Na contagem regressiva para sua quarta edição, o South Summit Brazil, um dos maiores eventos do ecossistema de inovação e negócios na América Latina, divulga detalhes da programação que acontecerá de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Com cinco grandes áreas temáticas – Sustentabilidade, Digitalização, Ecossistema, Mudança Social e The Edge – o evento contará com palestras, painéis e debates com líderes globais, além de reunir mais de 1.000 investidores e 150 fundos de investimento. O evento ocupará os quatro armazéns do Cais Mauá e contará com 7 palcos de atrações, totalizando 38 mil m2.
Um dos destaques da agenda será a sessão “A Ascensão e Queda das Redes Sociais”, com o criador da famosa rede social que marcou gerações, Orkut Büyükkökten. Durante a palestra, ele refletirá sobre a evolução das plataformas digitais e como os aplicativos atuais transformaram a natureza das conexões humanas. A discussão também explora o impacto das redes sociais no comportamento global e como podemos reinventar esses espaços para fomentar interações mais genuínas e autênticas.
O Arena Stage também receberá a Diretora Geral da Intel para a América Latina, Gisselle Ruiz Lanza, que apresentará “PCs aprimorados por IA: Capacitando os usuários a trabalhar de forma mais inteligente”. A discussão abordará como a inteligência artificial está aprimorando os PCs, redefinindo a produtividade e melhorando a experiência do usuário, com impacto em áreas como automação de tarefas, tomada de decisão e eficiência operacional. O presidente da IBM na América Latina, Tonny Martins, participará do bate-papo “IA: Do Hype ao Impacto Real nos Negócios” que vai debater como as empresas estão utilizando a IA para impulsionar a inovação, a eficiência e o crescimento, e como ela está deixando de ser uma palavra de ordem para gerar resultados concretos no mundo dos negócios. Já o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero, vai liderar uma conversa sobre como empresas podem contribuir para cidades mais conectadas e acessíveis no debate “Construindo Cidades Vibrantes: Como as Empresas Moldam Ambientes Urbanos Acessíveis e Centrados no ser Humano”.
Alinhado à tagline “Beyond Resilience”, o painel “Principais Conclusões da COP 29: Preparando o Cenário para a COP 30” será um dos pontos altos do Explore Stage. A CEO da eAmazonia, Caroline Takita Levy; a fundadora da ALG Sustainability Consulting, Ana Luci Grizzi; a presidente do Instituto Talanoa, Natalie Unterstell; e o fundador do Sistema B, Gonzalo Muñoz, discutirão os avanços e desafios para a COP 30, com foco em mudanças climáticas e estratégias globais de ação. O palco também vai receber a sessão “Resiliência cibernética: Prevenção de Fraudes e Golpes Financeiros” que abordará estratégias inovadoras para identificar, prevenir e resolver fraudes digitais, com a participação da fundadora e CEO da Silverguard, Marcia Neto, e a Chief Legal & Compliance Officer da Cora, Monica Leite.
No The Next Big Thing Stage, o CEO do WhatsApp, no Brasil, Guilherme Horn, apresentará a sessão “Além da Mensagem: Como a Comunicação Está Redefinindo os Negócios e Conectando o Mundo”, explorando como o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para negócios, educação e inovação, impulsionada pela IA e mudanças culturais. Já o CEO da BrandLovers, Rapha Avelar, falará sobre “A Era dos Criadores no Marketing: Transformando Estratégias e Conexões”, abordando como as parcerias entre marcas e criadores de conteúdo estão moldando o marketing moderno e gerando resultados reais para as empresas.
O Growth Stage terá a General Partner da Sororitê Ventures, Erica Fridman, e CEO da Canguru, Samilla Dornellas, no painel “Mulheres que Exitam: Histórias de Sucesso e Estratégia”, compartilhando suas trajetórias como empreendedoras de sucesso e as estratégias que as levaram a saídas bem-sucedidas. O espaço também contará com o CEO da Mana Tech, Charly Esnal e o Managing Partner da Staged Ventures, Flavio Pripas, que vão falar sobre “Crescimento Global: Estratégias-Chave para Internacionalização de Startups”, abordando como adaptar modelos de negócios e escalar operações para alcançar mercados internacionais.
Também conta com sessão “Cultura como ferramenta de gestão: IA, liderança e crescimento organizacional”, que conta com a participação de Mônica Hauck, Founder e CEO da Sólides Tecnologia, Guilherme Azevedo, Co-founder da Alice e Julia de Luca, VP de Tecnologia no Itaú BBA. O debate aborda como a IA e a cultura empresarial podem atuar juntas na transformação da saúde, unindo tecnologia, insights baseados em dados e abordagens humanizadas para remodelar a indústria.
Já o painel “Como a mídia social impulsiona o varejo físico”, vai discutir como as experiências de compras digitais e físicas estão cada vez mais integradas. Monique Lima (Mimo Live Sales), Gabriela Comazzetto (TikTok) e Luiza Nolasco (Gringa & START by WGSN) compartilharão insights sobre como marcas e varejistas estão utilizando as redes sociais para engajar clientes, aumentar o tráfego nas lojas físicas e criar estratégias omnichannel mais eficazes.
“O Futuro da Mobilidade: Eletrificação e Sustentabilidade” trará uma discussão sobre como a eletrificação está transformando a mobilidade e redefinindo o transporte sustentável. Entre os palestrantes estão Cristiana Arcangeli (Group Arcangeli) e Alexandre Baldy (BYD do Brasil LTDA), que abordarão as inovações que impulsionam essa mudança, os desafios da adoção em larga escala e o impacto da sustentabilidade no setor automotivo.
O dinâmico cenário do setor fintech na América Latina vai ser tema do encontro “O futuro da Fintech na América Latina”, que contará com a presença de Miguel Armaza (Gilgamesh Ventures), Antonio Echavarria (SSV), Caio Bolognesi (Monashees) e Mariana Foresti (Honey Island Capital). O debate analisa o impacto da inovação e do investimento, as tendências do capital de risco e o papel da inteligência artificial nos serviços financeiros.
O evento também traz histórias inspiradoras no bate-papo “A Jornada Empreendedora de um Fundador Unicórnio”, com Jaana Goeggel (Sororitê) e Juliana Binatti Motta (Pismo). As empresárias compartilharão suas experiências e desafios na construção de startups bilionárias, destacando estratégias de crescimento e as principais lições aprendidas ao longo de suas trajetórias.
Por fim, “Construindo um Império Criativo” contará com a presença de Bruno Gonçalves (Magão) e Konrad Dantas (KondZilla). O empresário e criador de um dos maiores canais do YouTube no Brasil falará sobre sua trajetória no mercado digital e como transformou o funk em um fenômeno global, consolidando sua marca na economia criativa.
SOUTH SUMMIT 2025
DE 9 À 11 de abril no Cais Mauá em Porto Alegre-RS.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
https://www.southsummit.io/pt/brazil/program/
Ingressos seguem à venda:
Os ingressos podem ser adquiridos através do site oficial do evento, nas seguintes categorias: Attendee (R$ 880), Business (R$ 3.899) e Executive (R$ 5.499), no segundo lote. Também é possível adquirir lotes corporativos com descontos (clique aqui para mais informações).
Sobre o South Summit Brazil
Ponto de encontro global entre fundos de investimento, empresas e startups, o South Summit Brazil desembarcou em Porto Alegre em 2022. Surgiu em Madrid há 12 anos e já movimentou 14 USD Bi captados pelas startups ao longo da Startup Competition. Na edição 2024, os 38 mil metros quadrados de área receberam 55 países, 3 mil startups, 800 speakers, 200 patrocinadores, 130 fundos de investimento, sendo 38 internacionais, e cerca de 900 investidores, o que movimentou USD 25 bilhões para investimento disponível para LATAM e USD 213 bilhões de fundos sob gestão. O South Summit Brazil é uma realização da Spain Startup e 4all, com correalização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da IE University, patrocínio global da CAIXA e Governo Federal.