Home / * PORTAL / *A SINA EVENTOS / Sina Diversidade no Dia do orgulho LGBTQIAPN+

Sina Diversidade no Dia do orgulho LGBTQIAPN+

Nesta sexta-feira, dia 28 de junho de 2024, Dia do orgulho LGBTQIAPN+, acontece mais um Sina Diversidade, também em parceria com a ONG Igualdade. O evento Uma noite no Museu reunirá uma vasta programação em prol do debate em torno das temáticas LGBTQIAPN+, acontecendo no MASM (Museu de Arte de Santa Maria). Durante à tarde, haverá, por parte da Rede Sina a realização da Oficina Ódio Criativo (das 14 às 17 h), que trabalha as emoções a partir de técnicas de interpretação para cinema, sendo ministrada pela fundadora da Rede Sina, Mel Inquieta, a qual estudou tais técnicas, em 2017 e 2018, em São Paulo. Também, haverá a exibição do curta-metragem Verônica, de Heitor Leal, que venceu o Prêmio Sina/SMVC em 2022, tendo um breve bate papo, posteriormente, com o diretor do mesmo, ocorrendo às 17:30 h. Durante à noite (a partir das 19 h), artistas locais farão performances, haverá música com DJs e Karaokê interativo.

Sina Diversidade

Serviço: 

14 às 17h: Oficina Ódio Criativo. Gratuita. Inscrições no local.

17h30: Exibição do curta Verônica e bate papo com o diretor Heitor Leal.

 

 

Histórico da Sina Diversidade

Em agosto de 2019, Santa Cultura Bar e Café, em Santa Maria/RS, a Rede Sina realizou, em parceria com a ONG Igualdade, o evento Sina Diversidade, no qual houve a exibição do curta/doc “29” e um debate aberto chamado Preconceito em tempos de ódio, contando com as presenças de sujeitos LGBTS e de apoiadores da causa, como Atena de Beauvoir, Maria Rita Py Dutra, Thomas Lixinski, Ale Paz, Guga Rocha, João Heitor Macedo, Mel Inquieta, Marquita Quevedo, Renata Quartiero, Kalu Flores, Nikelen Witter, Solange Carvalho, Claúdio Vieira e Luciano Rorato. Também, houve manifestações culturais tais como leitura de pomas, dança e músicas, seguidas de uma festa comemorativo ao mês da diversidade.

A segunda edição da Sina Diversidade ocorrei em 16 de junho de 2023, sendo alusiva ao mês do orgulho LGBTQIAPN+, tendo a ONG Igualdade mais uma vez como parceira. O evento contou com uma roda de conversas sobre LGBTFobia e a construção de uma educação de combate ao preconceito. Os participantes de tal roda de conversas foram: Cilene Rossi – Mulher trans, Ativista LGBT e Assessora Parlamentar da Vereadora Marina Callegaro; Débora Dias – Delegada de Polícia, 18 anos à frente da DEAM de Santa Maria; Gabriela Quartiero  – Psicóloga, bissexual e integrante do Coletivo Voe há 11 anos; Fernanda Alves – Psicóloga na Casa Verônica, especialista em estudos de gênero e em clínica psicanalítica; Hellen Byanchini –  Ativista LGBT, integrante da ONG Igualdade; Kalu Flores – Criador do Brique da Vila Belga; Luci Duarte – Vereadora pelo PDT e professora de Educação Física; Tomas Kurkowski – Homem trans, 21 anos, estudante de Engenharia Química da UFSM.

A Rede Sina, ao criar o Sina Diversidade, procura pautar um assunto de extrema importância sociocultural: os direitos, o orgulho, o empoderamento, a busca por ume educação igualitária, etc. dos LGBTQIAPN+. Em virtude de restritas ações afirmativas (em termos de direitos humanos e de legislação, sobretudo) para essa população, entre outros fatores, os espaços de lugar de fala dos mesmos acabam sendo afetados negativamente. Outrossim, a grande LGBTfobia existente, no Brasil, culmina em variados tipos de crimes contra esses sujeitos. Vale ressaltar que o Brasil ainda lidera o ranking de mortes de LGBTQIAPN+ no mundo. Assim, o Sina Diversidade busca valorizar e reconhecer a dignidade humanos desses indivíduos, visando a justiça e a liberdade como bens comuns, uma vez que os mesmos ainda sofrem todas as formas de discriminação e preconceito. Ações e medidas práticas em relação à essa comunidade necessitam ser efetivas por veículos de comunicação e é por isso que a Rede Sina assume o compromisso de garantir a socialização dessas vozes tão silenciadas pela sociedade.

 

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.