29/03 – Segunda-feira – 21h
Glocal: Distrito Criativo – Santa Maria-RS
Edição: 02
Apresentação: Silon Procath
Convidados: Clarissa Stefani e Rodrigo Decimo
Transmissão em:
www.facebook.com/redesina
www.youtube.com/redesina
e nesta publicação.
Próximo programa: 12/04 – Seg – 21h
Na segunda-feira, dia 29 de março às 21h, acontece a 2ª edição o programa Glocal apresentado por Silon Procath, com o tema “Distrito Criativo – Santa Maria-RS”. Esta edição conta com os convidados Clarissa Stefani e Rodrigo Decimo.
O apresentador, Silon Procath, possui Graduação em Agronomia pela UFSM, doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela UFPel. Foi Coordenador de Projetos sendo responsável pelos projetos de captação de recursos para inovação e pesquisa da UNISC. Foi sócio e diretor de inovação e novos negócios da startup Tecniagro. Atualmente, é responsável pelos ambientes de inovação da UFSM, mentor de startups e investidor em duas startups. Além disso já organizou hackthons, criou modelo de incubação e pré-incubação em duas incubadoras.
Convidados:
Clarissa Stefani: Pós-Doutora e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Tem experiência em elaboração e gestão de projetos com órgãos de fomento e financiamento como: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Tem experiência na área pública atuando como Gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina – Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) na gestão e operação de projetos em âmbito Estadual e elaboração da Política Estadual de CT&I e implantação de habitats de inovação. Além disso, tem atuação no apoio de projetos com parcerias público-privadas e na implantação de laboratórios de inovação de governo, principalmente com experiência de mudança de cultura para a inovação em órgãos públicos e na implantação de processos de inovação aberta. Em meio empresarial teve atuação em gestão de habitats de inovação, construção de metodologias para habitats de inovação se associando a gestão de incubadoras, pré-incubadoras, centros de inovação, ambiente maker e coworking. Atuou como supervisora geral da reformulação do Portal do Professor – parceria UFSC e Ministério da Educação e participou da implantação do cluster de inovação na educação em Santa Catarina Coordena o projeto Fortalecimento de Habitats de Inovação que atua na ativação do ecossistema catarinense e na implantação dos 13 Centros de Inovação do Estado de Santa Catarina, da Rede de Inovação de Florianópolis e na implantação do Living Lab Florianópolis. É líder do grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento ? único grupo do Brasil certificado no CNPq com foco em habitats de inovação e empreendedorismo. (via.ufsc.br). O grupo é detentor de metodologias de orquestração de ecossistema, implantação e operação de ambiente maker, incubadoras, pré-incubadoras, espaços de inovação aberta com interação de startups e gamificação para a inovação. Tem experiência internacional e conexões com pesquisadores e ambientes de inovação de países como Espanha, Portugal, Colômbia, México, China, Itália, Argentina e Uruguai.
Rodrigo Decimo: Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Casado e com dois filhos, escolheu Santa Maria para constituir sua família.
Desde muito cedo, na vida profissional, procurou contribuir com a comunidade em que está inserido. Em junho de 1999, associou-se ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Santa Maria, o Sinduscon. A partir desta associação, foi convidado para participar das diretorias deste sindicato, primeiramente, como diretor e, posteriormente, como vice-presidente de recursos humanos e vice-presidente geral, até que, em 2006, assumiu a presidência da entidade, atuando por dois mandatos. Em 2008, foi convidado a ser diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, a Fiergs, onde permaneceu até 2011. Em 2009, foi convidado a assumir uma das diretorias da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria, a Cacism. Na gestão seguinte, assumiu a vice-presidência da indústria e, na próxima, a vice-presidência geral. Em 2015, tomou posse como presidente, onde permaneceu até 2019. Atualmente, além de vice-prefeito é diretor da Fabricon Aço Pronto e da DC2 Engenharia. Filiado ao PSL, colocou-se à disposição de Santa Maria para trabalhar e contribuir pelo seu desenvolvimento.