{"id":6127,"date":"2019-04-03T07:11:29","date_gmt":"2019-04-03T10:11:29","guid":{"rendered":"http:\/\/redesina.com.br\/?p=6127"},"modified":"2019-04-03T07:39:56","modified_gmt":"2019-04-03T10:39:56","slug":"espetaculonosm","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/redesina.com.br\/espetaculonosm\/","title":{"rendered":"10\/04 Espet\u00e1culo “N\u00f3” de Deborah Colker em Santa Maria"},"content":{"rendered":"

Dia 10 de abril, quinta, \u00e0s 20h, espet\u00e1culo “N\u00f3” de Deborah Colker no Centro de Conven\u00e7\u00f5es na UFSM<\/strong><\/p>\n

Enquanto seu mais recente espet\u00e1culo, C\u00e3o Sem Plumas (2017), viaja pelo Brasil e pelo mundo, Deborah Colker, cuja companhia conta com o patroc\u00ednio da Petrobras desde 1995, revisita uma coreografia lan\u00e7ada em 2005, na Alemanha, e que n\u00e3o remontava desde 2012, at\u00e9 sua reestreia o ano passado, em Minas Gerais e S\u00e3o Paulo.
\nN\u00f3, bal\u00e9 que ser\u00e1 apresentado no dia 10 de abril em Santa Maria, no Centro de Conven\u00e7\u00f5es da UFSM, \u00e9 um marco na trajet\u00f3ria de Deborah. Foi quando ela \u201cvirou a esquina\u201d, como diz. Interrompeu sua premiada investiga\u00e7\u00e3o sobre movimento e espa\u00e7o \u2013 que resultou em Velox (1995), Rota (1997) e Casa (1999) e 4 por 4 (2002) \u2013 para mergulhar naquilo que v\u00ea como \u201ca trag\u00e9dia e a complexidade dos impulsos humanos\u201d. O tema de N\u00f3 \u00e9 o desejo.<\/p>\n

\u201cC\u00e3o Sem Plumas me dilacerou, me esvaziou. Senti a necessidade de voltar ao N\u00f3, rever o lugar onde minhas perguntas e ang\u00fastias come\u00e7aram a mudar. Eu tinha certeza de que n\u00e3o havia feito tudo o que precisava com N\u00f3\u201d<\/p><\/blockquote>\n

\"\"explica Deborah. A coreografia de C\u00e3o Sem Plumas, baseada em poema de Jo\u00e3o Cabral de Melo Neto e executada por bailarinos cobertos de lama, valeu a Deborah o pr\u00eamio Benois de la Danse, tido como o Oscar da dan\u00e7a. N\u00f3 volta completamente transformado. H\u00e1 mudan\u00e7as cenogr\u00e1ficas, a trilha sonora ganha mais temas compostos por Berna Ceppas, e a m\u00fasica \u201cCarne e Osso\u201d, da banda Picassos Falsos, embala um duo rom\u00e2ntico. As modifica\u00e7\u00f5es que Deborah realizou na coreografia s\u00e3o frutos de seu amadurecimento nos \u00faltimos 13 anos.<\/p>\n

\u201cO corpo \u00e9 o lugar do desejo. E o corpo erotiza quando dan\u00e7a. N\u00f3 tem essa liberdade, mas s\u00f3 agora, 13 anos depois da estreia, \u00e9 que me sinto mais segura para tratar disso\u201d<\/p><\/blockquote>\n

diz ela. O primeiro ato come\u00e7a com uma \u00e1rvore no centro do palco. S\u00e3o 120 cordas, representando la\u00e7os afetivos. Os bailarinos as soltam aos poucos, at\u00e9 que se assemelhem a uma floresta. Eles se valem de t\u00e9cnicas como a bondage (uso de cordas para controle da dor e do prazer).<\/p>\n

\u201cNo primeiro duo, o homem amarra a mulher por escolha dela. Domina\u00e7\u00e3o e submiss\u00e3o est\u00e3o presentes na consci\u00eancia plena de ambos. N\u00e3o h\u00e1 liberdade sem dor, n\u00e3o h\u00e1 prazer sem consci\u00eancia\u201d<\/p><\/blockquote>\n

afirma Deborah, que tem o irm\u00e3o, Flavio Colker, na codire\u00e7\u00e3o.
\nNo segundo ato, a companhia dan\u00e7a dentro e em torno de uma grande caixa transparente criada por Gringo Cardia, diretor de cenografia. Se as cordas apontam para a natureza, a caixa evoca o mundo urbano.<\/p>\n

\u201cO desejo e os enigmas come\u00e7am no corpo e saltam para fora da forma que conseguem\u201d<\/p><\/blockquote>\n

diz Deborah. Na trilha sonora da primeira parte, al\u00e9m de cria\u00e7\u00f5es de Berna Ceppas e Kassin, h\u00e1 trechos de Ravel e Alice Coltrane. Na segunda est\u00e3o preciosidades como \u201cMy One and Only Love\u201d, com Chet Baker; \u201cCoisa n\u00ba 9\u201d, de Moacir Santos; e \u201cPreciso Aprender a Ser S\u00f3\u201d, de Marcos Valle e Paulo Sergio Valle, na voz de Elizeth Cardoso.
\nOs figurinos, que transmitem erotismo e tamb\u00e9m delicadeza, s\u00e3o do estilista Alexandre Herchcovitch. A ilumina\u00e7\u00e3o \u00e9 de Jorginho de Carvalho, parceiro de longa data de Deborah. A dire\u00e7\u00e3o de produ\u00e7\u00e3o \u00e9 de Jo\u00e3o Elias, fundador da companhia.<\/p>\n

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