Home / * PORTAL / 01/04 – QUINTA-FEIRA – 19H30 – DIVERSIDADE FEMININA – 31ª ED. – RIR DAS SUAS PRÓPRIAS VULNERABILIDADES: ALIVIA OU CAMUFLA?

01/04 – QUINTA-FEIRA – 19H30 – DIVERSIDADE FEMININA – 31ª ED. – RIR DAS SUAS PRÓPRIAS VULNERABILIDADES: ALIVIA OU CAMUFLA?

Nesta quinta-feira,  1º de Abril, a 31ª edição do Diversidade Feminina traz o tema RIR DAS SUAS PRÓPRIAS VULNERABILIDADES: ALIVIA OU CAMUFLA? na Live Ao vivo às 19h30. Esta edição acontece junto ao dia da mentira, dia de brincar e dizer “Feliz Dia dos Bobos!”. É fácil descobrir que a origem deste dia é Francesa, do reinado de Carlos IX quando o ano novo era comemorado em 25 de Março junto com a chegada da primavera. As festas incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro,  duravam uma semana, terminando em 1º de abril. E aproveitando essa data, trouxemos esse tema, pois rir pode ser uma forma leve de lidar com as vulnerabilidades. Quem não tem uma história de uma gafe “consertada” com algo engraçado? Por outro lado, quantas vezes se faz graça de uma situação onde uma vulnerabilidade dolorosa fica exposta. Se não for nossa, podemos chamar isso de bullying, racismo e outras tantas coisas mais. Ser ridículo é algo normal e pode acontecer com qualquer um de nós. Quando estudei sobre os etnógrafos (pessoas que estudam o exótico) são especialistas nisso. É quase um ritual de passagem deste tipo de pesquisador do comportamento humano. E cometer uma gafe se aproxima muito do ridiculo. Agora, é preciso ter atenção quando isso acontece sistematicamente com uma ou mais pessoas. Hoje vamos conversar um pouco sobre isso e outro pouco sobre como rir das nossas vulnerabilidades e frustrações podem trazer um alívio, uma leveza para a nossa existência. Largar aquela obrigação de seguir aquele correto juíz, ou talvez, aquele lado Deus. Ou aquele lado que quer ser perfeito (Per – através/ feito – concluído), ou o que querer agradar todos. Olha para esse rei interno e diz: “Hey! Você aí! Me dá um tempo aí! Você não vê? Somos todos seres vulneráveis!” Vamos, sim, rir das nossas próprias fragilidades! E tenhamos compaixão e cuidado com a vulnerabilidade alheia. Confira abaixo mais detalhes sobre este time de mulheres que estarão conversando sobre esse tema e agende-se para conversar conosco. O programa é transmitido pela Rede Sina via Facebook (www.facebook.com/redesina/) e Youtube (www.youtube.com/redesina/) .

 

DIVERSIDADE FEMININA

Dia: 01º de Abril | quinta-feira

Horário: às 19h30

Dia: todas as quintas-feiras

Canais: Youtubewww.youtube.com/redesina/ | Facebook  –  www.facebook.com/redesina/

Apresentação e Produção: Helaysa Pires

O Programa Diversidade Feminina surgiu como uma parceria entre a Rede Sina e o Comitê Cultura do Grupo Mulheres do Brasil. Nosso intuito é compartilhar saberes e experiências sobre os diversos desafios que as mulheres encontram para serem protagonistas. A apresentadora, Helaysa Pires, é  Mestre em Ciências Sociais(UFSM), fundadora da Joana D’Arc Consultoria e Líder do Comitê Cultura do Núcleo de Santa Maria do Grupo Mulheres do Brasil.

Transmissão: Rede Sina

REDE SINA é uma plataforma digital que produz conteúdo e jornalismo nos mais variados setores. Respeitando a pluralidade de olhares sensíveis às causas sociais, a cultura e política – no Brasil e no mundo.

O Programa Diversidade Feminina é um espaço de trocas entre mulheres sobre temas relacionados às ações realizadas por elas e seus efeitos num nível comportamental que, numa perspectiva antropológica, espelha e cria aquilo que chamamos de cultura.

ANFITRIà

Helaysa Kurtz Gressler Pires (Joanete)

Mestre em Ciências Sociais com uma pesquisa na linha Gênero, Corpo e Saúde pela UFSM. Técnica em Administração, atuei com Atendimento ao Público e Vendas por 3 anos. Terapeuta Reikiana e estudante de diferentes técnicas de conexão espiritual. Atuo desde 2019 na realização de um serviço de autoconhecimento para mulheres chamado Joana D’Arc Consultoria e estou me descobrindo como palhaça elaborando algumas vulnerabilidades através desse processo.

 

CONVIDADAS

Vanderléia Will (Vandeca)

Atriz, palhaça, cômica. Formada em 1994 pela Universidade Estadual de Santa Catarina no curso Educação Artística – habilitação em Arte Cênica. Integra a Cia Pé de Vento Teatro desde sua fundação no ano de 1998. Pesquisadora de músicas, poesias, ditos e histórias da cultura popular de Florianópolis, é criadora da famosa e hilariante personagem Dona Bilica, que faz muito sucesso há 25 anos, com seu jeito alegre de representar uma típica lavadeira, benzedeira e rendeira da ilha. O trabalho se desenvolve através do imaginário ilhéu: contos, causos e crendices dos habitantes tipicamente nascidos na ilha de Santa Catarina. Co-realizou, juntamente com Teatro de Anônimo a equipe de produção das 8º.Edição do Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro, em Florianópolis no ano de 2009. E apartir daí produziu e realizou sete edições do Festival Internacional de Palhaços “Ri Catarina”. Participa como atriz de diversos festivais e encontros de teatro no Brasil e Exterior, participando de debates e palestras relacionadas à gestão, autonomia e trabalho do ator cômico. Hoje alem de seu repertório de espetáculos e apresentações Vanderléia dedica-se a formação de  palhaços e palhaças , através de projetos “Escola de Palhaços”, oficinas e o grupo de treinamento em palhaçaria “Agrupa”  que dirige em Florianópolis. Foi proprietária do extinto espaço cultural da cidade o Circo da Dona Bilica de 2014 a 2018. Onde administrava, e produzia toda a agenda de programação de espetáculos do espaço. Sua experiência há 32 anos fazendo teatro, e pesquisando a arte de fazer rir, lhe deram maturidade para nos últimos 4 anos ser também diretora de espetáculos e números de palhaçaria

 

 

Raquel Bernardi Kurtz

Atualmente é proprietária do Mather Tablao espaço voltado para as Práticas Integrativas e Projetos voltados ao 3º setor, na área da Saúde, Educação e Cultura, onde atua como Consteladora Familiar, e Consteladora Familiar especializada em Constelação Familiar com Cavalos método OMEGA- TAC – EAGALA PACAGUA. Especializada em Coach Sistêmico Integrativo, pela Metaforum Internacional. Terapeuta Comunitária pela ABRATECOM Fortaleza- CE. Focalizadora de Danças Circulares Sagradas formada pelo GIRAFLOR e Membro do CID Conselho Internacional de Dança / International Dance Council organização oficial ligada a UNESCO. Em formação pelo TAWA-UNIPAZ em Jornada de Auto-Conhecimento em Jornada para Multiplicadores de Grupos Terapêuticos. Mestranda em Humanidades e Linguagens pela UNIFRA –Universidade Franciscana. Geradora de Círculos Femininos, onde é Facilitadora do resgate do conhecimento ancestral para processos de auto-conhecimento e fortalecimento de mulheres.

PRÓXIMO PROGRAMA:

08/04/2020 | Quinta-feira | às 19h30 | DIVERSIDADE FEMININA | EMPODERAMENTO ATRAVÉS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

CONTATOS

Email: joanadarcconsult@gmail.com

Telefone: 55 – 9 8170-9745

“Aproprie-se do saber que sua história carrega!”

https://www.facebook.com/joanadarcconsult

Instagram: @joanadarcconsult

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.