{"id":3352,"date":"2017-10-22T10:38:55","date_gmt":"2017-10-22T13:38:55","guid":{"rendered":"http:\/\/redesina.com.br\/?p=3352"},"modified":"2020-11-12T03:30:03","modified_gmt":"2020-11-12T06:30:03","slug":"historia-da-arte-o-nascimento-de-venus-de-botticelli","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/redesina.com.br\/historia-da-arte-o-nascimento-de-venus-de-botticelli\/","title":{"rendered":"HIST\u00d3RIA DA ARTE: O Nascimento de V\u00eanus de BOTTICELLI"},"content":{"rendered":"
O Nascimento de V\u00eanus<\/b>\u00a0\u00e9 uma pintura de\u00a0Sandro Botticelli<\/a>, encomendada por\u00a0Lorenzo di Pierfrancesco de M\u00e9dici<\/a>\u00a0para a\u00a0Villa Medicea di Castello<\/a>.[1]<\/a><\/sup><\/p>\n A obra est\u00e1 exposta na\u00a0Galleria degli Uffizi<\/a>, em\u00a0Floren\u00e7a<\/a>, na\u00a0It\u00e1lia<\/a>. Consiste de t\u00eampera sobre tela e mede 172,5\u00a0cm de altura por 278,5\u00a0cm de largura.<\/p>\n A pintura representa a\u00a0deusa<\/a>\u00a0V\u00eanus<\/a>\u00a0emergindo do\u00a0mar<\/a>, j\u00e1\u00a0mulher<\/a>\u00a0adulta, conforme descrito na\u00a0mitologia romana<\/a>.<\/p>\n \u00c9 prov\u00e1vel que a obra tenha sido feita em\u00a01485<\/a>, sob encomenda para\u00a0Lorenzo di Pierfrancesco de M\u00e9dici<\/a>, que a teria pedido para enfeitar sua resid\u00eancia, a\u00a0Villa Medicea di Castello<\/a>. Alguns estudiosos sugerem que a V\u00eanus pintada para Pierfrancesco, e mencionada por\u00a0Giorgio Vasari<\/a>, teria sido outra que n\u00e3o a obra exposta em Floren\u00e7a e estaria perdida at\u00e9 o momento.<\/p>\n Alguns acreditam[quem?<\/a><\/i>]<\/span><\/sup>\u00a0que a obra seja homenagem ao amor de\u00a0Juliano de M\u00e9dici<\/a>\u00a0(que morreu em\u00a01478<\/a>, na\u00a0Conspira\u00e7\u00e3o dos Pazzi<\/a>) por\u00a0Simonetta Vesp\u00facio<\/a>,[2]<\/a><\/sup>\u00a0que viveu em Portovenere, uma cidadela \u00e0 beira-mar. Qualquer que tenha sido a inspira\u00e7\u00e3o do artista, parecem haver influ\u00eancias de obras como “Metamorfoses<\/a><\/i>” e “Fasti<\/i>“, ambas de\u00a0Ov\u00eddio<\/a>, e “Versos<\/i>“, de\u00a0Poliziano<\/a>.<\/p>\n No quadro, a deusa cl\u00e1ssica V\u00eanus emerge das \u00e1guas em uma concha, sendo empurrada para a margem por\u00a0Z\u00e9firo<\/a>, o Vento Oeste, s\u00edmbolos das paix\u00f5es espirituais, e recebendo, de uma\u00a0Hora<\/i>\u00a0(as\u00a0Horas<\/i>\u00a0eram as deusas das esta\u00e7\u00f5es), uma manto bordado de flores. Alguns especialistas argumentam que a deusa nua n\u00e3o representaria a paix\u00e3o terrena, carnal, e sim a paix\u00e3o espiritual. Apresenta-se de forma similar a antigas est\u00e1tuas de m\u00e1rmore (cujo candor teria inspirado o escultor do\u00a0s\u00e9culo XVIII<\/a>\u00a0Antonio Canova<\/a>), esguia e com longos membros e tra\u00e7os harmoniosos.<\/p>\n O efeito causado pelo quadro, no entanto, foi um de paganismo, j\u00e1 que foi pintado em \u00e9poca em que a maioria da produ\u00e7\u00e3o art\u00edstica se atinha a temas\u00a0cat\u00f3licos<\/a>. Por isso, chega a ser surpreendente que o quadro tenha escapado das fogueiras de\u00a0Savonarola<\/a>, que consumiram outras tantas obras de Botticelli que teriam “influ\u00eancias pag\u00e3s”.<\/p>\n A anatomia da V\u00eanus, assim como v\u00e1rios outros detalhes menores, n\u00e3o revela o estrito realismo cl\u00e1ssico de\u00a0Leonardo da Vinci<\/a>\u00a0ou\u00a0Rafael<\/a>. O pesco\u00e7o \u00e9 irrealisticamente longo e o ombro esquerdo posiciona-se em \u00e2ngulo anatomicamente improv\u00e1vel. N\u00e3o se sabe se tais detalhes constituiram erros art\u00edsticos ou licen\u00e7a art\u00edstica, mas n\u00e3o chegam a atrapalhar a beleza da obra, e alguns chegam a sugerir que seriam press\u00e1gios do vindouro\u00a0Maneirismo<\/a>.<\/p>\n –<\/p>\n Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi<\/b>\u00a0ou\u00a0Sandro Botticelli<\/b>\u00a0(Floren\u00e7a<\/a>,\u00a01\u00ba de mar\u00e7o<\/a>\u00a0de\u00a01445<\/a>\u00a0\u2013\u00a017 de maio<\/a>\u00a0de\u00a01510<\/a>), foi um pintor\u00a0italiano<\/a>. Assim como um de seus irm\u00e3os, havia sido apel<\/a>idado de “botticelli”, que significa em italiano “pequeno tonel”, o ep\u00edteto substitui o “es panucam” sobrenome de fam\u00edlia, passando a identificar o futuro pintor.[1]<\/a><\/sup>Aprendiz no ateli\u00ea de\u00a0Filippo Lippi<\/a>[1]<\/a><\/sup>, estudou na\u00a0Escola Florentina<\/a>\u00a0do\u00a0Renascimento<\/a>\u00a0e igualmente receptivo \u00e0s aquisi\u00e7\u00f5es introduzidas por\u00a0Masaccio<\/a>\u00a0na pintura do\u00a0Quatrocento<\/a>\u00a0e \u00e0s tend\u00eancias do\u00a0G\u00f3tico<\/a>\u00a0tardio, seguiu os preceitos da\u00a0perspectiva<\/a>\u00a0central e estudou as\u00a0esculturas<\/a>\u00a0da\u00a0Antiguidade<\/a>, evoluindo posteriormente para a acentua\u00e7\u00e3o das formas decorativas e da aten\u00e7\u00e3o dispensada \u00e0 harmonia linear do tra\u00e7ado e ao vigor e pureza do colorido. Suas obras tardias revelariam ainda um\u00a0expressionismo<\/a>\u00a0tr\u00e1gico, de agita\u00e7\u00e3o vision\u00e1ria, fruto certamente da prega\u00e7\u00e3o de\u00a0Savonarola<\/a>. Sandro Botticelli usava todas as cores, em especial cores frias.<\/p>\n Foi ainda destacado\u00a0retratista<\/a>\u00a0e seu talento excepcional de transpor para a linguagem formal as concep\u00e7\u00f5es de seus clientes tornou-o um dos pintores mais disputados de seu tempo. Sua reputa\u00e7\u00e3o, alvo de um curto reavivar de interesse no\u00a0s\u00e9culo XVI<\/a>, logo esvaiu-se, e somente com o reaparecimento de uma crescente curiosidade pelo Renascimento, registrada no\u00a0s\u00e9culo XIX<\/a>, e, em particular, pela interpreta\u00e7\u00e3o\u00a0filos\u00f3fica<\/a>\u00a0de suas obras, \u00e9 que sua arte volta a adquirir o \u00eaxito e a fama que mant\u00e9m at\u00e9 hoje.<\/p>\n Fonte: Wikipedia<\/p>\n #REDESINA #MAISCONHECIMENTOMENOSCENSURA<\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O Nascimento de V\u00eanus\u00a0\u00e9 uma pintura de\u00a0Sandro Botticelli, encomendada por\u00a0Lorenzo di Pierfrancesco de M\u00e9dici\u00a0para a\u00a0Villa Medicea di Castello.[1] A obra est\u00e1 exposta na\u00a0Galleria degli Uffizi, em\u00a0Floren\u00e7a, na\u00a0It\u00e1lia. Consiste de t\u00eampera sobre tela e mede 172,5\u00a0cm de altura por 278,5\u00a0cm de largura. 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