Home / * PORTAL / BATE-PAPO: GUGA ROCHA sobre o encontro “Masculinidades Negras”

BATE-PAPO: GUGA ROCHA sobre o encontro “Masculinidades Negras”

“Gostaria de divulgar para a comunidade santamariense, o primeiro encontro “masculinidades negras” que será realizado no auditório da CEU 1 – UFSM.
O tema masculinidades vem sendo pauta na sociedade, muito devido as agendas feministas,debates sobre gênero e o aumento de casos de feminicídios e lgbtfobia.
O machismo estrutural como uma lógica perversa e opressora, sendo controlando as relações sociais e nossa cultura machista.
E o lugar dos homens nessa discussão? homens não tem lugar de fala na luta feminista, porém, não podem se omitir de somar na luta anti machista.
Homens tem de falar e debater sobre os impactos do machismo na esfera social(inclusive sobre os próprios homens) que controlam suas emoções, sentimentos e acabam internalizando a masculinidade tóxica. Isso é prejudicial e danoso para o convívio social e para qualidade de vida dessas pessoas.]
O debate sobre masculinidade, teve seu “boom’ nos estudos de gênero por volta da década 60 e tem cada vez mais sendo debatido e ampliado em diversos espaços, dentro e fora do academicismo.
O recorte racial se faz necessário, pois esses conceitos estão carregados de esteriótipos e padrões sociais eurocêntricos e heteronormativos.
É muito importante que o homem negro encontre seu protagonismo nessas discussões, exponham seus olhares, sua vivências e tenham referências negras nesse debate, para então seguir na luta antirracista com os demais(cientes de suas realidades).
Gostaria de saber se seria possível divulgar o evento (amanhã ou sábado mesmo) para que mais pessoas fora do meu círculo tenham acesso e sintam-se convidadas.
O público alvo são homens negros, mas, é óbvio que os demais sujeitos serão bem vindos nessa luta antirracista( que é de toda a sociedade).”
Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.