Home / * PORTAL / #31 GIRO DA MARIA CULT

#31 GIRO DA MARIA CULT

26/03 – Sexta-feira, 18h
#31 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Agostta e Mati, Gabro Demais, Jan Pedro, DJ Callil, Gadea Produções, Coletivo Ará Dudu, TV OVO e Bapho! Drag

 

A CENA MUSICAL DE SANTA MARIA FOI AGITADA NESSA SEMANA…

Na terça-feira (23/03), chegou às plataformas digitais a canção Três Copos, composição fruto da parceria entre Agostta e o músico porto-alegrense Mati. Conforme o artista santamariense, a obra começou a ser trabalhada ano passado, na capital do estado, e foi finalizada em 2021.

Agostta relembra ainda que a colaboração surgiu a partir de uma grande sintonia entre as criações e os criadores. “Conheci o Mati em outubro de 2020 e logo conseguimos conectar essa amizade com a música. Eu tinha escrito uns versos – que hoje fazem parte do meu verso na track – logo depois de lançar Sexflix. Mandei esses versos pro Mati e ele me mostrou um áudio do refrão de Três Copos, que ele tinha gravado em 2018. É uma doideira porque era a mesma música. Tinha a mesma métrica com os versos que tinha mandado pra ele e eu nunca tinha escutado antes. Logo decidimos que a música devia ser gravada e lançada em collab“.

Ouça Três Copos:

Gabro Demais, também na terça-feira (23/03), divulgou seu novo trabalho, o terceiro clipe do álbum visual Sozinho [em casa]. Intitulada Rollercoaster, a canção é descrita como “um passeio pelo vazio das ruas, na companhia dos fones de ouvido, os melhores amigos de Gabro”. O single, composto pelo músico, apresenta trechos em inglês e português, em um pop-rock masterizado por Vinícius Oliveira. A direção e edição do vídeo ficou por conta do videomaker Lucas Guillande.

Sozinho [em casa] é formado por quatro faixas e aborda as reflexões do artista sobre o período de isolamento social. O EP, financiado pelo FAC Digital RS, começou a ser produzido em 2020. Em outubro, Rewind foi a primeira produção apresentada e marcou o lançamento do projeto. Rollercoaster e as demais obras que compõe o trabalho estão disponíveis no canal de Gabro no YouTube.

Assista agora o videoclipe de Rollercoaster:

Ontem (25/03), Jan Pedro lançou no YouTube o videoclipe de Pode Chegar. Sobre a nova produção, o artista diz que a música foi pensada para todo mundo dançar. “[…] eu busquei algo super atrativo para que uma criança de 7 anos e uma pessoa de 70 pudessem ouvir e gostar”, revela. Na composição autoral, o cantor retrata a história de um garoto que está cansado de viver seguindo padrões impostos pela sociedade e, então, decide se libertar. Além disso, Jan traz algumas mensagens importantes em relação ao preconceito.

A música foi produzida em São Paulo, pelo produtor Jadson SP, que já trabalhou para a Kondzilla, maior produtora de funk do país. A captação de imagens ficou por conta do filmmaker de Santiago (RS), Bruno Bassin. Gravado em um aeroporto e uma antiga Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (FEBEM), em Santiago, o clipe conta com a presença dos jornalistas João Lemes e Suzana Siqueira Lemes, que interpretaram os pais de Jan no videoclipe. “Gosto muito de entregar um material audiovisual. Eu faço funk, algo super animado e com o clipe a pessoa que está consumindo pode ver a animação ao invés de só ouvir”, conta o artista.

Jan Pedro começou o seu trabalho ainda em Santa Maria, enquanto morava na cidade para cursar o ensino médio. Em agosto de 2019 lançou a sua primeira música, Movimento do Beat e, em seguida, outras duas canções: Ele Joga e Danadinha. As três composições foram trabalhadas, apenas, em cinco municípios da região do Vale do Jaguari e alcançaram mais de 49 mil reproduções nos videoclipes. O seu quarto lançamento autoral, “Pode Chegar”, vem com o objetivo de se inserir no meio fonográfico de Santa Maria. “Estou muito confiante que será um trabalho bom, já fui muito bem acolhido em Santa Maria”, revela Jan, que retornará a cidade para a divulgação de seu novo single.

Ouça Pode Chegar:

 

E TEM NOVO PROJETO CHEGANDO…

DJ Callil. Foto: Divulgação

Há pouco mais de dois anos, Callil iniciou sua carreira como DJ, mas desde os 14 anos o jovem tem ligação com eventos. “Comecei como promoter e evolui para produtor, em meados de 2018, me apaixonei por música eletrônica e decidi virar DJ e produzir evento de música eletrônica”, relembra.

Aos 22 anos, Callil prepara sua estreia como DJ residente no Muzeo Sushi Bar. Segundo ele, o convite foi feito por Marcelo Guidolin, proprietário do bar e da casa de shows Costa de Montanha, onde já realizou outros projetos. Devido a pandemia, a sua estreia no Muzeo será através da gravação de um set, a fim de apresentar o local e o seu trabalho como residente, no próximo domingo (28/03). O responsável pela produção do material é o filmmaker Iggor Portalet, que já atua com Callil há, aproximadamente, dois anos.

Sobre essa nova parceria, Callil comemora e diz que “com certeza vai ser algo duradouro e de extrema relevância para minha carreira, me lançar como residente de um local com nome na cidade e com uma ideia incrível de misturar música eletrônica com Sushi! Duas combinações perfeitas!”.

O DJ ainda salienta as dificuldades de trabalhar durante a pandemia e conta que teve que buscar outras formas para se sustentar. “Pensei em desistir de tocar e produzir, mas é o que eu amo. Em 2021, decidi investir bastante no virtual, afinal, é onde melhor podemos trabalhar no momento”, finaliza. A data prevista para o lançamento do set é 15 de abril.

 

NO AUDIOVISUAL LOCAL, DOIS CURTAS-METRAGENS EM FESTIVAIS E A ESTREIA DE UM PROGRAMA

E estreou, na última sexta-feira (19/03), Em Qualquer Rua de Qualquer Cidade. O programa tem como proposta, por meio de música e entrevista, apresentar uma pesquisa do que está sendo feito na música regional dos anos 2000 até os dias atuais.

Em cada episódio, o público poderá conferir um bate-papo com um nome importante da música regional do Sul do país sobre arte, mercado cultural e perspectivas de atuação artística, com reflexões acerca do que está sendo ouvido, pensado e produzido, atualmente, no cenário cultural do Rio Grande do Sul. A edição de abertura teve como convidado o cantor e compositor Pirisca Grecco e foi gravado no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.

Em Qualquer Rua de Qualquer Cidade é realizada pela Gadea Produções, com roteiro, produção e direção de Leonardo Gadea, direção de fotografia assinada por Federico Bonani, assistência de direção de Paola Matos e edição, mixagem e finalização de Erick Corrêa.

Além de Pirisca Grecco, o projeto já conta com a entrevista de Ricardo Bergha, em Santa Maria, e ainda pretende visitar Livramento, São Gabriel, Pelotas, entre outras cidades do interior, para encontrar mais figuras relevantes da cena artística gaúcha nesta primeira temporada. Rodando por diferentes estradas, o novo programa busca “mostrar o recorte de outro período, com a voz, a letra, a melodia, o instrumento, o refrão e a maneira de pensar de quem está, nos últimos 20 anos, atuando para manter viva a chama da música regional”.

Confira o primeiro episódio de Em Qualquer Rua de Qualquer Cidade, com Pirisca Grecco:

 

Na segunda-feira (22/03), foi lançado o curta Tô Viva!, durante uma live da Mostra Teia RS 2021, exibida no Facebook e no YouTube. A produção realizada pelo Coletivo Ará Dudu foi idealizada por Carmem Lucia (Baiana) e tem roteiro e direção de Isadora Bispo. O curta-metragem foi inspirado na trajetória de vida de Madame Satã, transformista brasileiro e figura emblemática da cena LGBT+ carioca, na década de 1930. Tô Viva! também traz reflexões sócio-políticas ao pautar a existência negra, homossexual e pobre de Madame Satã, além de sua resistência diante de uma sociedade preconceituosa, do ódio e da hipocrisia no sul do Brasil na atualidade.

Idealizado e roteirizado e dirigido por Carmem Lucia (Baiana) e por Isadora Bispo, respectivamente, o curta é interpretado por Afroguga. Foto: Divulgação

O curta-metragem é descrito como uma produção que “dialoga com as realidades dos corpos pretos, LGBT’s e periféricos, que historicamente sofreram (e ainda sofrem) com as opressões do Estado e da sociedade civil. […] é um grito social necessário através da arte no Rio Grande do Sul”. A obra também faz uma homenagem a duas grandes personalidades ativistas da cena LGBTQ+ local e referências no estado: Verônica Oliveira, a Mãe Loira, mulher trans brutalmente assassinada em Santa Maria, em dezembro de 2019, e Vilnes Gonçalves Flores, o Nei D’Ogum, que se autodefinia como pobre preto e puto – o agitador cultural faleceu em agosto de 2017.

Ficha Técnica:
Idealizadora: Carmem Lucia (Baiana);
Roteiro e direção: Isadora Bispo;
Interpretação: Afroguga;
Figurino e adereços de Carmem Lucia (Baiana) e Saiyora Bitencourt;
Imagens e Edição: Alan Orlando;
Som Direto: Heitor Leal;
Fotografia de Divulgação e Arte: Alan Oliveira , Hélvia Schneider e Alexon Rocha.

Confira a entrevista do grupo Ará Dudu (59:18) e em seguida o curta-metragem Tô Viva! (01:10:17):

 

A TV OVO participa de dois festivais nacionais – que começaram nessa semana -, com o documentário Quando Te Avisto (2020). O curta dirigido por Denise Copetti e Neli Mombelli  integra a Mostra Fronteiras Imaginárias, do Festival Visões Periféricas. A 14ª edição do festival teve início na quarta-feira (24/03) e promove a exibição de produções de todo país, oficinas e debates até a próxima quarta-feira (31/03), de modo totalmente online. Quando Te Avisto e os demais selecionados na Mostra Fronteiras Imaginárias ficarão disponíveis por 48h, com votação aberta ao público.

E a partir de hoje (26/03), o documentário passa a fazer parte da programação do 2º Festival Mulheres do Audiovisual e será exibido pela mostra Curta-Metragem, na sala Garcia Family Foundation. As obras audiovisuais podem ser assistidas até o dia 18 de abril, por meio da plataforma Inffinito Film Festival. A apresentação reunirá mais de 50 produções desenvolvidas por mulheres na direção, roteiro, direção de fotografia, entre outras funções, de 2016 a 2020. Conforme a organização, o Festival Mulheres do Audiovisual tem “como objetivo reconhecer talentos femininos, jogar luz nas profissionais do setor e ampliar o debate sobre a importância de um espaço igualitário no mercado”.

Quando Te Avisto retrata a presença indígena em Santa Maria (RS) e aborda de forma universal a resistência desses povos. A produção faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade 2019, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM).

Confira o trailer de Quando Te Avisto:

E na terça-feira (23/03), em comemoração aos 25 anos de trajetória, a TV OVO também lançou o concurso Prêmio Campanha 25 anos TV OVO, com o objetivo de selecionar uma campanha publicitária para as redes sociais, com a temática de aniversário. As inscrições ocorrem de 23/03/2021 a 16/04/2021, através do e-mail: tvovo@tvovo.org. O valor da premiação é de R$400,00, além de um kit composto por caneca da TV OVO, dois livros que levam o Selo Sobrado Centro Cultural e um certificado do prêmio.

Para quem deseja participar, as propostas enviadas deverão contemplar: conceito da campanha, slogan e identidade visual; logo temática dos 25 anos; peças gráficas para posts (cards para feed e stories), capa para Facebook e YouTube e outras opções, legendas para posts e cronograma de publicações. Outros elementos também podem ser acrescentados conforme interesse do(s) proponente(s). Ao todo, a campanha terá a duração de 10 dias, com uma publicação ao dia no feed das redes sociais da TV OVO, sem limite para o número de stories. A TV OVO ficará responsável pela veiculação da campanha e as publicações nas redes sociais, que ocorrerão entre os dias 03/05/2021 a 12/05/2021.

Imagem: Divulgação

 

 

No dia 31/03/2021, às 14h, será realizada uma reunião de briefing online com parte da equipe da TV OVO que estará à disposição em caso de dúvidas. A reunião poderá ser acessada por este link.  Todos os inscritos que submeterem a proposta de forma completa receberão certificado de participação de 20 horas.

-CRONOGRAMA
Abertura das inscrições: 23/03/2021
Reunião de briefing: 31/03/2021, às 14h
Encerramento das inscrições: 16/04/2021
Divulgação do resultado: 23/04/2021

 

E NO FINAL DE SEMANA TEM A SEGUNDA LIVE DA BAPHO! DRAG

Amanhã (27/03), às 20h, ocorre a 2ª edição da BAPHO! LIVE: A batida continua, no perfil do Instagram da Bapho! Drag. O projeto é organizado pelas drag queens Mia Lestrange e Lolli Flop e contará com a performance das drags Lablankko, Kandy Cooper, Lazúli e, também, com uma apresentação de Lolli.

As artistas da 2ª edição foram selecionadas através do preenchimento de um formulário, em que descreveram suas exibições. No final do mês de abril, ocorrerá a última live da iniciativa, contemplada pela Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020), por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santa Maria. Dessa maneira, todas as artistas serão remuneradas por suas performances. No Instagram, as organizadoras afirmaram que “realizar esse projeto significa muito para o movimento drag e LGBTQI+ de Santa Maria, porque nossa arte raramente recebe cachês justos pelo seu trabalho de performance. Dessa vez, isso foi possível, e é feito por nós, e para nós”.

 

► COLABORE COM O GIRO DA MARIA CULT

Se você gosta do nosso giro semanal, com um compilado do que ocorreu no cenário cultural de Santa Maria, nos apoie no catarse. Para colaborar com o desenvolvimento do Giro da Maria Cult e outros projetos produzidos em parceria com a  Rede Sina, acesse a plataforma de financiamento, conheça os benefícios e assine.

A REDE SINA é uma plataforma de conteúdo digital criada pela jornalista Melina Guterres (Mel Inquieta) em 2015. Abriga diversas vozes e pensamentos, especialmente, através do conteúdo de autores convidados e colunistas. Em 2020, durante a pandemia, abriu espaço para uma diversidade de programas ao vivo. Contribua para o desenvolvimento da Rede Sina.

Saiba mais!

 

Colaboradores:

Siga Maria Cult no Instagram e Facebook

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.