Nesta quinta-feira, 20 de Maio, a 38ª edição do Diversidade Feminina traz o tema RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO NO PROJETO INSPIRA na Live Ao vivo às 19h. Na 31ª edição deste programa, tivemos a honra de conhecer o projeto Inspira desenvolvido pela UFSM, que compõe uma das ações do Observatório dos Direitos Humanos. A maternidade tem muitas formas de ser vivida e acontece em muitos lugares e contextos. Nessa live, teremos a oportunidade de ouvir a experiência da maternidade a partir da perspectiva de uma ex-integrante do Projeto Inspira, que viveu parte de sua vida no contexto prisional. Ouvir a sua palavra é um desafio para nosso exercício sororal entre mulheres. Confira abaixo mais informações e agende-se para conversar conosco e trazer sua contribuição com esse tema tão importante. O programa será transmitido pela Rede Sina via Facebook (www.facebook.com/redesina/) e Youtube (www.youtube.com/redesina/).
DIVERSIDADE FEMININA
Dia: 20 de Maio | quinta-feira
Horário: às 19h
Dia: todas as quintas-feiras
Canais: Youtube – www.youtube.com/redesina/ | Facebook – www.facebook.com/redesina/
Apresentação e Produção: Helaysa Pires
O Programa Diversidade Feminina surgiu como uma parceria entre a Rede Sina e o Comitê Cultura do Grupo Mulheres do Brasil. Nosso intuito é compartilhar saberes e experiências sobre os diversos desafios que as mulheres encontram para serem protagonistas. A apresentadora, Helaysa Pires, é Mestre em Ciências Sociais(UFSM), fundadora da Joana D’Arc Consultoria e Líder do Comitê Cultura do Núcleo de Santa Maria do Grupo Mulheres do Brasil.
Transmissão: Rede Sina
REDE SINA é uma plataforma digital que produz conteúdo e jornalismo nos mais variados setores. Respeitando a pluralidade de olhares sensíveis às causas sociais, a cultura e política – no Brasil e no mundo.
O Programa Diversidade Feminina é um espaço de trocas entre mulheres sobre temas relacionados às ações realizadas por elas e seus efeitos num nível comportamental que, numa perspectiva antropológica, espelha e cria aquilo que chamamos de cultura.
CONVIDADA
Katiusca Ramos Machado
Técnica em Enfermagem e ex-participante do Projeto Inspira
ANFITRIÃS
Márcia Eliane Leindcker da Paixão
Graduada em Pedagogia, mestrado em Ciências Sociais Aplicadas e doutorado em Educação, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Atualmente, é professora adjunta IV da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Departamento Fundamentos da Educação (FUE) . Foi docente na Escola Superior de Teologia (Faculdades EST), em São Leopoldo/RS por doze anos, nas áreas de Diaconia e Teologia Feminista. Tem experiência na área de Educação Popular, de Estudos de Gênero/feminismos e de Teologia – ênfase Diaconia. Integrou a Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação (CAICE) em 2014-2015. Participou da Comissão Institucional de Acompanhamento de Projetos Pedagógicos de Curso (CIAPPC) – março 2014-abril 2015. Integrou a diretoria da Seção Sindical de Docentes da Universidade Federal de Santa Maria – SEDUFSM (junho 2014-junho 2016). Representa o Departamento de Fundamentos da Educação no Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Pedagogia Diurno e Noturno. Representou o Centro de Educação na Câmara de Extensão da UFSM (agosto 2016-dezembro 2019). Integra a Comissão Institucional de Políticas de Igualdade de Gênero (setembro 2017). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Gênero e do Grupo de Estudos Feministas Elas. Integrou a Comissão de fundação do Fórum de Mulheres de Santa Maria (2014). As áreas de ensino, pesquisa e extensão relacionam gênero/feminismos, diaconia , educação popular e educação ambiental/ecofeminismo. Foi coordenadora substituta do Curso de Pedagogia Diurno – setembro de 2018 a setembro de 2020.
Graziela Escandiel de Lima
Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS (2002) e Graduação em Pedagogia – Educação Pré-Escolar e Matérias Pedagógicas do 2º Grau. pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS (1999). Professora no Centro Universitário de Jaraguá do Sul/SC – UNERJ (2002 a 2006). Atualmente é professora no Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior- (GPFOPE) e do Grupo de Pesquisa GPDOC – Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior. Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – Diurno (2014-2016). Coordenadora de Área do PIBID/UFSM/Pedagogia – Educação Infantil (2014-2018). Coordenadora Institucional do PIBID/UFSM (2018-2020) e (2020-2022) Tem experiência na área de Educação, na Formação de Professores em cursos de Pedagogia. Seus estudos têm ênfase na Educação Infantil e conhecimentos relativos à infância. Atua principalmente com os seguintes temas: Infância, Educação Infantil, Trabalho Pedagógico, Docência e Estágios.
PRÓXIMO PROGRAMA:
27/05/2021 | Quinta-feira | às 19h | DIVERSIDADE FEMININA | Anfitriã: Camila Dias | Empreendedorismo Materno Sustentável
CONTATOS
Email:joanadarcconsult@gmail.com
Telefone: 55 – 9 8170-9745
“Aproprie-se do saber que sua história carrega!”
https://www.facebook.com/joanadarcconsult
Instagram: @joanadarcconsult