Home / * PORTAL / Poetas de Santa Maria: uma homenagem

Poetas de Santa Maria: uma homenagem

A Rede Sina lançou o Prêmio Rede Sina de Poesia, projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo do Município de Santa Maria-RS. Na categoria declamação, os inscritos devem declamar poemas de autores locais, santa-marienses ou que residam ou já tenham residido na cidade (não importa a época). Por isso, apresentamos uma lista com poetas e poemas que podem ser utilizados nas declamações. Se você tiver alguma indicação de poetas santa-marienses ou que residam ou já tenham residido na cidade, entre em contato conosco pelo e-mail sinarede@gmail.com.

In memoriam:

Antônio Augusto Ferreira: São Sepé, 16 de maio de 1935Santa Maria, 17 de março de 2008) foi um poeta e letrista brasileiro. Era membro da Academia Rio-Grandense de Letras, ocupando a cadeira 28, e da Academia Santa-Mariense de Letras. Em 2001 ganhou o Troféu Negrinho do Pastoreio da poesia campeira do governo do Estado.

Link para poemas: https://www.juntandorimas.com.br/poesias/antonioaugustoferreira/sonho.htm

https://www.juntandorimas.com.br/poesias/antonioaugustoferreira/meuamor.htm

http://galpaodapoesiacrioula.blogspot.com/2012/12/antonio-augusto-ferreira-tocaio-ferreira.html

Antônio Carlos Machado: nasceu em 1935, no distrito de Arroio do Só, faleceu em Santa Maria, em 1977. Formado em Direito, exerceu o cargo de chefe de gabinete da Reitoria, e de diretor do Centro Cultural (prédio onde está o Theatro Treze de Maio). Poeta, produziu inúmeras letras de músicas nativistas. Obras publicadas: Boca do Monte – Pequeno Ensaio da História Humana de Santa Maria; e Romance na Tafona – Poesias e Canto de Amor e Sonho. A poesia que dá nome ao livro, foi musicada por Luiz Carlos Borges e, depois, premiada na 10ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana.

Link para poemas: https://linhacampeira.com/historia-da-musica-romance-da-tafona/?v=04492b9b01cf

https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2013/11/as-historias-por-tras-das-cancoes-que-serao-lembradas-em-show-nesta-terca-4345468.html

Chico Ribeiro: nasceu em 01 de agosto de 1901 em Santa Maria. Seus poemas estão publicados em grande parte em jornais e revistas. Sua produção poética é vasta, com poemas líricos, satíricos, épicos e sociais, nos quais alfineta ações e membros da sociedade, até mesmo de Santa Maria. Cultiva, também, poemas da linha regionalista. Foi sócio fundador da Associação Santa-Mariense de Letras.  Algumas obras: Filosofia campeira (1964), Santa Maria em Letras (1995), Antologia poética de Chico Ribeiro  (1990). Faleceu em 1996.

Link para poemas: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1982285585355256&id=1412327082351112&locale=ms_MY

Ernani Bartolomeu Vanacôr: nasceu em Uruguaiana em 24 de agosto de 1905. Em poesia, publicou os seguintes títulos: Fruto maduro (1933), Vitrine (1936) e Cálice amargo (1939) – todos pela Editora Globo (Porto Alegre). Constam, ainda, como de sua autoria, mais duas obras: Retalhos e Bazar (ambas em prosa). Viveu em Santa Maria entre as décadas de 1930 e 1960. Trabalhou como jornalista em A Razão. Em suas funções e, de modo particular pela literatura, alcançou reconhecimento estadual. Cálice amargo rendeu-lhe premiações e menções elogiosas de público e crítica. Em 1940, recebeu distinções da Academia Rio-Grandense de Letras (Porto Alegre) e do Atheneu Graça Aranha (Rio de Janeiro). De Santa Maria, mudou-se, inicialmente, para o Rio de Janeiro. Faleceu em Santa Catarina em 27 de outubro de 1973.

Link para poemas: http://literaturaehistoria.com.br/estudos/perfis/779-2/

Felippe Daudt Alves de Oliveira: Aos 23 de agosto de 1890, nasceu em Santa Maria, Felippe Daudt Alves de Oliveira. Desde cedo demonstrou penhores poéticos e publicou seus versos, quando se encontrava em Santa Maria, no jornal O Combatente. No Rio de Janeiro, para onde transferiu-se, foi considerado um dos maiores intelectuais da época, e se evidenciou como pensador, novelista, poeta, jornalista e teatrólogo. Morreu em 17 de fevereiro de 1933.

Vida Extinta –  1ª edição : Rio de Janeiro: Liga Marítima Brasileira, 1911

                          2ª edição : Rio de Janeiro: Soc. Felippe D’Oliveira, 1937

Lanterna Verde – 1ª edição: Rio de Janeiro: Pimenta de Mello e Cia,1926

                              2ª edição: Rio de Janeiro: Pimenta de Mello e Cia,1933

                              3º edição: Rio de Janeiro:  Soc. Felippe D’Oliveira,1943

                              4ª edição: Santa Maria:UFSM/ Santa Maria,1980

 Alguns Poemas –  Rio de Janeiro: Soc. Felippe D’Oliveira,1937   

Link para poemas: https://www.santamaria.rs.gov.br/cultura/1107-poemas-de-felippe-d-amp–39-oliveira

Humberto Gabbi Zanatta: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria(1973), graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria(1982), especialização em Sociologia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1974), especialização em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1976), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria(1994) e mestrado-profissionalizante em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria(2011). Foi Professor Assistente da Universidade Federal de Santa Maria. Morreu em 2018.

Link para poemas: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_grade_sul/humberto_zanatta.html

https://ww2.al.rs.gov.br/biblioteca/LinkClick.aspx?fileticket=mKqtIlUKSCM%3D&tabid=5361

https://redesina.com.br/imembuy-a-filha-das-aguas-por-humberto-gabbi-zanatta-in-memorian/

Luiz Guilherme do Prado Veppo:  Nasceu em 1932. Em 1962, de volta a Santa Maria, publica seu primeiro livro, Alba tempo e rosa. Publicou O andarilho. Em 1965, publicou três poemas na coletânea Apresentação da poesia santa-mariense, organizada por Luiz Alberto Rodrigues e Tarso Genro. Faleceu em 1999.

 Alba tempo e rosa – Santa Maria, 1962

            O andarilho – Santa Maria, 1964

            Espada de flor – Santa Maria, 1975

            Passos do vislumbre – Porto Alegre, 1993

            Os breves – Santa Maria, 1995

            Girassol azul – Santa Maria, 1996

            Quarteto in prosa e verso – Santa Maria, 1996

            Cavaleiros da vida e da morte – Santa Maria, 1998

            Quarteto em prosa e verso II – Santa Maria, 1998

Link para poemas: http://literaturaehistoria.com.br/estudos-perfis-prado-veppo/

Roque Callage: um dos grandes nomes do Regionalismo nacional. Nasceu em Santa Maria, em 1888 e faleceu em Porto Alegre, em 1931. Jornalista, exerceu atividades em inúmeros periódicos, como o Correio do Povo e Diário de Notícia. Obras de destaque: Prosas de ontem e Terra gaúcha (reeditadas pela Editora da UFSM).

Link para poemas: https://www.goodreads.com/author/list/27207428.Roque_Callage

 

Nascidos ou residentes em Santa Maria:

Angelise Fagundes: Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM. Mestre em Letras (PPGL/UFSM). É Professora Adjunta da área de Ensino de Espanhol do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo (RS). Livros-Confraria (In)Verso I. Antologia Poética. 2003, Universo em Verso. Poemas de Oficina. 2002.

Link para poemas: http://angelisefagundes.blogspot.com/

Armindo Trevisan: nasceu em Santa Maria, no ano de 1933, ingressou no Seminário Palotino, em Vale Vêneto, em 1950, tendo exercido o noviciado em uma congregação religiosa. Formado em Filosofia e Teologia, alcançou o título de doutor em Literatura na Universidade de Friburgo, na Suíça, em 1963. Seu livro A surpresa de ser, obteve o Prêmio Nacional de Poesia, da União Brasileira de Escritores, em 1964. Neste mesmo ano ingressou como professor da UFSM, e passou alguns anos, entre 1969 e 1975, pesquisando literatura em Lisboa. Em 1970, solicitou ao Vaticano a dispensa dos votos sacerdotais. Dessa experiência, como professor e como religioso, nasceu a sua poética com indagações metafísicas e cristãs, além de uma extensa produção sobre estética.

Link para poemas: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_grade_sul/armindo_trevisan.html

Arcolau Bender: nasceu em Capela em 13 de junho de 1931. Mudou-se para Santa Maria em 1957. Trabalhou como representante comercial e foi sócio gerente da Casa Lang (antiga loja de ferragens e bazar). Casou com Eloá de Souza, teve 3 filhos, 7 netos 3 bisnetos. Participou de um curta metragem “Sempre as Quartas”. E recentemente, do documentário “Depois do Fim”. Autodidata na arte de escrever é um entusiasta da poesia em Santa Maria. Escreve contos e poesias já publicados em livros “Confrarias” e “Letras Santiaguenses” e publicou o livro O Conto Assassino. É membro da CAPOSM (Casa do Poeta de Santa Maria).

Link para poemas: https://redesina.com.br/sina-por-arcolau-bender/

Athos Ronaldo Miralha da Cunha: nascido em Santiago-RS, é graduado em Engenharia Civil e funcionário aposentado da Caixa. Autor de oito livros dentre crônicas, contos e um romance: O código Locatelli. Detentor da cadeira número 5 da Academia de Letras da Região Central – ALERC-RS. Detentor da cadeira número 32 da Academia Santa-Mariense de Letras – ASL. Sócio Efetivo da Estância da Poesia Crioula – EPC. Sócio Efetivo da Associação Gaúcha de Escritores – AGES.

Link para poemas: https://redesina.com.br/cinco-poemas-de-athos-ronaldo-miralha-da-cunha/

Caren Ane Rhoden: nascida em Ijuí, em 1990, cresceu na cidade de Augusto Pestana. Morou, de 2008 a 2015, em Santa Maria/RS, onde se formou jornalista, cocriou e coeditou a revista O Viés (2009-2015), e publicou, pela Maria Papelão Cartonera, seu livro Deserto de sal (2014). Em 2016 e 2017, viveu em Porto Alegre, onde escreveu boa parte da obra Fio (2019). 

Link para poemas: https://www.macabeaedicoes.com/post/fio-a-luz-do-sol-tambem-e-um-tipo-de-alimento-poesia

Débora Dias: é a Delegada da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICoi), após ter ocupado a Diretoria de Relações Institucionais, junto à Chefia de Polícia do RS. Antes, durante 18 anos, foi titular da DP da Mulher em Santa Maria. É formada em Direito pela Universidade de Passo Fundo, especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, Ciências Criminais e Segurança Pública e Direitos Humanos e mestranda e doutoranda pela Antônoma de Lisboa (UAL), em Portugal.

Link para poemas: https://redesina.com.br/5-poemas-da-delegada-debora-dias/

Denise Reis:  natural de Santa Maria/RS; Escritora- Poeta; Corretora de Seguros; Cursou Comunicação Visual e Comunicação Social -UFSM; Artista Plástica – diversas exposições de pintura a óleo e desenhos; Sócia fundadora e Membro da diretoria da CAPOSM desde sua fundação em 2002. Livros (A Flor das Palavras – Poesia e Prosa, A poesia é o orgasmo da alma, A poesia é a essência de todas as coisas).

Link para poemas: http://denisereispoesias.blogspot.com/

https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=60728&categoria=7

Edinara Leão: possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1993), Mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2005), Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), Pós-Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). 

Link para poemas:  https://redesina.com.br/dez-poemas-de-edinara-leao/

https://paralelo29.com.br/2021/06/06/edinara-leao-tecendo-palavras-em-quatro-poemas/ 

Felipe Freitag: é graduado em Letras Português e respectivas literaturas (licenciatura) pela UFSM e é mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Professor a mais de dez anos, dedica-se, também, à escrita literária. Publicou, em 2017, o fanzine de poemas Prolegômenos sobre lesmas valsantes. Nascido em Frederico Westphalen/RS, morou e mora em Santa Maria/RS. Em 2007, aos 19 anos, recebeu menção honrosa pelo poema Bolachas de ardem, no Prêmio Lila Ripoll de Poesia, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, gerando publicação de seu poema em coletânea com os demais autores premiados. Em 2009, aos 21 anos, foi um dos onze vencedores do Prêmio Valdeck Almeida de Jesus de contos LGBTs, com o conto O templo das mãos, o qual foi publicado em coletânea na Bienal do livro de São Paulo no mesmo ano. Tem contos, crônicas e poemas publicados, em revistas, em jornais e em sites e blogs especializados em autoria literária.  

Link para poemas: https://redesina.com.br/tres-poemas-de-felipe-freitag/

https://issuu.com/felipefreitag/docs/jpg2pdf

Gabriel Santos Araújo: nasci em Rio Grande, adolesci em São Francisco de Assis e vim vestibular em Santa Maria no ano de 99. Graduado em Letras/ Português, dei aulas de Literatura na rede pública e privada a partir de 2010. Hoje sou professor de Língua Portuguesa na Escola Cícero Barreto. Atuei em grupos de contadores de história, no coletivo Sala Dobradiça e sou pai do Ravi Rudá e da Yolanda Elisa. Atualmente finalizo o Mestrado em Psicologia (UFSM), onde estudo a obra do Lima Barreto, criando uma autoficção elaborada pelos campos subjetivos da saúde e da doença em torno do autor carioca. É o meu primeiro atrevimento na ficção, fora alguns contos. Papá da Terra, Mamá da Água é o meu primeiro livro de poemas.

Link para poemas: https://redesina.com.br/13-poemas-de-gabriel-santos-araujo/

Gérson Werlang: músico e escritor, nasceu em Santa Rosa-RS, de onde saiu ainda criança, vindo a se fixar em Santa Maria-RS. Possui diversos trabalhos musicais lançados, tanto em carreira solo como com sua banda, a Poços & Nuvens, que receberam menções positivas da imprensa internacional. Estreou na literatura com um livro de poemas, Outros Outonos, em 1997. Em 2011, publicou um longo ensaio sobre a Música na obra de Erico Verissimo. É professor na Universidade Federal de Santa Maria, nas áreas de Música e Letras. Mestre em Música e Doutor e Pós-Doutor em Letras, orienta projetos de pós-graduação que envolvem Música e Literatura. Em 2020, lançou Wilde em Berneval pela Editora Coralina, seu primeiro romance. Foi idealizador e organizador da FLISM desde sua primeira edição.

Link para poemas: https://gersonwerlang.com/pt/literatura/

Poemas de Gérson Werlang

Haydée Hostin: Haydée é fundadora da Casa do Poeta de Santa Maria, membro da Academia Santa-Mariense de Letras, é autora de quatro livros e tem participações em mais de 70 Antologias (Livramento, Santa Maria, Porto Alegre e São Paulo). Fez parte do projeto Leitura no Coração da Secretaria de Município de Educação (2014), é presente na Feira do Livro de Santa Maria desde 2003 e incentivadora do Balaio de Poesia criado em 2003 pela poetisa Marilene Bueno da Silveira. Também faz parte dos Cafezinhos Poéticos da Caposm desde a sua criação em 2002.

Link para poemas: https://redesina.com.br/5-poemas-de-haydee-hostin/

Jair Alan Côrtes Siqueira: escritor e jornalista. Nasceu em Cruz Alta, mas veio para Santa Maria em 1963. Ficou 11 anos fora até regressar em 1991. Morou em várias cidades, andou pelo mundo. Na sua poesia revela a influência do jornalismo, sendo mais concreto que lírico.

Link para poemas: https://redesina.com.br/6-poemas-de-jair-alan-siqueira/

José Mauro Batista: é jornalista desde 1991, tendo atuado no poder público e na iniciativa privada. Em 29 anos de redação, trabalhou nos principais veículos de comunicação de Santa Maria como repórter de Política e Geral e como editor. É fundador e editor do Paralelo 29.

Link para poemas: https://redesina.com.br/poemas-de-jose-mauro-batista/

José Eduardo Escobar Nogueira: nasceu no ano de 1971 em Fortaleza dos Valos – RS. É professor de literatura brasileira em Santa Maria – RS, cidade onde mora. Rapaz com cicatriz é seu oitavo e mais recente livro. Dentre suas publicações anteriores, destacamos: O meu primeiro milagre, Milongol, Curta-metragem, Pejuçara e Borges vai ao cinema com Maria Kodama.

Link para poemas: https://redesina.com.br/8-poemas-de-escobar-nogueira/

Karina Maia: saiu de Uruguaiana aos 20 anos lá em 2004 e vem carregando a fronteira por onde passa. Poeta da intuição e do desejo, tece palavras sem regras. Movimenta o encontro poético literário Sarau dxs Atrevidxs desde 2014. Produtora cultural no Laboratório K, atriz por vocação e encenadora por deformação acadêmica. Mãe da Nina Aurora.

Link para poemas: https://redesina.com.br/category/portal/convidados/karina-maia/

https://redesina.com.br/7-poemas-de-karina-maia/

Letícia Raimundi Ferreira: professora, escritora e poeta. Graduada em de Letras na UPF, onde lecionou Língua Francesa, e o Mestrado em Teoria da Literatura na UFSM. É detentora da Cadeira nº9 da Academia Santa-Mariense de Letras. Publicou A Lírica Dos Símbolos em Orides Fontela em 2002 e Extemporânea livro de poesias em 2012.

Link para poemas: https://bibliotecas.maristas.org.br/pesquisa_geral?q=Ferreira,%20Let%C3%ADcia%20Raimundi&for=AUTOR

Márcio de Souza Bernardes: Nascido na cidade de Pelotas, RS, em 1974, no início da adolescência veio com a família para Santa Maria, RS, cidade onde vive desde então. Formou-se no curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Concluiu o curso de Mestrado em Direito já Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), e o Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É advogado há 23 anos. Na literatura, participou de algumas obras coletivas como Ponto de Cinema, Crônicas e Poesias de Bar (1999); Ponto de Cinema, Crônicas e Poesias de Bar, Tomo II (2001), nas modalidades de crônicas e de poesias; O Maquinista Daltônico, Poesias (2007). Lançou seu livro de poesias, Tardes de Espelho para Vida de Menino, em 2019, pela Editora Penalux.

Link para poemas: https://www.editoralitteralux.com.br/loja/image/catalog/PDF/9788558335782.pdf

Márcio Grings: Nascido em Santa Maria, em 1970, é repórter musical, produtor cultural, radialista e escritor, editor no selo santa-mariense Memorabilia https://memorabiliastore.com.br/. Passou por veículos de comunicação como as rádios Itapema e Gaúcha, jornais como Diário de Santa Maria e A Razão, além de publicar em diversos sites e periódicos. Seus conteúdos sobre música podem ser conferidos em www.gringsmemorabilia.com.br e www.gringstours.com.br. Também é criador de Oficina de Pardais, projeto que levou o haicai até escolas públicas de Ensino Fundamental. De livros, publicou Saindo da Linha (2002); Rock & Roll (2004); Vivendo à Sombra dos Gigantes (2006); A Nós, o Clube dos Descontentes (2009); Drive-in (2013); O Caminho Mais Longo (2013); Todos os Pardais do Mundo (2019); Engarrafando o Vento (2021); Quando o Som Bate no Peito (2021) e Bicho-do-Mato (2022). É integrante do grupo gaúcho Graxelos, que lançou em 2024 seu álbum de estreia, “Shangri-lá”, onde atua como letrista, músico e compositor. Ao lado do jornalista Romero Carvalho, apresenta Quando o Som Bate no Peito, podcast onde a dupla discorre sobre a cultura pop e o universo musical.

Link para poemas: https://graxelos.blogspot.com/ 

https://open.spotify.com/intl-pt/album/1q3H406m4bYcT2MES86Bkk?si=v_agwZkhTWePuBO50xetFg

https://redesina.com.br/10-letras-de-musicas-de-marcio-grings/

Luiza Casanova: vive em Santa Maria (RS). Publicou a novela Tempo embalado para apodrecer (editora cartonera Maria Papelão) e participou da antologia Qualquer ontem (editora bestiário). Tem contos e poemas publicados na Ruído manifesto, Mallarmargens e outros. Atualmente é professora de literatura. Publicou o livro talvez nós dois tenhamos pensado na mesma pessoa (Editora 7Letras, 2022), criação conjunta com Davi Koteck.

 Link para poemas: https://ruidomanifesto.org/poemas-de-luiza-casanova-e-davi-koteck/

Maria Regina Caetano Soares: Professora de Literatura e Redação. Revisora. Diagramadora. Organizadora de livros. Ministrante de oficinas de produção textual. Escreve em prosa e verso (haicais, minicontos, crônicas). Integrante da AABPMHB – Associação Amigos da Biblioteca Pública de Santa Maria/RS-. Comissão Editorial da CAPOSM – Casa do Poeta de Santa Maria. Jurada em diversos concursos literários (crônica, conto e poesia). Coordenadora e co-organizadora do Projeto Cultural Nós (prosa, poesia & outras artes – 4 livros editados). Publicações: no Livro/Agenda da Tribo (SP); em Antologias e jornais diversos; na revista Fora da Asa (Caposm); em Livros e Agendas do Grupo VirArte . Menção honrosa no Concurso Lila Ripoll de poesias (2009), promovido pela Assembleia Legislativa do RS. Menção Honrosa no Concurso Literário Felipe D’Oliveira – categoria Conto (2011). Co-autora da obra O livro Dourado (2013).

Link para poemas: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/01/o-amor-1.doc

Maria Rita Py Dutra: ariana, nascida em Santa Maria/RS, filha de Albertino Py e de Lucília de Lima Py. Viúva, mãe da Paty, da Taty Py e avó do Júnior. Professora aposentada, alfabetizadora, pedagoga, escritora e poeta, Mestra em Ciências Sociais dissertou sobre “A Relação entre Capital Cultural e a Consciência Racial de Professoras Negras, atuantes na rede de Ensino de Santa Maria”. Doutora em Educação pesquisou “cotistas negros egressos da UFSM e o mundo do trabalho”. Atualmente faz Pós-Doutorado, pesquisando “Cotistas da UFSM e a Justiça Social”. 

Link para poemas: https://redesina.com.br/dois-poemas-de-maria-rita-py-sobre-santa-maria/

Melina Guterres (Mel Inquieta):  nasceu em 27 de setembro de 1982 em Santa Maria-RS. É formada em jornalismo pela Universidade Franciscana-UFN. Já morou na Bahia, Pará. Rio de Janeiro, São Paulo. Trabalhou para Uol, Folha de São Paulo, Estadão, Revista Istoé.  É fundadora e CEO da Rede Sina.  Engasgos é seu primeiro livro individual. 

Link para poemas: https://redesina.com.br/melinquieta/

https://www.instagram.com/poesiacommel

https://open.spotify.com/show/3tSKmJ9lG8zqv2MrQnzqU9

https://paralelo29.com.br/tag/mel-inquieta/

Odemir TEX Jr.: Natural de Mata/RS, nasceu em 1978. Vive em Santa Maria desde 1994. Começou a escrever a partir de 2000, quando havia a oficina poética do prof. Orlando Fonseca. A partir de então coleciona vários prêmios literários, espalhados por vários estados brasileiros. Formado em Letras pela UFSM, também estudou Geografia na mesma instituição.  Em 2013, lançou a obra poética Para Uma Nova Didática do Olhar (Estrela Cartonera) e A Triste Balada dos Herculóides Contra as Leis Terrenas: uma poemática pop-barroca (poemas), Santa Maria: Telucazu Edições. 2019.  Faz parte do grupo literário Turma do Café, com que já publicou 7 livros em parceria. É colaborador da Rede Sina.

Link para poemas: https://redesina.com.br/5-marias-o-jogo-ou-as-20-palavras-uteis-ao-poeta/

Orlando Fonseca: nascido em Santa Maria‚ em 7-10-55. Professor Titular da UFSM – aposentado, Doutor em Teoria da Literatura – PUCRS, 1997 e Mestre em Literatura Brasileira – UFSM, 1991. Exerceu os cargos de Secretário de Município da Cultura (2001-2004) na Prefeitura de Santa Maria e Pró-Reitor de Graduação da UFSM (2010-2013). Cronista em mais de um veículo de Santa Maria, desde 1977, atualmente do Jornal Diário de Santa Maria e do Portal Claudemir Pereira. Tem vários prêmios literários, destaque para o Prêmio Adolfo Aizen, categoria aventura, da União Brasileira de Escritores, pela novela Da noite para o dia, em 2002; também finalista no Prêmio Açorianos, da Prefeitura de Porto Alegre, pelo mesmo livro, em 2002. Autor de várias obras em gêneros diversos, destaque para Poço de Luz, novela, IEL, 1989; O fenômeno da produção poética, ensaio, Editora da UFSM, em 2001; Da noite para o dia e Na marca do pênalti, novelas juvenis, WS Editor, 2001 e 2011, e o Musical Imembuy, com músicas de Otávio Segala. Atualmente exerce o cargo de  Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Link para poemas: https://redesina.com.br/12-poemas-orlando-fonseca/

Raul Giovani Cezar Maxwell: nascido em Cacequi RS, em 24/09/1962, graduado em Administração pela UFSM, funcionário aposentado do Banco do Brasil S.A. Compositor/letrista, participante de festivais de música, regionais e nacionais e de concursos de poesia. Coautor em obras coletivas de conto, crônica, poesia e romance; Patrono da 5ª feira do livro – Cacequi nos trilhos da Leitura – 2014, quando lançou o CD Nos Trilhos da Canção. Autor participante de Livros/ CDs com temática infantil/educacional; Participa da Turma do Café desde 2010.

Link para poemas: https://redesina.com.br/10poemas-de-raulmaxwell/

Salvador Lamberty: poeta, compositor nativista e pesquisador. Como escritor publicou vários livros, como Caminhos da Querência e Tropilha de Longe (poesias), tendo inúmeras letras de composições nativistas. É o autor dos hinos oficiais de Vacaria, Porto Mauá, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Pertence a Estância da Poesia Crioula, uma das entidades mais tradicionais no RS. Recebeu do MTG a Comenda Barbosa Lessa, pelos serviços prestados à cultura gaúcha.

Link para poemas: https://www.juntandorimas.com.br/poesias/salvador/ladraodefelicidade.htm

https://www.juntandorimas.com.br/poesias/salvador/sougaucha.htm

Tania Lopes: Nascida no interior do Rio Grande do Sul, em Itaqui, veio para Santa Maria fazer a Faculdade de Artes Plásticas. Concluiu o curso em 1977. Ingressou no Magistério Estadual e exerce a profissão de professora.Em 1984 lançou um livro, “Pedaços” (Ed. Independente), em prosa e verso. 

Link para poemas: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_grade_sul/TANIA%20LOPES.html

Willian Oliveira Taschetto: nasceu no município gaúcho de Mata no dia 21 de setembro de 1995. Circulou pelas cidades de Mata, Itaara, São Vicente do Sul, Cruz Alta, Santa Maria, até que no início de 2016 fixou-se em Santa Cruz do Sul. Nesta cidade bacharelou-se em Direito, especializou-se em Direitos Humanos e Ressocialização e é proprietário da loja de discos Vinil do Will. Desaforos e Aforismos é sua primeira obra publicada, sendo fruto de cadernos que carrega consigo desde os 16 anos quando começou a esboçar letras de músicas para as suas bandas de rock. As bandas não foram para a frente, mas o material ficou engavetado, podendo agora há uma década após o seu início ganharem as páginas deste livro e verem a luz do dia.

Link para poemas: https://redesina.com.br/8-poemas-e-3-aforismos-de-willian-taschetto/

Uiliam Ferreira Boff: possui graduação em Letras – Lic – Hab. Português e Lit. Líng. Port. pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Professor de Língua Portuguesa no Instituto Educacional Estadual Olavo Bilac.

Link para poemas: https://claudemirpereira.com.br/2021/10/pra-caminhar-seguro-por-uilian-ferreira-boff/

Compartilhe

Comente

comentários

2 comments

  1. Ana Liési Thurler

    @Mel Inquieta, com alegria e emoção, vejo você
    com forte energia impulsionadora e agregadora da cultura
    em Santa Maria.
    Você é farol nessa geração
    que chegou chegando, inovando, transformando.
    Depois de você, Santa Maria não é mais a mesma.
    Parabéns !
    Abraço grande,
    Ana Liési

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.