Home / * PORTAL / #1 GIRO DA MARIA CULT

#1 GIRO DA MARIA CULT

A partir de hoje (24), a convite do site Rede Sina, a Maria Cult se faz presente na plataforma, por meio do “Giro da Maria Cult”, com os principais acontecimentos da semana no cenário cultural de Santa Maria. Toda sexta-feira, por aqui, passará um compilado  dos lançamentos musicais, exposições artísticas, lives, agenda do final de semana e muito mais.

E pra você que ainda não conhece a Maria Cult, somos um projeto jornalístico, embasado na produção de conteúdo cultural do município. Criado para difundir a cultura local, buscamos fortalecer e valorizar a criação independente, diversa, acessível e popular da nossa Santa Maria. Uma iniciativa independente, que visa a coletividade e a resistência. Nasce na cidade cultura, marcada por diferentes histórias e costumes, de pessoas que moram e passam por aqui.

COMEÇAMOS COM OS LANÇAMENTOS DA SEMANA…

A banda Sangra relançou a música Canto de Sereia, escrita por um dos integrantes do grupo, Matheus Loronã. A produção, que já estava inclusa no repertório da banda e foi lançada na coletânea do coletivo EntreAutores (2018), agora ganhou uma nova roupagem, com ilustrações da artista Luísa MC e um videoclipe artístico.

 

O cantor Tom Pessoa marcou o início de sua carreira solo com o single A Grande Lei. Segundo o artista, a música foi escrita após a tragédia ambiental de Mariana (MG) e carrega um manifesto espiritual, ecológico e feminino. Devido a pandemia, a produção foi realizada de modo caseiro e teve a colaboração de seu namorado, Phillipp Gripp.

 

O músico Ricardo Borges lançou  Pseudotaura, na segunda-feira (24). A canção é o primeiro trabalho de seu novo disco, Flamboyant. Borges conta que a música é uma reflexão política feita em 2019, mas que ilustra o atual cenário. Pseudotaura tem letra de Nandico Saldanha, produção de Cassiano Rathke, Wueliton Dal Pont no contrabaixo e Letícia Auth Rockenbah no vocal.

 

Já na tarde dessa sexta-feira (24/07), o coletivo EntreAutores divulgou a canção Brincadeira, faixa bônus da Coletânea EntreAutores 2019. A música tem autoria de Matheus Loronã e Maria Paula Rodriguez. A obra foi desenvolvida a partir de oficinas de composição coletiva, ministrada pelos artistas nas escolas municipais de Santa Maria. Brincadeira está disonível no Spotify e em outras plataformas digitais.

VINI também divulgou na tarde de hoje a música Piel, faixa que integra o EP Vervet. A canção tem a participação de Nandi e produção do DJ Kojack. Segundo VINI, a música que é marcada por versos com referência ao calor humano, possui estética latina com toques de Trap com Reggaeton. O EP contém sete músicas, que serão lançadas mensalmente. 

 

DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL, O SHOW OCORRE NAS LIVES…

O acordeonista Fernando Ávila apresentou o espetáculo “Acordeon Café”, na última quarta-feira (22/07), no palco do Centro de Convenções (CC) da UFSM.  O projeto do artista  busca rememorar a tradição da música de acordeon do século XX, em especial, das exposições que ocorriam nos cafés de diferentes países do mundo.  A performance compõe a iniciativa  “Palco Online CC”, idealizada pelo CC e a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC), com apoio da TV Campus UFSM, do CPD – Centro de Processamento de Dados UFSM e do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e contempla 10 ações culturais, que se apresentarão entre julho e setembro.

Já o Theatro Treze de Maio promoveu um show online durante a semana, a fim de arrecadar fundos para a manutenção do espaço. A “Live do Treze!” reuniu músicos e atores, na quarta-feira (22/07), em transmissão nas redes sociais do teatro e pela plataforma Viva o Palco – uma nova alternativa apresentada pelos organizadores para possibilitar que artistas e público sigam conectados pelo palco do Treze de Maio. 

 

E NESTE FINAL DE SEMANA, SE PROGRAME…

• Amanhã (25/07), às 20h, ocorre o lançamento de Wave, uma parceria entre GodBlack, Ban e M do Vietnã, no canal do YouTube de GodBlack. Os jovens artistas, de seguimentos diferentes, trazem na nova música elementos do Trap, um subgênero do rap, que se originou nos anos 2000 com o DJ Paul, no sul dos Estados Unidos.

• Já no domingo (26/07), às 18h, o grupo Samba Move fará uma live solidária em seu canal, Samba Move Oficial. Intitulada de “Pagode Solidário do Samba Move”, a transmissão tem o objetivo de arrecadar alimentos não-perecíveis  que serão distribuídos em cestas básicas para artistas, técnicos, produtores e roadies da área musical. Mais informações no perfil do Instagram da banda @sambamove.

 

 

Colaboradores:
Deivid Pazatto, Jornalista (MTb 19.655);
Paola Saldanha, Jornalista (MTb 19.665).

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.