Nesta quinta-feira, 04 de Março, a 27ª edição do Diversidade Feminina traz o tema PRÁTICAS RESTAURATIVAS & PROJETOS COMUNITÁRIOS na Live Ao vivo às 19h30. Durante o ano passado, fizemos uma live sobre as práticas restaurativas em Agosto onde aprendemos muito sobre a importância e os impactos sociais dessas ações. Nossa anfitriã de hoje é a Thais Veras que esteve conosco naquela que foi a 8ª edição (confira). As práticas restaurativas e a justiça restaurativa emerge na década de 1970 e passa a ser uma forma alternativa de solução de conflitos em relação aos processos penais. Mais além disso, essas práticas acabam por desembocar em projetos comunitários que visam o fortalecimento das relações interpessoais numa solução alternativa à punição. Vamos trazer hoje um conceito breve sobre as práticas restaurativas, falar sobre o surgimento de projetos, sobre experiências de implementação na pandemia e da importância e benefícios delas. Confira abaixo, as “mulheres maravilhas” que estão atuando com esse tema já há algum tempo e agende-se para conversar conosco. O programa é transmitido pela Rede Sina via Facebook (www.facebook.com/redesina/) e Youtube (www.youtube.com/redesina/) .
DIVERSIDADE FEMININA
Dia: 04 de Março | quinta-feira
Horário: às 19h30
Dia: todas as quintas-feiras
Canais: Youtube – www.youtube.com/redesina/ | Facebook – www.facebook.com/redesina/
Apresentação e Produção: Helaysa Pires
O Programa Diversidade Feminina surgiu como uma parceria entre a Rede Sina e o Comitê Cultura do Grupo Mulheres do Brasil. Nosso intuito é compartilhar saberes e experiências sobre os diversos desafios que as mulheres encontram para serem protagonistas. A apresentadora, Helaysa Pires, é Mestre em Ciências Sociais(UFSM), fundadora da Joana D’Arc Consultoria e Líder do Comitê Cultura do Núcleo de Santa Maria do Grupo Mulheres do Brasil.
Transmissão: Rede Sina
REDE SINA é uma plataforma digital que produz conteúdo e jornalismo nos mais variados setores. Respeitando a pluralidade de olhares sensíveis às causas sociais, a cultura e política – no Brasil e no mundo.
O Programa Diversidade Feminina é um espaço de trocas entre mulheres sobre temas relacionados às ações realizadas por elas e seus efeitos num nível comportamental que, numa perspectiva antropológica, espelha e cria aquilo que chamamos de cultura.
ANFITRIÃ
Thais Veras
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1987) e Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil, professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, professor titular da Universidade da Região da Campanha, Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: direito, estudos, criminalidade, observatório e arte e cultura. Estácio de Sá e Bandeirantes nas áreas de penal processo penal e propedêuticas e criança e adolescente. Foi advogada técnica na Fundação de Atendimento Sócio Educativo (FASE/RS). Ministra aulas de Novos Direitos, Justiça dialogal e Restaurativa. Membro da Academia de Letras da Bahia e da comissão OAB Restaurativa e Sistêmica. É Facilitadora de Círculos de Paz e Mediadora de Círculos Criminais em formação. Advogada militante e juiza leiga. Membro da Comissão do Centro de Mediaçao e Práticas Restaurativas (CEMPRE) da OAB/RS que atua com direito sistêmico.
CONVIDADAS
Viviane Rita Camargo de Aquino
Engenheira Química, PUC/RS, Especialização em Gestão Pública FGV, Advogada, Pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil, integrante de Banca Examinadora RS, perita criminal, Mestre em Mediação e Práticas Circulares Restaurativas , Mediadora Judicial pelo CNJ e Tribunal de Justiça do Acre ,, Integrante da Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem em Pelotas/RS ,mediadora extra judicial 2014-2018 , facilitadora pelo IFSUL , formação em círculos restaurativos criminais , Coordenadora do projeto Oficina de Leitura APAC- Vôo Livre , somos todos recuperandos , com práticas restaurativas para remissão da pena e ressignificação dos recuperandos. Capacitação em Educação para O sistema prisional, pelo MMFDH gestão de projetos sociais com a comunidade desde 2018, associado a musica e leitura. . Integrante do projeto ACOLHER – práticas restaurativas para acolhimento das pessoas que perderam familiares frutos da violência , Capacitação em Justiça Restaurativa – Iniciação Teórica pelo CJURS , integrante do Observatório e Estudos sobre violência Doméstica e Familiar contra a mulher , comunicação não violenta e Coordenação de círculos em Escolas/comunidade com formação pelo Auschwitz Institute for the Prevention of genocide and Mass Atrocites.
Maria Cristina dos Santos Martins
Possui Graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), Administração – gestão em Adm Pública pela FGV. Pós- graduanda em Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos. Atualmente é coordenadora pedagógica pelo Governo do Estado, concursada, em São Leopoldo e Orientadora Educacional no Município de Sapucaia do Sul, concursada.Tem formação como Facilitadora e Instrutora em Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz – Situações mais Complexas e menos Complexas, Mediadora Civil e formação em Gestão de Conflitos e Cultura de Paz e Agente de Cultura de Paz pelo Ifba, Facilitadora em Prevenção, Mediação e transformação de Conflitos. Participa de grupos de estudo Auto Supervisão de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz , bem como de grupos de estudo de Gestão de conflitos e Cultura de Paz.
PRÓXIMO PROGRAMA:
11/03/2020 | Quinta-feira | às 19h30 | DIVERSIDADE FEMININA | Anfitriã: Raquel Bernardi Kurtz | Mulheres Reais & Poder Pessoal: além das contradições.
CONTATOS
Email:joanadarcconsult@gmail.com
Telefone: 55 – 9 8170-9745
“Aproprie-se do saber que sua história carrega!”
https://www.facebook.com/joanadarcconsult
Instagram: @joanadarcconsult