SINOPSE
O Deserto do Deserto – documentário Brasil 2016/ 86 min. Classificação: 10 anos
“O Deserto do Deserto é um documentário de longa-metragem sobre um dos mais duradouros e menos conhecidos conflitos do planeta – a invasão do Saara Ocidental, a última colônia da África, ocupada pelo Marrocos há 40 anos, e o drama de seu povo, os beduínos nômades Saharauis. A equipe do documentário passou um mês filmando no Campos de Refugiados Saharauis, na Argélia, e no chamado Território Livre Saharaui. Metade desse tempo foi empreendido em uma viagem de 3.200 km pelo deserto, por regiões às quais nenhum estrangeiro teve acesso desde 1991.
“Fui “apresentado” ao Saara Ocidental no apartamento de Tito Gonzalez Garcia, em Paris. Lá ele me mostrou imagens impactantes que havia feito numa rápida visita aos campos de refugiados Saharauis, na Argélia. Tive três reações quase imediatas – a primeira foi de curiosidade e espanto sobre aquele conflito tão duradouro do qual nunca havia ouvido falar. Em seguida fiquei arrepiado ao ver aqueles sofridos beduínos falando Espanhol. Por fim fui invadido pela certeza de que tinha de ir ao encontro do Deserto”, conta Samir.
Confinados na parte mais inóspita do Deserto do Saara, o povo Saharaui resiste a mais de 40 anos de guerra e exílio. As tentativas de recuperação do território foram bloqueadas pela construção pelo Exército Marroquino de um muro com 2.700 km de extensão guarnecido por 140 mil soldados e sete milhões de minas, isolando os Saharauis das enormes riquezas minerais e pesqueiras do território ocupado. O muro marroquino, conhecido como “Muro de la Vergüenza”, é a maior barreira militar defensiva do mundo.
Os cineastas acabaram fazendo parte do conflito quando o jipe que estavam explodiu ao passar por sobre uma mina antitanque, a apenas 800 metros do destino final – o Oceano Atlântico.
O Deserto do Deserto é um filme que leva à uma nova percepção do triste destino de um povo nômade forçado a viver confinado e que tem seu sofrimento praticamente desconhecido pela opinião pública mundial.
ESTREIA SP:
Dia 17 de agosto, quinta-feira, 20h
Sala 9 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca / R. Frei Caneca, 569 – Bela Vista. São Paulo-SP
Em cartaz:
Rio de Janeiro: Cine Odeon – Sala 1 – 13:30 – 14:00 – 20:00
FICHA TÉCNICA
Direção, Roteiro, Fotografia e Montagem: Samir Abujamra e Tito Gonzalez Garcia
Design: Billy Bacon
Edição de Som e Mixagem: Rodrigo Vidal
Música: André Geiger e André Siqueira
Produção Executiva: Samir Abujamra e Paula Tupinambá
Empresa Produtora: Ouidah Films
Produtores associados: Paula Tupinambá, Heloísa Alves, Rosane Serro, Pedro Monteiro, Paulo Henrique Fontenelle, Marcelo Moreira, Cláudio Bartolo, Sylvia Braconnot, Ana Leão e Luiz Augusto Teixeira de Freitas.