01/07 – quarta – 20h
Live em: https://www.facebook.com/redesina
Apresentação: Melina Guterres / Mel Inquieta
Convidados: Atena Beauvoir Roveda, Deborah Sztajnberg, Diorge Alceno Konrad, Marton Olympio, Ricardo Mendes
Vamos falar sobre democracia?
Recentemente a Folha de SP divulgou uma pesquisa, onde 75% da população se mostra favorável ao sistema democrático e apenas 10% a favor da ditadura, um número novo diante das ameaças de Bolsonaro que em 2018 foi eleito com um discurso extremista, que exaltava a ditadura.
A Rede Sina convidou algumas pessoas para falar sobre as perspectivas da democracia brasileira diante da atual conjuntura e de que maneira ela se dá em diferentes universos e realidades.
Antes disso, o convite é para compreender, o significado da democracia dentro das perspectivas de nossos convidados.
O que é democracia para uma mulher trans? O que significa a democracia para uma mulher a frente do direito? Para um historiador? Para quem escreve para as telas do cinema e televisão? Para um jornalista com a experiência de viver em diferentes países?
E diante das diferentes realidades, as perguntas que não calam:
Diante da realidade brasileira, corremos risco de retrocessos, de cair novamente em uma ditadura? O que isso significa nestas diferentes realidades? E diante de um cotidiano cheio de preconceitos como LGBT fobia, machismo, racismo: Vivemos numa democracia? O que pode ser melhorado?
Acompanhe, participe, comente nesta quarta, 20h na www.facebook.com/redesina
Conheça mais dos convidados:
Atena Beauvoir Roveda é filosofa, escritora, professora, educadora social e poetisa. É Editora chefe da Nemesis Editora e presidente municipal do PDT diversidade de POA/RS.
Deborah Sztajnberg, possui doutorado em direito público, mestrado em direito do entretenimento, professora, advogada, escritora e pesquisadora, CEO da Debs Consultoria, trabalhou e estudou a vida inteira as questões culturais tendo participado ativamente de diversas ações e movimentos com vários resultados positivos principalmente no que tange a Propriedade Intelectual e o Patrimônio Cultural.
Diorge Alceno Konrad, Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da UFSM, Doutor em História Social do Trabalho pela UNICAMP.
Em 2016 foi o redator final do seriado Prata da Casa , com Diogo Vilela, para a FOX, finalista do Prémio Fénix no México e Natália (2 temporada – 2018). No final de 2018 dirigiu e escreveu a série A Dona da Banca, também criada por ele e seu sócio Rafael Leal, para o Cine Brasil TV.
Ricardo Mendes é jornalista pela PUC Campinas (SP), Mestre em Ciências Sociais pela UFSCar. Recebeu o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo duas vezes. É Jornalista Amigo da Criança, título oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência do Brasil, pelo UNICEF, ANDI e pelo Save the Children. Trabalhou em afiliadas da Rede Globo (SP e BA) como repórter e editor do JN. Foi Diretor de Capacitação no Mozambique Media Strengthening Program, da IREX, financiado através da USAID. Formou centenas de jornalistas em universidades no Brasil e no exterior. Tem trajetória na Ásia, Europa, África e América Latina.
Reveja bate-papos e publicações de alguns dos nossos convidados para o debate.
–
Reveja o primeiro debate sobre democracia realizado na Rede Sina