EXPOSIÇÃO:
ANDORAR – A POESIA DE MELINA GUTERRES DE 28 DE SETEMBRO A 13 DE NOVEMBRO
LIVE DE ABERTURA COM ARTISTAS:
27/09 – 17H30 NA FAN PAGE DA REDE SINA
ABERTURA AO PÚBLICO:
DE 28 DE SETEMBRO A 16 DE OUTUBRO NA CESMA (R. PROF. BRAGA, 55. CENTRO.
SANTA MARIA-RS)
ENTRADA:
GRATUITA
VENDA ONLINE DAS OBRAS:
A PARTIR DE 15 DE NOVEMBRO NA REDE SINA
www.redesina.com.br
No próximo dia 28, o espaço expositivo da CESMA inaugura a Mostra “Andorar – A poesia de Melina Guterres” que propõe uma visão interpretativa da poesia da autora em diferentes formatos e linguagens artísticas por 20 artistas visuais. As obras de arte foram criadas a partir da visão de mundo da poetisa e reflete o movimento entre as artes visuais e a literatura, numa experiência estética que se assemelha à narrativa visual e verbal, imagem e palavra, além da originalidade da criação artística contemporânea. A poesia de Melina Guterres visita questões relativas ao cenário político e social do Brasil, além de notas de intimismo construídas a partir de percepções, observações interpessoais, vivências pessoais e profissionais.
Os poemas selecionados contaram com a curadoria literária da escritora e jornalista Maria Alice Bragança e pelos próprios artistas participantes, e a curadoria artística é da artista plástica Susane Kochhann. Segundo ela,
“a ideia de fazer uma exposição de poesias interpretadas por artistas visuais surgiu quando fiz a curadoria de outra exposição sobre os contos de Caio Fernando Abreu, em Santiago-RS, no ano de 2019. Durante esse tempo, acompanhei a através das redes sociais e os saraus de poesia que Melina organizava a poesia que ela criava. A sensibilidade inquietante e, por vezes, visceral de suas palavras me permitiram visualizar mentalmente o que Melina expressava. Mas era a minha interpretação. Outro artista poderia sentir ou visualizar outras percepções diferentes da minha. E por essa diversidade de percepções e sensações que as palavras revelam, propus a Melina realizar a exposição”.
Já para a jornalista Maria Alice Bragança,
“os poemas de Melina Guterres transitam entre a afirmação de sua voz e a manifestação de solidariedade com todas as mulheres, a quem dedica uma oração. Mulher deste tempo, ela constrói um autorretrato, trançando temas, tais como o amor, – abordado de forma contemporânea -, a Santa Maria natal, a infinita quarentena em que estamos mergulhados, para reafirmar um compromisso com a vida.”
Questionada sobre a homenagem recebida, Melina diz ser importante que as experiências com a poesia ultrapassem a própria literatura e atinjam outros formatos.
“Quando estive viajando pelo Brasil pude ver a poesia materializada na voz de um povo que a declamava com propriedade sem saber ler e escrever, também na voz dos poetas nos saraus, no corpo dos artistas, espetáculos, vídeo arte, cinema e até mesmo na tecnologia. Aos poucos ela ia saindo daquele primeiro formato que me chegou na infância, o livro. Fico feliz e agradeço a Susane, a Maria Alice Bragança e a todos os artistas participantes por este trabalho”, afirma ela.
O público poderá conferir as obras no espaço expositivo da CESMA, no período de 28 de setembro a 13 de novembro de 2021, nos horários de atendimento presencial da cooperativa. De segunda à sexta das 9h30 às 18h e, aos sábados, das 9h30 às 13h.
A venda online das obras ficará disponível a partir do dia 20 de outubro na Rede Sina em: www.redesina.com.br
Artistas participantes:
Adéli Casagrande do Canto
Ana Dornelles Macedo
Andrea Capssa
Ana Maria Assis Brasil
Denise Wichmann
Ive Flores
Jane Zofoli
Jordana de Moraes
Kalu da Cunha Flores
Karina Maia
Luís Fleck
- M. Flowers
Marilene Nunes
Marília Chartune
Miguel Vasquez
M.Rosalia
Otto
Patrícia Felden
Polin Moreira
Tatiana Barrios Vinadé
Curadora Artística: Susane Kochhann
Natural de Boa Vista do Buricá-RS, artista visual, curadora e gestora cultural. Possui graduação acadêmica em Ciências Contábeis, Mestrado em Engenharia de Produção, na área de Qualidade e Produtividade, e graduação em Artes Visuais- desenho e plástica (UFSM). Nas artes visuais trabalha com diferentes linguagens artísticas: cerâmica, arte têxtil, fotografia, pintura, escultura e arte gráfica. É uma artista de múltiplos talentos. As temáticas tratadas em suas obras possuem como referência o corpo feminino a partir de uma poética e estética sensível e ao mesmo tempo forte a partir de diferentes materiais, em que a maioria são naturais ( terra, argila, sementes, galhos, etc.) e materiais reciclados e reaproveitados. Também trata em suas exposições individuais e coletivas questões sociais e políticas.
Curadora Literária: Maria Alice Bragança
Nasceu em Porto Alegre, RS. Jornalista, mestre em comunicação, redatora e editora de rádio e jornais, como Correio do Povo e Zero Hora, publica atualmente a coluna sobre livros “Estante da Alice”, no site da Rede Sina. Foi professora de jornalismo e artes visuais na Universidade Feevale. Integra o coletivo feminista Mulherio das Letras. Tem poemas publicados em jornais, antologias nacionais e em Portugal, além dos livros individuais “Quarto em Quadro” (Shogun Arte, 1986), “Cartas que não escrevi” (Casa Verde, 2019) e “Misterioso pássaro”, a sair em breve em edição conjunta da Bestiário. Seus poemas foram traduzidos para o espanhol e o inglês e publicados por revistas literárias, como Mallarmargens, Germina, InComunidade (Portugal) e Conexión NorteSur (Bolívia), entre outras. Em 2021, juntamente com mais de 100 escritores de 70 países, participou do Festival Internacional de Poesia – FIP Parque Chas – Luis Luchi 100 Años (Buenos Aires, Argentina).
Homenageada: Melina Guterres
Jornalista. Fundadora da plataforma Rede Sina (2015). Trabalhou para Uol, Estadão, Folha de São Paulo, Revista Istoé. É roteirista associada a ABRA-Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Teve argumento de longa-metragem contemplado internacionalmente no Programa Ibermedia. Além gerir a Rede Sina, apresenta o programa Em Pauta. Tem poema publicada em livro na Unesco. Escreve e compartilha seus poemas online nas redes sociais. Mais sobre em: https://linktr.ee/melinquieta
Release elaborado por Rosana Zucolo e Susane Kocchhann
Na mídia:
Site Claudemir Pereira: 24/09
CULTURA. Artes visuais e a literatura se unem na visão interpretativa da poesia de Melina Guterres
Diário de Santa Maria: 24/09
Paralelo 29:
http://paralelo29.com/2021/09/26/exposicao-vai-reunir-artes-visuais-e-literatura-na-cesma/
Rádio:
Carla Torres
Jair Alan Siqueira
Rejane Miranda
One comment
Pingback: 05/10 - QUI - 19H30 | 12ª SINA POÉTICA - Rede Sina