O V ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual, festival parceiro da Rede Sina, acontece em formato virtual de 16 à 21 de março e promove debates, palestras e masterclass gratuitos. Nesta edição, os roteiristas Fabio Porchat (Porta dos Fundos) e Thiago Dottori (“Turma da Mônica – Laços”) estão entre os convidados do seminário do ROTA. O evento é totalmente gratuito este ano, já que o festival foi contemplado em edital da Lei Aldir Blanc, que estabelece ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia. As inscrições para assistir às palestras e aos debates estão abertas, no site rotafestival.com.
Profissional de múltiplos talentos e autor na série “Homens?” e no filme “Contrato vitalício”, entre outros trabalhos, o humorista Fabio Porchat vai falar sobre sua trajetória em entrevista a Bruno Bloch e Filippo Cordeiro, apresentadores do podcast Primeiro Tratamento, no dia 19, às 19h. Já Thiago Dottori, que também assina o roteiro do inédito “Turma da Mônica – Lições”, vai debater as especificidades da escrita para produções infantojuvenis com os colegas Natália Maeda (“O Zoo da Zu”) e Renato Noguera (“Nana & Nilo”) no dia 18, às 20h30.
Os seis dias do seminário incluem discussões sobre pesquisa em roteiro no Brasil e roteiros que fogem do realismo, masterclass com Melanie Dimantas (“O Escaravelho do Diabo”) e palestras com Eduardo Escorel (“Imagens do Estado Novo 1937-45”) e Maíra Oliveira, presidente da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Uma novidade desta edição é o Bate-tela, uma conversa virtual entre dois convidados, com os temas “Roteiro de não-ficção” e “Bíblias de séries”.
Criado por Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Perozzo e Evandro Melo, o ROTA compreende ainda concurso de roteiros de curta-metragem, encontro de negócios, laboratório de projetos de série e mostra competitiva de curta-metragem. Além da avaliação feita por um júri profissional, haverá votação popular para os curtas da mostra, que ficarão disponíveis no site do evento, e os pitchings dos finalistas do laboratório de projetos de série, que poderão ser acompanhados em tempo real pelas redes sociais do festival.
A parceria da Rede Sina com o ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual iniciou em 2018 com a criação da categoria Melhor Curta com Tema Social sugerida pela fundadora da Rede Sina Melina Guterres (Mel Inquieta), a qual é entregue o troféu Rede Sina/ROTA para o melhor curta inscrito no festival que tenha temática de relevância social. O objetivo além da parceria é valorizar a produções de obras audiovisuais com temas políticos sociais. Venceram o Troféu Rede Sina/ Rota em 2020 o curta Gilson de Vitória Di Bonesso, em 2019 Vinde como Estais de Rafael Ribeiro e Galba Gogóia e em 2018 Vidas Cinzas de Leonardo Martinelli.
Confira o que Mel Inquieta fala ao Festival este ano:
Confira a programação completa do seminário do V ROTA:
16 de março (terça-feira)
19h: “A relação entre o roteiro audiovisual e dramaturgia” – Maria Shu e Renata Mizrahi
20h30: Mesa de debates “Pesquisa em roteiro no Brasil” – Marcel Vieira (UFPB), Maria Caú (Globo/UFRJ) e Pablo Gonçalo (UNB). Mediação: Carolina Amaral
17 de março (quarta-feira)
19h: Masterclass “O medo do roteirista diante do prazo de entrega” – Melanie Dimantas
20h30: Bate-tela “Roteiro de não-ficção” – Ana Abreu e Letícia Bulhões Padilha
18 de março (quinta-feira)
19h: Palestra “O ponto de vista do editor sobre roteiro” – Eduardo Escorel
20h30: Mesa de debate “Escrita para infantojuvenil” – Natália Maeda, Renato Noguera e Thiago Dottori. Mediação: Gell Macedo
19 de março (sexta-feira)
19h: Entrevista Primeiro Tratamento – Bruno Bloch e Filippo Cordeiro entrevistam Fabio Porchat
20h30: Mesa de debate “Escrevendo roteiros que fogem do realismo” – Teodoro Poppovic, Felipe Sant’Angelo e Mariana Trench Bastos. Mediação: Fernando Ticon
20 de março (sábado)
19h: Palestra “Estruturas narrativas não hegemônicas, o que temos a aprender com o episódio final de ‘I May Destroy You’” – Maíra Oliveira
20h30: Bate-tela “Bíblias de série” – Myrza Muniz e Flávia Vieira
21 de março (domingo)
11h: Palestra “GEDAR e a questão dos direitos autorais” – Marcílio Moraes, presidente da GEDAR (Gestão de Direitos de Autores Roteiristas)
13h: “Por dentro da sala de roteiro” – Mirna Nogueira