A livraria Athena, localizada em Santa Maria-RS foi aberta em 24 de abril de 2011 pela família Kliemann (Daniela, Lucas, Rafael, Leonardo) e hoje possui duas lojas, uma no centro da cidade e outra no Shopping Praça Nova.
A família de empresários que já patrocinou dois eventos da Rede Sina (a 10ª e a 7ª Sina Poética) conta para gente um pouco sobre sua história. Confiram:
1. REDE SINA: Vocês já tinham outros empreendimentos antes ou esse foi o primeiro?
LIVRARIA ATHENA: A família adquiriu a antiga Revistaria Toda Hora, famosa revistaria da Antiga Rua 24 horas, no ano de 2008. Foi nosso primeiro negócio.
2. O que motivou abrir uma livraria? Como foi o processo até a inauguração?
Em 2008 adquirimos a revistaria, aonde o produto mais vendido eram as revistas, mas também comercializávamos outros produtos, como livros, bombonieres, e até sorvetes, refrigerantes, etc. Nessa época a saga de livros Crepúsculo estava bem em alta, e muitos clientes nossos vinham procurar os livros. Percebemos aí uma oportunidade de mercado, montamos uma prateleira exclusiva de livros na loja e fomos aumentando nosso estoque.
No nosso ponto havia um 2 andar inteiro, que era usado somente de escritório e estoque, percebendo um aumento na procura por livros, resolvemos remodelar o nosso negócio, foi então que reformamos todo o segundo andar da loja, fazendo lá um linda e aconchegante livraria, nascia assim em 2011 a Athena Livros e Revistas.
3. Nesses anos todos quais foram ou são os maiores desafios, os prós e contras?
São muitos, obviamente os maiores desafios que enfrentamos são os fatores externos, como greve de caminhoneiros, inflação, e claro, a pandemia. Internamente é um eterno aprendizado, até por conta desses fatores externos a nossa luta é diária por estar sempre tentando compreender as mudanças e aplicar no nosso negócio, de uma maneira que continuemos sempre nos destacando no mercado.
Mas se tivermos que pontuar o maior de todos os desafios, foi sem nenhuma dúvida a venda de livrarias on-line, principalmente com a vinda da Amazon para o Brasil, que transformou o comércio de livros (assim como de todos os produtos) numa verdadeira guerra de preços. Claro quem ganha com isso é o consumidor, mas nós tivemos que nos adaptar a essa nova realidade, e mudarmos a maneira que enxergávamos o nosso negócio. E isso só se intensificou com a pandemia.
4. Como vocês vêm o mercado editorial brasileiro hoje?
Os números literários no Brasil estão bons, há um aumento de leitores e livros vendidos no nosso país nos últimos anos, mas como falei ultimamente, com um número cada vez maior de vendas on-line, então em contramão do excelente número de leitores, as livrarias estão apresentando números piores do que anos anteriores. É uma mudança que veio para ficar, infelizmente nenhuma livraria de rua consegue competir com preços de e-commerce, porém existem diversas maneiras de ainda se tornar competitivo, sem precisar oferecer o menor preço do mercado. E as livrarias que estão conseguindo fazer isso estão tendo bons resultados.
5. Por que investir em literatura?
Por que investir em estudos? Por que investir em Netflix? Literatura é um aprendizado constante, e também é entretenimento. Há vários estudos de universidades que comprovam que pessoas que lêem mais, num geral são mais bem sucedidas. A leitura aumenta a capacidade cognitiva, expande o vocabulário, estimula concentração, a memória e a imaginação.
6. Para vocês qual a importância da realização da Sina Poética | sarau de poesia para Santa Maria?
Acredito que todo evento e ação que tenha como meio a literatura seja de grande importância para o crescimento da nossa sociedade, fomentando cada vez mais a valorização da arte e cultura em nossa cidade. A aproximação do público literário pode ser uma ferramenta muito importante no desenvolvimento de Santa Maria.
MAIS SOBRE A EMPRESA EM:
7ª SINA POÉTICA PRESENCIAL | 30/03 – QUA – 20H – NO OLD SCHOOL PUB
EVENTOS DA REDE SINA PATROCINADOS PELA LIVRARIA ATHENA:
7ª SINA POÉTICA PRESENCIAL | 30/03 – QUA – 20H – NO OLD SCHOOL PUB
7ª SINA POÉTICA PRESENCIAL | 30/03 – QUA – 20H – NO OLD SCHOOL PUB