A Rede Sina abriu o espaço e o Percorrendo Masculinidades – iniciativa terapêutica voltada para homens sob liderança de Ataliba Benaim e Lucas Noura – topou o convite para trazer convidados e convidadas e debater temas voltados às masculinidades, como agressividade, sexualidade, paternidades, patriarcado, dentre outros.
A cada 15 dias, nos reunimos às quintas-feiras, sempre às 21hs.
Continuando a ventilar temas relevantes, atuais e inquietantes no que diz respeito à investigação, reflexão, desconstrução e integração das masculinidades, o Percorrendo Masculinidades – iniciativa terapêutica criada sob o Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo e voltada para homens, sob liderança de Ataliba Benaim e Lucas Noura – convida a Dra Ana Paula Caldas, pediatra e neonatologista pela Unicamp, para um bate-papo sobre os desafios das masculinidades na gestação, parto e puerpério.
Nesse quarto encontro, nos propomos a investigar como é, para um homem, esses três momentos. Hoje fala-se bastante em paternidade ativa. Existe tal coisa? Quando o homem não está protagonizando, que espaços se abrem para sua existência? Como o gestar, o parir e o puerperar chegam ao homem e impactam/contribuem/ressignificam suas masculinidades?
O Percorrendo Masculinidades é composto por Ataliba Benaim e Lucas Noura. Ataliba é gestalt-terapeuta pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo, além de formado em Somatic Experience, praticante da Escola SAT e de Vipassana segundo S.N. Goenka. Lucas é gestalt-terapeuta e terapeuta sistêmico pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo, além de praticante da Escola SAT.
A convidada da vez é a Dra. Ana Paula Caldas, mãe de três (Miguel, Liz e Javi). Pediatra e neonatologista pela Unicamp, figurinha super carimbada no Siaparto, trainee em psicoterapia assistida por psicodélicos pela MAPS, aluna da escola SAT. A Dra. Ana Paula também participou dos documentários Renascimento do Parto 1, 2 e 3.