro do Conselho de Ética da Confederação Brasileira de Atletismo. Atleta da seleção brasileira de bobsled “esporte de inverno”. Publicitário, Sócio empreendedor, um dos fundadores do Instituto Jefferson Sabino.
Confira os vídeos das campanhas:
A campanha no Brasil: #Ehproblemmeu
Jacob Shar, teve a ideia de trazer a campanha para o Brasil após a repercussão do caso da Mariana Ferrer, vítima de estupro e humilhação durante julgamento no Brasil.
A campanha em Israel: It’s My Problem #Its_my_problem #Itsmyproblem
Foi criada por homens após um terrível caso de estupro coletivo de uma adolescente em 2020.
1. What motivated you to carry out this campaign? O que o motivou a realizar esta campanha?
As a man who crossed the boundaries of women, I know how important is is to teach men of our responsibility. Many men cause harm without even understanding that they do so, and I believe that nobody wants to be the monster for women around him.
Como um homem que ultrapassou as fronteiras das mulheres, sei como é importante ensinar aos homens a nossa responsabilidade. Muitos homens causam danos sem nem mesmo entender que o fazem, e acredito que ninguém quer ser o monstro das mulheres ao seu redor.
2. What is the role of men in transforming this reality? Qual é o papel do homem na transformação dessa realidade? As men cause 99% of violence towards women, we have much power in transforming this reality. We need to understand that its not only “bad men” who cause the problem – the problem is based in toxic masculinity that treats women as less than men.
Como os homens causam 99% da violência contra as mulheres, temos muito poder para transformar essa realidade. Precisamos entender que não são apenas os “homens maus” que causam o problema – o problema é baseado na masculinidade tóxica que trata as mulheres como menos do que os homens.
3. What do you think about machismo and feminism in Israel? O que você pensa sobre machismo e feminismo em Israel?
Feminism in Israel has gone a long way, but we still have a lot of work a head of us. we need the government to take more action, and the population to demand a change
O feminismo em Israel percorreu um longo caminho, mas ainda temos muito trabalho pela frente. precisamos que o governo tome mais medidas e que a população exija uma mudança
4. What world would you like women to live in? Em que mundo você gostaria que as mulheres vivessem?
I wish a better world for all of us, and i know that reduces the violence will help us heal the world.
Desejo um mundo melhor para todos nós, e sei que reduzir a violência nos ajudará a curar o mundo.
Convite da produção da campanha no Brasil :
“#ehproblemameu
Campanha de combate à violência contra a mulher
Estamos te convidando para participar de uma importante campanha de combate à violência contra a mulher. O vídeo da campanha já foi produzido em diversos idiomas e se tornou viral em países como Israel, Romênia e Estados Unidos mudando para muitos homens sua visão de mundo em relação ao tratamento das mulheres. Queremos
transformar a mensagem em cada vez mais global, pois sabemos que este é um problema que vai além das fronteiras do Brasil.
A versão brasileira do vídeo foi realizada inteiramente por voluntários e apoiadores que dedicaram seu tempo para esta causa tão importante. A campanha é independente, ou seja, não está ligada a nenhuma organização ou partido.
O vídeo está disponível para visualização, download e repostagem no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1YuCgTXl2CDbVcuSQQWLRsvLQ64m-VFWL/view?usp=drivesdk
Neste canal de Youtube oficial do movimento, você pode conferir todas as versões
realizadas até hoje e algumas matérias em vídeo:
https://www.youtube.com/channel/UCQX8-lkK6QhScOQmV9DM-qg
O objetivo da campanha é que o vídeo chegue ao máximo de pessoas possível! Para isso, pedimos que todos façam upload do vídeo nas suas mídias sociais (Instagram -IGTV, Facebook, Twitter…) e compartilhem no whatsapp o vídeo. Cada um pode escrever o que quiser na legenda, desde que inclua também a hashtag
#ehproblemameu. Entre as pessoas que postaram o vídeo até agora, podemos citar personalidades como
Edson Celulari, Marcos Veras, Carol Castro, Chico César e muitos outros jornalistas e celebridades. Basta buscar pela hashtag e conferir. Foram realizadas matérias pela Uol, Jornal O Globo e outros meios de imprensa na internet.
Estamos recorrendo a influenciadores de todos os meios e regiões do Brasil e também a pessoas não famosas para dar palco e destaque a essa mensagem tão importante. Quanto mais gente, melhor! Se você, assim como nós, acredita que é urgente acabar com a violência contra a mulher, divulgue este vídeo e nos ajude a engajar outras pessoas para que divulguem também. Quaisquer dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail llproducaoartistica@gmail.com.Ficha técnica para Instagram: Produção e direção: @lia_levin e @jacobi.sha”