DEBATE/LIVE: RACISMO ESTRUTURAL
QUINTA/ 18/06 – 20H
Apresentação: Melina Guterres (Mel Inquieta)
Convidados:
Davi Pereira Júnior: quilombola do território de Itamatatiua-Alcântara. Historiador e Antropólogo. Assessor voluntario do Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara- MABE. PhD candidate em Latin American Studies and Africa and African Diaspora/ LLILASBENSON at The University of Texas at Austin.
Autor de Os quilombolas de Alcântara: Território e Conflitos
Débora Almeida: Atriz, escritora, diretora teatral, professora e pesquisadora em Teatro Negro. Mestre em Letras- Linguagem e Identidade. Formada em Interpretação Teatral. Pesquisa e atua com teatro e performance negra desde 2001. Entre 2001 e 2010 integrou a Cia dos Comuns, realizando os trabalhos: “Bakulo-Os Bem Lembrados”(2006), “Candaces- A Reconstrução do Fogo(2003/2004), “A Roda do Mundo”(2001/2003), ambos dirigidos por Marcio Meireles, e “Silêncio”(2007/2008/), dirigido por Hilton Cobra. Em todos os espetáculos atuou como atriz, pesquisadora e colaboradora dramatúrgica. Atua como atriz, assina o texto, a pesquisa e a direção do espetáculo Sete Ventos, em cartaz desde 2009 e que virou livro, editado no Brasil e Espanha. Como escritora participou de Cadernos Negros 32, A escritora afro- brasileira- arte e ativismo; Pretumel de Chama e Gozo e Panorama da Literatura Negra Ibero- Americana.
Em cinema fez a preparação de elenco do filme “Mauani- O Silêncio de Maria” (2017), roteiro de direção de Sílvio Margarido. Trabalhou como atriz nos filmes: “Campo Grande” (2015), de Sandra Kougut; “O Vendedor de Passados”, de Lula Buarque de Hollanda (2007); “Gisella”, de Felipe Sholl (2011),“Freheit-Crimes de Ódio”(2008), de Patrícia Freitas; “Jogo de Cena” (2007), de Eduardo Coutinho; “Alma Suburbana” (2007), direção de Luiz Cláudio Lima e Leonardo Oliveira; “Bairro Feliz”(2000), direção de Ricardo Prego e Leonardo Copello Pirovano.
Gustavo Rocha o AfroGuga – Negro, ativista racial e social em Santa Maria, militante do movimento negro e filiado ao partido PSOL, graduando em Ciências Sociais pela UFSM, bolsista de pesquisa nas temáticas étnico-raciais. Aterrissou novamente na cidade em 2018, depois de atuar como comissário de vôo, retornando ao engajamento e ativismo social. É idealizador do Projeto: “Nossas Carnes Negras Importam” – protestos e performances pelos espaços públicos do RS(e também digitais) denunciando através de manifestações artísticas, o Genocídio das populações Negras no Brasil.O santa-mariense AfroGuga, tem movimentado o interior gaúcho no combate ao racismo e promoção da Cultura Negra, destacando a importância da representatividade negra em todos os segmentos sociais e fortalecimento da negritude nos espaços decisórios de poder e liderança.
João Luiz de Souza, o João do Corujão, é animador cultural, produtor cultural, professor de literatura e criador e curador executivo do Corujão da Poesia, que há 14 anos e oito meses, é a única vigília semanal de poesia e libertação dos livros do continente americano. Trabalhou com Darcy Ribeiro no programa dos CIEPs. Nasceu e cresceu em São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente mora em Niterói e se dedica a uma série de projetos de incentivo à formação do prazer da leitura.
Rozzi Brasil
Carioca. Escreve desde os 9 anos de idade. Produtora cultural, diretora e roteirista do curta #Procuram-se Mulheres (PrêmiosCine PE e SMVC 2019). Fotógrafa, sambista, designer, social media, compositora, escritora. No rádio co-produziu “Elas São Mulheres”, na web criou “Web & Sexo” e a “Rádio TV Brasil”. Em 2009 fundou a ong Casa da Vida para desenvolver trabalhos voltados para a mulher e criança soropositivos, por esses trabalhos comunitários, em 2012 recebeu Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.