19/03 – Sexta-feira, 18h
#30 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: CORAP, Matinê Meia Noite, Marcelo Augusto, Pitto Foliatti, exposição no MASM, Bapho! Drag
CORAP ESTREIA SÉRIE DE ENTREVISTAS COM ARTISTAS DA CENA HIP HOP DE SANTA MARIA
Na última sexta-feira (12/03), o Coletivo de Resistência Artística Periférica (CORAP) estreou uma série de vídeos em seu canal do Youtube. Intitulado Perfil, o quadro apresenta entrevistas com artistas da cena hip hop de Santa Maria e retrata as perspectivas, memórias, questões políticas, referências e recomendações artísticas de cada um.
Além das conversas gravadas no ano passado, o coletivo também está lançando entrevistas inéditas com outros nomes de Santa Maria. O canal ainda irá receber todas as produções audiovisuais já realizadas pelo CORAP, incluindo alguns registros de shows, como na Feicoop de 2020.
Inicialmente produzido por Fernando Britto, o Perfil surge para que os artistas possam se expressar para além da música. “[…] muito das produções artísticas do hip hop da cidade se fragmentam, e cada um fica muito focado no próprio público e só se comunica por um ponto de vista mais de divulgação, sem trocar ideia sobre as coisas”, explica o integrante do coletivo.
As primeiras entrevistas foram realizadas quando Britto ainda não fazia parte do grupo, em parceria com Alan Orlando, responsável pela captação de imagens. Atualmente, o quadro é realizado em nome do CORAP. Britto ainda antecipa novo projetos que o Coletivo irá realizar, como o “Os quatro elementos das quebradas”, projeto educacional contemplado pela Lei Aldir Blanc, sem data prevista para o início das atividades. “E a gente tá pra lançar mais conteúdo educativo e também de discussão sobre as situações da pandemia, já que as batalhas e os eventos presenciais ainda não são possíveis”, finaliza.
O CORAP foi fundado em 2010, na Zona Oeste de Santa Maria, com o intuito de difundir a cultura Hip Hop local, promover debates acerca da participação popular e dos direitos humanos e fortalecer a cultura e identidade periférica. Além disso, o coletivo é aliado a diversas causas sociais, como a política de ações afirmativas, anti hiv-aids, luta antimanicomial, pela pluralidade religiosa, anti machista, livre orientação sexual, entre outras.
Assista Perfil
NOVOS ÁLBUNS ESTÃO CHEGANDO
Marcelo Augusto divulgou, na sexta-feira (12/03), seu projeto solo, Te Vejo No Caribe. O primeiro single do trabalho, L, foi gravado e produzido pela All Green Records. O compositor, vocalista e guitarrista da Casa Blanca Nite Club (CBNC) conta que a nova produção foi uma ideia que teve a fim de abrigar composições que fugiam da proposta da CBNC. “O jazz e o R&B foram as coisas que mais me marcaram pra trazer a tona esse projeto e por mais que o som traga algo do rap não foi uma intenção minha dar start numa aventura por esses mares”, pontua
Por ser desenvolvido no estúdio da All Green Records, L passou por processos diferentes de outros sons que o artista já trabalhou. “Na época da gravação o que se tinha era um arranjo folk e nada mais, o resto foi todo construído ao longo da produção” revela. Sobre a canção, o artista acrescenta que “algo de leve existe na L, talvez daí eu ter buscado ela do baú pra ser o primeiro single dessa ideia”.
A primeira canção de Te Vejo No Caribe vem acompanhada de um lyric-video, produzido por Marcelo e Diovana Vieira. L está disponível no YouTube da CNBN e no Spotify.
Ouça agora:
https://www.youtube.com/watch?v=mRATrJ8rkbU
E na segunda-feira (15/03), Pitto Foliatti apresentou Bagagem. “A letra apesar de parecer ser sobre uma pessoa, é, na verdade, sobre uma ideia que comprei. É metafórica e pode ser interpretada de forma livre”, descreve o músico.
A segunda canção do álbum Lá Fora contou a participação de Filipe de Césaro no desenvolvimento e execução. Pitto relembra que após passar por dois estágios de criação, a música foi finalizada pelo guitarrista. “Mandei pro Filipe e ele finalizou de maneira que eu achei incrível. Colocou quatro guitarras e deixou ela com o toque suave que eu nem achei que poderia ficar”, comemora.
A nova produção também foi apresentada com clipe, filmado e editado por Pitto e está disponível no canal do artista no YouTube. Lançado em fevereiro, Lá Fora foi gravado nos estúdios Grave Geral e Caixa de Sons, com edição e mixagem de Audiosboss. As 15 faixas que compõe o álbum estão sendo divulgadas, gradativamente, ao longo do ano.
Confira:
EXPOSIÇÃO RETICÊNCIAS RETRATA VULNERABILIDADE SOCIAL
Até o dia 26 de março, o Museu de Arte de Santa Maria (MASM) apresenta a exposição Reticências, de Ceila Bitencourt. A mostra individual, que tem curadoria de Reinilda Minuzzi, está presente na sala de exposições do MASM no Monet Plaza Shopping e também pode ser visitada, virtualmente, pelas páginas do Instagram e Facebook do museu.
Reticências apresenta a série de fotografias O que restou?. Através desses retratos, a exposição busca discutir questões como a vulnerabilidade social e a falta de oportunidade de pessoas abandonadas à própria sorte. Além disso, a mostra é descrita com uma proposta que “também traz a ideia de invisibilidade, ou seja, tornar visível o que é invisível para as pessoas/sociedade e, nesse sentido, explorar as possibilidade da narrativa verbal e visual como metáfora”.
PROJETO MATINÊ MEIA NOITE APRESENTA AR DE MÁGICA – SHOW ONLINE
Na próxima terça-feira (23/03), às 19h30, Vinicius Oliveira, idealizador do projeto musical Matinê Meia Noite, apresenta Ar de Mágica – Show Online. A live abrirá a temporada 2021 de exibições, com uma performance em formato acústico.
Com mixagem de Cassiano Rathke, direção de arte e fotografia de Lucas Guillande e acompanhado por Nathan Dutra no violão, Felipe Rossini na bateria, Anderson Bittencourt com baixo e Gabro Demais no backing vocal, Vinicius trará um compilado de canções presentes nos álbuns Imperfeito (2017) e Acordo/Destino (2020). O músico também adiantou que composições inéditas, que estarão nos próximos lançamentos da Matinê, farão parte do repertório da live.
O espetáculo será transmitido, diretamente, do estúdio da Matinê Meia Noite. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos por meio de contribuição espontânea. Clique para obter.
E MAIS UMA LIVE DA BAPHO! DRAG VEM AÍ
Até este domingo (21/03), estão abertas as inscrições para a live de março da Bapho! Drag. Drag Queens/Kings/Queers, que residem em Santa Maria e desejam performar, devem preencher um formulário e explicar detalhes de sua apresentação. Nas redes sociais, as organizadoras, Lolli Flop e Mia Lestrange, explicam que “drags que performaram na última live irão diretamente para a suplência, podendo performar somente em caso de falta de inscritos. Já quem participou de nossa penúltima live, pode se inscrever novamente”.
O projeto Bapho! Live: a batida continua foi contemplado pela Lei Federal nº 14.017/2020 (Aldir Blanc) através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da Prefeitura de Santa Maria. No mês passado foi realizada a primeira, de quatro lives programadas pelas drags. No perfil da Bapho! no Instagram, as organizadoras celebram a conquista – “realizar esse projeto significa muito para o movimento drag e LGBTQIA+ de Santa Maria, porque nossa arte raramente recebe cachês justos pelo seu trabalho de performance. Dessa vez, isso foi possível, e é feito por nós, e para nós!”.
Para acessar o formulário, clique aqui.
COLABORE COM O GIRO DA MARIA CULT
Se você gosta do nosso giro semanal, com um compilado do que ocorreu no cenário cultural de Santa Maria, nos apoie no catarse. Para colaborar com o desenvolvimento do Giro da Maria Cult e outros projetos produzidos em parceria com a Rede Sina, acesse a plataforma de financiamento, conheça os benefícios e assine.
A REDE SINA é uma plataforma de conteúdo digital criada pela jornalista Melina Guterres (Mel Inquieta) em 2015. Abriga diversas vozes e pensamentos, especialmente, através do conteúdo de autores convidados e colunistas. Em 2020, durante a pandemia, abriu espaço para uma diversidade de programas ao vivo. Contribua para o desenvolvimento da Rede Sina.
Colaboradores: