Nesta quinta-feira, 19 de Novembro, a 21ª edição do Diversidade Feminina traz o tema EDUCAÇÃO COMO PROCESSO CRIATIVO na Live Ao vivo às 19h30. A educação pode ser pensada como um processo pedagógico a partir de uma relação entre professor e aluno em que este último é visto como ser desprovido saber. Essa premissa acaba criando uma hierarquia na qual o professor é um transmissor do saber e cuja atribuição é informar, instruir e/ou treinar o aluno para viver no mundo. A institucionalização da educação delega ao professor essa tarefa. Porém, como já abordamos nas nossas lives sobre educação, este momento de pandemia tem mostrado o quanto o viés pedagógico deixa de considerar fatores mais amplos, como por exemplo, a dimensão cultural. Quando olhamos para essa dimensão, veremos a escola como uma instituição disciplinadora oriunda do contexto de expansão industrial cujo objetivo é a perpetuação de uma padronização uniformizante. Ou seja, a educação passa a ser um processo reprodutivo de uma cultura que desarticula as diferenças. Nas margens desta lógica, vemos profissionais de outros camposa do saber adentrando na instituição escola para dar conta das exclusões, como psicólogos, assistentes sociais e outros. O surgimento do curso de Educação Especial no início da década de 1990 dá indícios de mudanças naquela lógica uniformizadora. Nesta quinta, vamos ir um pouco além neste tema e pensar a Educação como um Processo Criativo conversando com duas mulheres que estudam e atuam de forma prática com a educação dentro de comunidades que se propõem uma nova lógica para as relações sociais. O programa é transmitido pela Rede Sina via Facebook (www.facebook.com/redesina/) e Youtube (www.youtube.com/redesina/) .
DIVERSIDADE FEMININA
Dia: 19 de Novembro | todas as quintas-feiras
Horário: às 19h30
Canal: Facebook – www.facebook.com/redesina/
Apresentação e Produção: Helaysa Pires
O Programa Diversidade Feminina surgiu como uma parceria entre a Rede Sina e o Comitê Cultura do Grupo Mulheres do Brasil. Nosso intuito é compartilhar saberes e experiências sobre os diversos desafios que as mulheres encontram para serem protagonistas. A apresentadora, Helaysa Pires, é Mestre em Ciências Sociais(UFSM), fundadora da Joana D’Arc Consultoria e Líder do Comitê Cultura do Núcleo de Santa Maria do Grupo Mulheres do Brasil.
Transmissão: Rede Sina
REDE SINA é uma plataforma digital que produz conteúdo e jornalismo nos mais variados setores. Respeitando a pluralidade de olhares sensíveis às causas sociais, a cultura e política – no Brasil e no mundo.
Convidadas
Caroline Castro de Mello
Licenciada em Ciências Biológicas, Mestra e Doutoranda em Educação e terapeuta sistêmica. Como mãe e educadora acredita na mudança do mundo por meio de uma educação consciente – matrística, que começa no ventre, atua nas sutilezas do cotidiano e perdura por toda a vida.
Danielle Rangel Dal Moro
Facilitadora e empreendora na Pulsar, trabalha com projetos que envolvem colaboração e experiências de aprendizagem voltadas para a educação empreendedora. Atualmente mora na Nação Tutumbaiê e estuda construção de comunidades
PRÓXIMO PROGRAMA:
26/11/2020 | Quinta-feira | às 19h30 | DIVERSIDADE FEMININA |
Contato: 55 98170 9745
“Aproprie-se do saber que sua história carrega!”