Home / * PORTAL / ABRA LIVE: Representações da diversidade LGBTQIA+ nas séries brasileiras (26/08 – Qui – 19h)

ABRA LIVE: Representações da diversidade LGBTQIA+ nas séries brasileiras (26/08 – Qui – 19h)

Nesta quinta-feira, dia 26/08, às 19 horas, a ABRA apresenta uma iniciativa do Comitê LGBTQIA+ em parceria com a Rede Sina, a live: “Representações da diversidade LGBTQIA+ nas séries brasileiras: um estudo das produções lançadas na Netflix até 2020”.

A conversa será entre Tomaz Penner, pesquisador, e Érica Sarmet, roteirista, diretora e também pesquisadora, e vai se desenvolver a partir da pesquisa feita por Tomaz em sua tese de doutorado. Na tese, ele analisou todas as séries brasileiras lançadas na Netflix até 2020 e as personagens LGBTQIA+ presentes nessas produções e descobriu que há um longo, muito longo, caminho a percorrer se quisermos realmente ser mais diversos em nossas narrativas.

Conheça mais sobre os participantes:

Érica Sarmet é roteirista, diretora e pesquisadora de cinema e audiovisual. Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP), onde pesquisa a escrita das sensações em roteiros cinematográficos, é mestre em Comunicação e bacharel em Estudos de Mídia (UFF). Diretora e roteirista dos curtas “Latifúndio” (2017) e “Uma paciência selvagem me trouxe até aqui” (2021), foi pesquisadora e assistente de roteiro do longa-metragem Medusa (2021), de Anita Rocha da Silveira (53ª Quinzena dos Realizadores), roteirista da série “Transviar” (2020, EBC) e de séries desenvolvidas para Wise Entertainment e Matizar Filmes. É coautora dos livros “Feminino e Plural: Mulheres no cinema brasileiro” (2017, finalista do Prêmio Jabuti) e “Explosão Feminista”, de Heloisa Buarque de Hollanda (2018, Prêmio Cesgranrio de Literatura). Atualmente desenvolve roteiro de longa-metragem de ficção para a produtora MYMAMA (SP) e dedica-se à pré-produção de seu próximo filme, “Vollúpya”, co-direção de Jocimar Dias Jr, contemplado no 2º Edital de Fomento ao Audiovisual de Niterói.

Tomaz Penner é Doutor em Ciências da Comunicação e pesquisador da USP, no GELiDis (Grupo de Estudos Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação). Dedica-se a temas digitais, entre eles a distribuição de conteúdos audiovisuais por streaming, os fluxos globais de mídia, as representações LGBT+ e a cibercultura. Foi pesquisador visitante na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). É membro da equipe editorial da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, da Associação Latino-Americana de Investigadores de Comunicação (ALAIC). Atualmente, trabalha como BP de Comunicação na área de Relacionamento Institucional do Insper.

A confira a live no YouTube da Rede Sina (acima) ou no face da Abra:

 

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.