Homem de 32 anos, que voltava de Joinville-SC é o primeiro confirmado com coronavirus em Santa Maria. Ainda há 77 casos suspeitos. Até o final desta tarde, foram registrados 61 casos confirmados no estado do Rio Grande do Sul e 1.1128 em todo Brasil.
Confira nota divulgada pela prefeitura de Santa Maria-RS:
A Prefeitura de Santa Maria informa sobre casos suspeitos de coronavírus notificados à Vigilância em Saúde do Município. Esclarece-se que:
Até o fim da tarde deste sábado (21), Santa Maria registra:
- Caso confirmado: 1
- Casos suspeitos: 77
- Casos descartados: 12
- Respostas do formulário para viajantes: 136
Esclarece-se que:
- O paciente que testou positivo para o coronavírus é um homem de 32 anos. Ele é de Santa Maria, viajou para Joinville (SC) e, quando voltou para Santa Maria, fez o teste em um laboratório particular, que confirmou a doença. O caso foi notificado à Vigilância em Saúde municipal. O Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) confirmou o caso. O resultado foi divulgado na noite deste sábado (21). O paciente está em isolamento em casa desde a última terça-feira (17) e é monitorado da Vigilância em Saúde. Ele passa bem e seus sintomas são leves. Pessoas que tiveram contato com ele passarão por exames.
- Com a nova determinação do Ministério da Saúde, de transmissão comunitária no Brasil, suspeito passa a ser todo caso de pessoa sintomática ou com quadro gripal que for notificado;
- Descartado é todo caso avaliado como suspeito e que registra negativo para a doença COVID-19 pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen);
- O número de respostas do formulário para viajantes é referente ao cadastro destinado ao monitoramento de pessoas assintomáticas com possível exposição ao coronavírus, como viajantes que retornaram de locais com transmissão, contatos assintomáticos de casos confirmados, contatos de casos suspeitos, entre outros. O acesso se dá clicando aqui.
Fonte: Ministério da Saúde
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Confira o que diz o prefeito: