Home / * PORTAL / Coletivo Memória Ativa se manifesta sobre incêndio de vagão histórico na Gare
foto: Gabriela Flôres

Coletivo Memória Ativa se manifesta sobre incêndio de vagão histórico na Gare

NOTA PÚBLICA
O Coletivo Memória Ativa, atento à sua vocação de zelar pelo Patrimônio Cultural de nossa cidade, vem a público manifestar a sua indignação com o descuido para com um monumento histórico da cidade, consumido pelas chamas, neste domingo. Pela segunda vez, o espaço da Gare da Estação Ferroviária é atingido por um sinistro do qual se poderia estar prevenido, em condições normais de cuidado e proteção.
Lamentamos a destruição de um vagão restaurado para representar aos santa-marienses e visitantes a importância que teve a ferrovia e a ação dos ferroviários para com o desenvolvimento de Santa Maria, na primeira metade do século passado.
Insistimos na urgência da adoção de uma Política para Preservação do Patrimônio Cultural do Município, com legislação e ações consequentes no sentido de que não se abra margem para que sejam destruídos os elementos materiais e imateriais que contribuem para a nossa identidade e autoestima cidadã. Só assim não estaremos, permanentemente, diante do risco de vermos a história da cidade ser consumida pelas chamas, ou pela exploração econômica.

Santa Maria, 15 de julho de 2019
COLETIVO MEMÓRIA ATIVA

Veja na fan page do coletivo:

Foto e vídeo de Gabriela Flôres:

“Um incêndio na noite deste domingo destruiu um vagão que ficava parado dentro da Gare da Viação Férrea, em Santa Maria. Segundo os bombeiros, as chamas teriam começado por volta das 21h15min.  A Brigada Militar também foi acionada para atender a ocorrência. Não há informações sobre como o fogo teve início. Entretanto, o caso é tratado como um incêndio criminoso, segundo a ocorrência.”  – Notícia sobre incêndio em Diário de Santa Maria

 

***

Mais notícias do coletivo aqui.

Curta a fan page do Coletivo Memória Ativa

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.