Home / * PORTAL / LIVE: Maternidade no cinema e na vida real (22/03 – ter – 20h)

LIVE: Maternidade no cinema e na vida real (22/03 – ter – 20h)

LIVE: MATERNIDADE NO CINEMA E NA VIDA REAL
22/03/22 – TERÇA – 20H
MEDIAÇÃO: MELINA GUTERRES / MEL INQUIETA
CONVIDADAS:
ROTERISTAS:
Gabriela Liuzzi Dalmasso, Marília Nogueira, Sylvia Palma
PESQUISADORAS:
Cláudia Medeiros de Castro, Jacqueline I.Machado Brigagagăo
LIVE EM:
YOU TUBE REDE SINA E ECA DIVERSIDADE
FAN PAGES REDE SINA, ABRA, CABÍRIA, ROTA

A Rede Sina em parceria com a Associação Brasileira de Autores Roteiristas-Abra, Eca Diversidade (USP), Rota e Cabíria Festival com propósito de reunir quem atua no mercado audiovisual com quem atua na academia, promove no mês da mulher, a live “Maternidade no cinema e na vida real”, onde roteiristas e pesquisadoras vão bater um papo sobre suas impressões do filme “A Filha Perdida”.

“Já faz algum tempo que venho pensando em reunir quem atua no mercado audiovisual com que atua na área de pesquisa para somarem ideias. Nesta live, consegui reunir algumas parceiras”, afirma Melina Guterres (Mel Inquieta), fundadora da Rede Sina.

A parceria da Rede Sina com a USP iniciou no ano passado, através da Cláudia Lago, professora e presidente da Comissão de Direitos Humanos da ECA/USP, Coordenadora o Grupo de Pesquisa Alteridade, Subjetividades, Estudos de Gênero e Performances nas Comunicações e Artes (AlterGen), com transmissão de lives em ambos canais.

Já a parceria com a Abra, inicia em 2017, quando Melina, passou a integrar a associação. Com o Rota Festival foi em 2018, a Rede Sina criou a categoria Melhor Curta com Tema Social, onde avalia os curtas da temática selecionado pela equipe do festival e entrega o troféu ROTA/REDE SINA para os mais bem avaliado do ano.  A Rede Sina apoia o Cabíria Festival e realizou algumas lives com a presença de uma de sua fundadoras, Marília Nogueira.

A live acontece na próxima terça, 22, às 20h. Confira no vídeo acima.

O FILME EM PAUTA: “A FILHA PERDIDA”

Dirigido por Maggie Gyllenhaal, que assina o roteiro inspirado no livro homônimo de Elena Ferrante, “A filha perdida” recebeu três indicações ao Oscar 2022 (atriz, atriz coadjuvante e roteiro adaptado). A história acompanha a professora universitária Leda (Olivia Colman) que, durante as férias na Grécia, conhece a jovem mãe Nina (Dakota Johnson) quando a filha desta desaparece em uma praia. Então Leda se junta às buscas e encontra a menina brincando em uma área próxima da praia. No entanto, o episódio desencadeia uma série de lembranças sobre sua própria experiência como a jovem mãe de duas meninas.  

 

TRAILER OFICIAL

SINOPSE:

Uma mulher está desfrutando suas férias à beira-mar quando ela conhece uma jovem mãe hospedada nas proximidades. Sua obsessão pela desconhecida traz à tona velhas e dolorosas memórias.

 

PARTICIPAM DESTA LIVE: 

ROTEIRISTAS:

Gabriela Liuzzi Dalmasso é diretora do ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual, sócia da Produtora Aiuru Filmes. Formada em Roteiro pela ECDR, fez diversos cursos livres de roteiro, foi curadora das Doctoring Sessions do Serie_Lab Festival, da Cabíria – Festival e Prêmio de Roteiro, jurada do II Prêmio Rede Sina, consultora do Laboratório de Curtas Luzes da Cidade do Festival Primeiro Plano e finalista do Laboratório Novos Roteiristas. Dirigiu e roteirizou o curta “Com os pés na cabeça”, exibido e premiado em festivais e mostras nacionais e internacionais e licenciado para canais de TV; dirigiu o curta “A Trilha”; foi assistente de direção em 4 curtas do Cinema do Interior, onde participou do projeto de formação e disseminarão do cinema pelo interior do Brasil; e distribuiu o longa “O gigantesco ímã“. É arquiteta.

Marília Nogueira

Diretora e roteirista premiada com curtas exibidos em diversos festivais no Brasil e exterior.  Foi colaboradora no roteiro do longa “A memória que me contam”, de Lucia Murat, desenvolve narrativas de branded content e roteiro para obras seriadas de animação infantojuvenil. Em 2015, cria o Cabíria Prêmio de Roteiro, premiação voltada a narrativas audiovisuais escritas e protagonizadas por mulheres.

Sylvia Palma

Roteirista, diretora, documentarista e atual Coordenadora do GT Mulheres e Gênero da Abra. Mestre em Pedagogia, Cultura e Comunicação/UERJ. Docente da Pós-Graduação do curso de Roteiro – Facha/RJ. Já trabalhou nas emissoras Globo, Record, SBT, Futura.  Na Record assina os roteiros dos seriados: “A Lei e o Crime”, “Pigmaleão do Brejo”, “A Dona Da Banca”, “Céu Caótico”, entre outros.  É roteirista dos documentários “Caminho das Pedras” (Canal Brasil) e “Uruguai  na Vanguarda (Canal Curta), entre outros. Documentarista do “Primeiro Plano, Cena Aberta, Documento Especial, O Repórter, Sala de Notícias, etc. Prestou consultoria para diversas séries, programas e festivais, entre estes o Cabíria. É roteirista dos longas “Calor e o Vestido Vermelho”  e “Elisa no país dos Tenentes”.

PESQUISADORAS:

Cláudia Medeiros de Castro é doutora em Ciências e mestre em Psicologia Social. Formada em Psicologia, sempre trabalhou com temas relativos à Saúde da Mulher, na perspectiva dos direitos sexuais e reprodutivos. É docente do Curso de Obstetrícia e do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo.

Jacqueline I.Machado Brigagagăo é doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora  do curso de Obstetrícia e do Mestrado em Gestăo de Políticas Públicas da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de Săo Paulo ( EACH/USP).Orientadora no Programa de Pós Graduaçăo em Psicologia da Universidade Federal do Pará(UFPA). 

 

MEDIAÇÃO:

Melina Guterres (Mel Inquieta), jornalista, roteirista, poeta, criadora e editora da Rede Sina. Mais sobre aqui.

 

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.