REDE SINA
Uma plataforma digital e muitas ações
Nasceu em 2015 com foco no conteúdo autoral de pessoas com olhares sensíveis às causas sociais, cultura, economia criativa no Brasil e no mundo. Quem acessa hoje a Rede Sina encontra diversas entrevistas, debates, artigos, programas ao vivos. Tudo disponibilizado de forma gratuita para o público, assim como suas plataforma para os colaboradores e produtores dos programas ao vivo. A Rede Sina é um canal que acolhe e amplifica as mais diversas vozes.
Foi criada pela jornalista Melina Guterres (Mel Inquieta) que acredita na comunicação como ferramenta de educação e transformação social. Com a pandemia, a dedicação acabou se tornando ainda maior e necessitando de mais exclusividade. A Rede Sina Em 2020, a Rede Sina abriu espaço para uma diversidade de programas, as lives, onde os apresentadores sempre trazem convidados para uma troca de ideia. Além disso, também realiza workshops e oficinas.
O investimento no social e cultural da Rede Sina também se dá através de eventos. É responsável pela categoria Melhor Curta com Tema Social criada em parceria com dois festivais de cinema (Rota Festival e Santa Maria Vídeo e Cinema-SMVC), onde entrega o Troféu Rede Sina. Em parceira com ONGs, coletivos, associações, entidades realizou eventos como o debate aberto Sina Diversidade, Cine Sina, Sina Carnavalesca, Sina Poética e outros pela valorização da cultura, patrimônio, respeito à diversidade.
História
No dia 30 janeiro de 2015 a Rede Sina fez sua primeira publicação na plataforma sobre o domínio www.redesina.com.br . Foram anos produzindo conteúdo de forma colaborativa, experimentando, pensando sempre em agregar diferentes olhares, conectar pessoas sensíveis às causas sociais, à cultura e mais recentemente, a estudos de novas formas de economia.
Foi criado em 2015 pela jornalista Melina Guterres, que administra a plataforma. Colabora também com a edição de conteúdo a jornalista Rosana Zucolo.
Até 2020 publicou conteúdo de mais de 100 autores.
A Sina
O nome Sina é atribuído ao destino, ao que não se pode mudar. Quando Melina Guterres compreendeu que a comunicação e seu espírito agregador eram permanentes em sua trajetória, concluiu que se esta era uma “sina”, ela deveria ser algo produtivo. Na época, Melina prestava consultoria, assessoria através da sua então empresa Essence Comunicação, na qual também administrava diversos canais de mídia online. A Sina foi criada pensando em ser uma plataforma que agregaria os mais diferentes públicos os quais a jornalista já conquistara em seu trabalho. A BCS Comunicação, agência de São Paulo, compreendendo a proposta realizou as primeiras marcas e o slogan “Comunicação Fora do Padrão”, então utilizados até hoje. O nome REDE passou a integrar a marca com o lançamento da plataforma online.
Números e Redes Sociais
Despretensiosamente e priorizando o marketing do “boca-boca”, a Rede Sina reúne diferentes olhares em sua plataforma que hoje conta com mais de 100 autores além de conteúdo produzidos na forma de entrevistas, notícias, reportagens totalizando em torno de 1300 conteúdos publicados. Mais de 85 mil pessoas já acessaram o portal Rede Sina, e aproximadamente 5 mil usuários acessam mensalmente o site. Nas redes sociais os números variam, pois a Rede Sina é administradora de diferentes grupos e fan pages, entre estas algumas que já ultrapassaram milhões em seu alcance em determinados períodos. São mais de 100 mil seguidores contabilizando os diferentes canais. As lives na fan page da Rede Sina já chegaram atingir uma média mensal de 20 mil visualizações de vídeos por mês.
PROGRAMAS AO VIVO
Com a pandemia, a Rede Sina começou a realizar uma série de lives, abrindo espaço então a outros apresentadores, produtores de conteúdo. Atualmente possui 9 programas ativos. Confira a programação aqui.
Eventos
Produzido em parceria com dois festivais de cinema, um no Rio de Janeiro (Rota Festival de Roteiro) e de Santa Maria-RS (SMVC), criou a categoria Melhor Curta com Tema Social, a qual já entregou troféu Rede Sina para 4 curtas.
https://redesina.com.br/category/portal/social/premio/
Em setembro de 2018, com intuito de reunir artistas, escritores e pessoas interessadas em poesia, criou o sarau de poesia Sina Poética, com palco aberto para todos que desejam recitar ou realizar alguma performance artística. Em novembro de 2019 está a realizar a sexta edição do sarau.
Em agosto 2019 a Rede Sina realizou em parceria com a ONG Igualdade o evento Sina Diversidade com debate aberto sobre Preconceito em Tempos de Ódio. Confira como foi aqui.
Em janeiro de 2020, a Rede Sina, com o apoio da TV OVO, Cia Independente de Cinema, ONG Igualdade, Coletivo HTASM homens, Coletivo Mulheres Trans em Ação, Mercado da Vila Belga, o evento Cine Sina, onde foram exibidos curtas e roda de debates com os diretores presentes e debate sobre sobre enfrentamentos sociais das mulheres, LGBTS e transfobia. Foram exibidos 2 curtas locais/ Santa Maria-RS (Existência de Paulo Tavares e Estações de Jayme Filho) seguido de bate-papo com diretores e 2 curtas nacionais vencedores do Prêmio Rede Sina no ano passado:
– Procuram-se Mulheres de Rozi Brasil, documentário sobre mulheres compositoras de samba
– Vinde Como Estais de Rafael Ribeiro e Galba Gogoia, documentário sobre gênero e transexualidade.
Confira aqui
Carnaval aqui
Enterro dos Ossos aqui
Entre os eventos que já produziu estão o workshop de performance da artista Carolina Berger, o de interpretação da atriz e diretora Natasha Coberlino, palestra com administrador Tadany Cargnin dos Santos da IBM Índia.
Apoio:
Coletivo Memória Ativa
A Rede Sina apoia desde sua criação o coletivo Memória Ativa – Em Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Maria-RS, colaborando nas realizações de diversas ações como caminhadas guiadas pelo Centro Histórico de Santa Maria, exposições de fotos, produzindo e publicando conteúdo. Veja aqui.
Corujão da Poesia
Com a chegada da pandemia o famoso sarau Corujão da Poesia que acontece semanalmente há 15 anos no Rio de Janeiro passou a ter uma versão online que é transmitida toda terça-feira nos canais da Rede Sina. Saiba mais aqui.
https://redesina.com.br/category/portal/sinaeventos/
Histórico /4 anos
REDE SINA
VISÃO
Ser um veículo de referência nacional reconhecido pelo seu conteúdo cultural e sensível a diferentes setores e segmentos. Provocar ações culturais e sociais, assim como divulgar pessoas, empresas, instituições que contribuam para tal. Ser um canal agregador.
MISSÃO
Produzir conteúdo, agregar, conectar pessoas e compartilhar conteúdo com propósitos humanistas.
Rosana Zucolo
Colaboradora na edição
Jornalista, professora universitária (UFN), mestre em Educação(UFSM) e doutora em Comunicação(Unisinos). Nascida gaúcha, mora em Santa Maria, tem alma cigana, a Bahia como segunda terra e o mundo como casa. Se diz ” parideira de jornalistas” e renasce com eles todos os anos. Descobriu ter uma certa predileção por pares: dois filhos, dois gatos, dois prêmios Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, dois empregos por muito tempo, dois projetos de cursos de comunicação, dois blogs, duas casas, dois irmãos, dois cachorros, duas cachorra,
CONSELHEIROS
TADANY CARGIN DOS SANTOS
Executivo Internacional. Cidadão Global. Palestrante. Poeta. Escritor. Pensador. Counsellor. Espiritualizado. Alegre. Curioso. Dinâmico. Profundo. Agradecido. Aventureiro. Tadany é formado em Administração de Empresas pela UFSM. Já trabalhou em vários países ao redor do mundo e, atualmente, é Gerente de Globalização na IBM Índia. Ademais, por 3 anos, ele também estudou Advaita Vedanta num monastério nos Himalayas (Índia) com o Swamy Dayananda Sarasvati (www.dayananda.org).