Home / * PORTAL / Aos 70 anos, escritora Giulia Pegna lança “A casa ainda está em pé” na Fligê

Aos 70 anos, escritora Giulia Pegna lança “A casa ainda está em pé” na Fligê

A obra reúne poemas autorais e seu lançamento será, na Feira Literária de Mucugê, no próximo dia 28 de julho.

Durante quase cinco décadas, textos escritos pela poeta Giulia Pegna adormeceram em uma antiga residência onde viveu durante a juventude. Após recente descoberta dos manuscritos, a escritora decidiu reunir os poemas e publicar seu primeiro livro, “A casa ainda está em pé”. A obra será lançada no dia 28 de julho, a partir das 8:30h durante a Feira Literária de Mucugê, um dos principais eventos literários da Bahia.

Natural de Alexandria, no Egito, Giulia migrou com seus pais para o Brasil quando tinha três anos de idade. Cresceu em São Paulo, onde estudou jornalismo e teatro.  Durante o período dos “anos de chumbo” da ditadura militar, Giulia chegou a ser presa e torturada, enquanto amigos e colegas desapareceram ou foram assassinados. Foi neste contexto que a maioria dos poemas foram escritos.

“A casa ainda está em pé” resgata as angústias e utopias vividas nos anos 1970 e 1980 pela jornalista, mas também revelam suas emoções, paixões e desejos ao longo do tempo. Os poemas transmitem as transformações dessa mulher, que se mudou para Salvador e tornou-se mãe de dois filhos, enquanto o Brasil acompanhava o declínio do regime autoritário e surgimento de um novo ciclo de democracia. Para sua filha, Bruna, é dedicada uma poesia em comemoração ao seu primeiro aniversário, escrita logo após o fim da ditadura.

 

Aos 70 anos, Giulia reside em Lençóis, na Chapada Diamantina, trabalhando como professora de francês. Ela soube da existência dos manuscritos por acaso, durante viagem a São Paulo para comemorar os 90 anos do pai: “não sei o que me deu, mas resolvi escrever para o irmão do Roberto e ele me convidou para ir na sua antiga casa, dizendo que tinham coisas guardadas e que organizaria para me mandar”. Pouco tempo depois, Giulia recebeu em casa uma encomenda: eram os manuscritos dos poemas que há 50 anos inspiraram uma peça teatral dirigida por seu antigo companheiro. “Quando eu olhei para o livro e lembrei de toda a minha história, eu tomei a decisão de publicá-lo”.

O convite para participação na Fligê foi recebida com surpresa. “Todo dia meu pai perguntava se tinha chegado e-mail e eu dizia que não, que não achava que chegaria. Pouco depois do seu falecimento, no dia que fomos jogar as cinzas dele no mar, chegou o e-mail”, recordou Giulia. A autora comemorou a programação da Feira Literária que destacou um dia para lançamento de escritoras mulheres. “Sei que não sou conhecida, não tenho expectativa de vender muitos livros, mas só o fato de participar da Fligê e de ter a minha obra divulgada, já é muito importante pra mim”, destacou Giulia.

A Feira Literária de Mucugê acontece de 24 a 28 de julho e este ano tem como tema “Memórias e trilhas das Letras Diamantinas”. O evento homenageará o escritor Itamar Vieira Junior e terá como destaque obras baianas e mineiras. O lançamento do livro “A casa ainda está em pé” contará com sessão de autógrafos e a obra poderá ser adquirida durante o evento, além de estar disponível nas principais plataformas virtuais, incluindo o seu formato em e-book.

Release da autora.

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.