22/12 – terça – 20h30
Masculinidade(s)
Apresentado por: Afro Guga, Emiliano Kelm, Lucas Motta Brum, Romeu Casarotto
Convidado: Otávio Rosa
A Solidão Masculina
Live em:
www.facebook.com/redesina
www.youtube.com/redesina
Se homens muitas vezes não encontram um espaço seguro para falar sobre suas emoções nem com seus amigos mais próximos, o que isso diz sobre a noção de masculinidade que herdamos da cultura?
Ainda que a sociedade esteja em constante mudança, os referenciais da masculinidade que vemos nos mais variados discursos ainda são os da dominação, da rigidez e da supressão dos sentimentos.
Por consequência, as marcas do machismo se expressam não só na estrutura social tão marcada pela violência, mas também na saúde mental masculina e nas relações nocivas que se estabelecem.
Terça, 22/12, às 20h30, um diálogo sobre a solidão masculina e suas implicações sociais.
Convidado:
Otávio Chagas Rosa: jornalista, mestre em comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorando em Ciências Sociais pela UFSM. Estuda representações sobre masculinidades nas mídias digitais.
Participantes:
Afro Guga
Ativista Social antirracista e lgbti+ em Santa Maria, acadêmico de Ciênciais Sociais -UFSM e Pré-Candidato a Vereador de Santa Maria pelo PSOL.
Emiliano Kelm
Estudante de Filosofia, colabora com a promoção diálogos sobre questões que não têm espaço na educação escolar usual, como as emoções, a sexualidade e a pornografia. Participa ativamente de dois grupos em que o foco é a reflexão crítica sobre a(s) masculinidade(s), o Coletivo Conversae e RessignificAres: masculinidades em movimento.
Lucas Motta Brum
Psicólogo clínico e mestre em Psicologia da Saúde, Orientador Educacional e Músico. Estudioso do tema da(s) masculinidade(s) desde 2015.
Romeu Casarotto
Analista de sistemas, programador e ativista em favor da união e sensibilização por relações mais saudáveis e inclusivas em nossa sociedade. Colabora, desde 2019, com a promoção de espaços de troca sobre masculinidades possíveis, através do Coletivo Conversae