Home / * PORTAL / EXPOSIÇÃO VAI REUNIR ARTES VISUAIS E LITERATURA NA CESMA

EXPOSIÇÃO VAI REUNIR ARTES VISUAIS E LITERATURA NA CESMA

EXPOSIÇÃO:

ANDORAR – A POESIA DE MELINA GUTERRES DE 28 DE SETEMBRO A 13 DE NOVEMBRO

LIVE DE ABERTURA COM ARTISTAS:

27/09 – 17H30 NA FAN PAGE DA REDE SINA

www.facebook.com/redesina

ABERTURA AO PÚBLICO:

DE 28 DE SETEMBRO A 16 DE OUTUBRO NA CESMA (R. PROF. BRAGA, 55. CENTRO.

SANTA MARIA-RS)

ENTRADA:

GRATUITA

VENDA ONLINE DAS OBRAS:

A PARTIR DE 15 DE NOVEMBRO NA REDE SINA

www.redesina.com.br

 

No próximo dia 28, o espaço expositivo da CESMA inaugura a Mostra “Andorar – A poesia de Melina Guterres” que propõe uma visão interpretativa da poesia da autora em diferentes formatos e linguagens artísticas por 20 artistas visuais. As obras de arte foram criadas a partir da visão de mundo da poetisa e reflete o movimento entre as artes visuais e a literatura, numa experiência estética que se assemelha à narrativa visual e verbal, imagem e palavra, além da originalidade da criação artística contemporânea. A poesia de Melina Guterres visita questões relativas ao cenário político e social do Brasil, além de notas de intimismo construídas a partir de percepções, observações interpessoais, vivências pessoais e profissionais.

Os poemas selecionados contaram com a curadoria literária da escritora e jornalista Maria Alice Bragança e pelos próprios artistas participantes, e a curadoria artística é da artista plástica Susane Kochhann.  Segundo ela,

“a ideia de fazer uma exposição de poesias interpretadas por artistas visuais surgiu quando fiz a curadoria de outra exposição sobre os contos de Caio Fernando Abreu, em Santiago-RS, no ano de 2019. Durante esse tempo, acompanhei a através das redes sociais e os saraus de poesia que Melina organizava a poesia que ela criava. A sensibilidade inquietante e, por vezes, visceral de suas palavras me permitiram visualizar mentalmente o que Melina expressava. Mas era a minha interpretação. Outro artista poderia sentir ou visualizar outras percepções diferentes da minha. E por essa diversidade de percepções e sensações que as palavras revelam, propus a Melina realizar a exposição”.

Já para a jornalista Maria Alice Bragança,

“os poemas de Melina Guterres transitam entre a afirmação de sua voz e a manifestação de solidariedade com todas as mulheres, a quem dedica uma oração. Mulher deste tempo, ela constrói um autorretrato, trançando temas, tais como o amor, – abordado de forma contemporânea -, a Santa Maria natal, a infinita quarentena em que estamos mergulhados, para reafirmar um compromisso com a vida.”

Questionada sobre a homenagem recebida, Melina diz ser importante que as experiências com a poesia ultrapassem a própria literatura e atinjam outros formatos.

“Quando estive viajando pelo Brasil pude ver a poesia materializada na voz de um povo que a declamava com propriedade sem saber ler e escrever, também na voz dos poetas nos saraus, no corpo dos artistas, espetáculos, vídeo arte, cinema e até mesmo na tecnologia. Aos poucos ela ia saindo daquele primeiro formato que me chegou na infância, o livro. Fico feliz  e agradeço a Susane, a Maria Alice Bragança e a todos os artistas participantes por este trabalho”, afirma ela.

O público poderá conferir as obras no espaço expositivo da CESMA, no período de 28 de setembro a 13 de novembro de 2021, nos horários de atendimento presencial da cooperativa. De segunda à sexta das 9h30 às 18h e, aos sábados, das 9h30 às 13h.

A venda online das obras ficará disponível a partir do dia 20 de outubro na Rede Sina em: www.redesina.com.br

 

Artistas participantes:

Adéli Casagrande do Canto

Ana Dornelles Macedo

Andrea Capssa

Ana Maria Assis Brasil

Denise Wichmann

Ive Flores

Jane Zofoli

Jordana de Moraes

Kalu da Cunha Flores

Karina Maia

Luís Fleck

  1. M. Flowers

Marilene Nunes

Marília Chartune

Miguel Vasquez

M.Rosalia

Otto

Patrícia Felden

Polin Moreira

Tatiana Barrios Vinadé

 

Curadora Artística: Susane Kochhann

Natural de Boa Vista do Buricá-RS, artista visual, curadora e gestora cultural. Possui graduação acadêmica em Ciências Contábeis, Mestrado em Engenharia de Produção, na área de Qualidade e Produtividade, e graduação em Artes Visuais- desenho e plástica (UFSM). Nas artes visuais trabalha com diferentes linguagens artísticas: cerâmica, arte têxtil, fotografia, pintura, escultura e arte gráfica. É uma artista de múltiplos talentos. As temáticas tratadas em suas obras possuem como referência o corpo feminino a partir de uma poética e estética sensível e ao mesmo tempo forte a partir de diferentes materiais, em que a maioria são naturais ( terra, argila, sementes, galhos, etc.) e materiais reciclados e reaproveitados. Também trata em suas exposições individuais e coletivas questões sociais e políticas.

 

 

Curadora Literária: Maria Alice Bragança

Nasceu em Porto Alegre, RS. Jornalista, mestre em comunicação, redatora e editora de rádio e jornais, como Correio do Povo e Zero Hora, publica atualmente a coluna sobre livros “Estante da Alice”, no site da Rede Sina. Foi professora de jornalismo e artes visuais na Universidade Feevale. Integra o coletivo feminista Mulherio das Letras. Tem poemas publicados em jornais, antologias nacionais e em Portugal, além dos livros individuais “Quarto em Quadro” (Shogun Arte, 1986), “Cartas que não escrevi” (Casa Verde, 2019) e “Misterioso pássaro”, a sair em breve em edição conjunta da Bestiário. Seus poemas foram traduzidos para o espanhol e o inglês e publicados por revistas literárias, como Mallarmargens, Germina, InComunidade (Portugal) e Conexión NorteSur (Bolívia), entre outras.  Em 2021, juntamente com mais de 100 escritores de 70 países, participou do Festival Internacional de Poesia – FIP Parque Chas – Luis Luchi 100 Años (Buenos Aires, Argentina).

 

Homenageada: Melina Guterres

 Jornalista. Fundadora da plataforma Rede Sina (2015). Trabalhou para Uol, Estadão, Folha de São Paulo, Revista Istoé. É roteirista associada a ABRA-Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Teve argumento de longa-metragem contemplado internacionalmente no Programa Ibermedia. Além gerir a Rede Sina, apresenta o programa Em Pauta. Tem poema publicada em livro na Unesco. Escreve e compartilha seus poemas online nas redes sociais. Mais sobre em: https://linktr.ee/melinquieta

 

Release elaborado por Rosana Zucolo e Susane Kocchhann

 

 

Na mídia:

 

Site Claudemir Pereira:  24/09

CULTURA. Artes visuais e a literatura se unem na visão interpretativa da poesia de Melina Guterres

 

 

Diário de Santa Maria: 24/09

 

https://diariosm.com.br/cultura/exposi%C3%A7%C3%A3o-vai-reunir-artes-visuais-e-literatura-na-cesma-1.2368322

 

Paralelo 29:

 

http://paralelo29.com/2021/09/26/exposicao-vai-reunir-artes-visuais-e-literatura-na-cesma/

 

 

Rádio:

Carla Torres

Jair Alan Siqueira

Rejane Miranda

 

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.