Home / * PORTAL / 25/03 – QUINTA-FEIRA – 19H30 – DIVERSIDADE FEMININA – 30ª ED. – AS INVISIBILIDADES DO ENCARCERAMENTO FEMININO: INSPIRANDO NOVOS OLHARES

25/03 – QUINTA-FEIRA – 19H30 – DIVERSIDADE FEMININA – 30ª ED. – AS INVISIBILIDADES DO ENCARCERAMENTO FEMININO: INSPIRANDO NOVOS OLHARES

Nesta quinta-feira,  25 de Março, a 30ª edição do Diversidade Feminina traz o tema AS INVISIBILIDADES DO ENCARCERAMENTO FEMININO: INSPIRANDO NOVOS OLHARES na Live Ao vivo às 19h30. Nesta quinta, o debate proposto partirá das experiências da Anfitriã e suas convidadas no projeto Inspira desenvolvido pela UFSM, que compõe uma das ações do Observatório dos Direitos Humanos. O Projeto é liderado pela UFSM em conjunto com a Polícia Federal e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Neste sentido, as professoras convidam a comunidade ao debate acerca das invisibilidades que perpassam a situação das mulheres encarceradas e suas famílias, em especial com relação às infâncias que vivem com a condição do encarceramento materno. O que fica invisível nessas situações? A relação dessas mulheres com seus filhos frente aos imaginários sociais que dizem que a mãe é um “ser sagrado”. Observando apenas por este imaginário, já podemos ter uma ideia do motivo da invisibilidade delas, afinal elas estariam socialmente profanando todo prestígio da maternidade na estrutura patriarcal em que vivemos. Por outro lado, essa mesma percepção sagrada pode ser extremamente violenta com a mulher que cometeu um crime e foi penalizada. Vamos conversar sobre como esse projeto inspira novos olhares, e explorar mais o que essa invisibilidade nos ensina. Confira abaixo mais detalhes sobre este time de mulheres que estarão conversando sobre esse tema e agende-se para conversar conosco. O programa é transmitido pela Rede Sina via Facebook (www.facebook.com/redesina/) e Youtube (www.youtube.com/redesina/) .

 

DIVERSIDADE FEMININA

Dia: 25 de Março | quinta-feira

Horário: às 19h30

Dia: todas as quintas-feiras

Canais: Youtubewww.youtube.com/redesina/ | Facebook  –  www.facebook.com/redesina/

Apresentação e Produção: Helaysa Pires

O Programa Diversidade Feminina surgiu como uma parceria entre a Rede Sina e o Comitê Cultura do Grupo Mulheres do Brasil. Nosso intuito é compartilhar saberes e experiências sobre os diversos desafios que as mulheres encontram para serem protagonistas. A apresentadora, Helaysa Pires, é  Mestre em Ciências Sociais(UFSM), fundadora da Joana D’Arc Consultoria e Líder do Comitê Cultura do Núcleo de Santa Maria do Grupo Mulheres do Brasil.

Transmissão: Rede Sina

REDE SINA é uma plataforma digital que produz conteúdo e jornalismo nos mais variados setores. Respeitando a pluralidade de olhares sensíveis às causas sociais, a cultura e política – no Brasil e no mundo.

O Programa Diversidade Feminina é um espaço de trocas entre mulheres sobre temas relacionados às ações realizadas por elas e seus efeitos num nível comportamental que, numa perspectiva antropológica, espelha e cria aquilo que chamamos de cultura.

ANFITRIà

Ana Carla Hollweg Powaczuk 

Doutora em Educação pela UFSM. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Desenvolve estudos e pesquisas voltadas às temáticas: alfabetização, organização do trabalho Pedagógico, aprendizagem da docência, desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica e superior, Iniciação na docência universitária.

 

CONVIDADAS

Márcia Eliane Leindcker da Paixão

Graduada em Pedagogia, mestrado em Ciências Sociais Aplicadas e doutorado em Educação, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Atualmente, é professora adjunta IV da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Departamento Fundamentos da Educação (FUE) . Foi docente na Escola Superior de Teologia (Faculdades EST), em São Leopoldo/RS por doze anos, nas áreas de Diaconia e Teologia Feminista. Tem experiência na área de Educação Popular, de Estudos de Gênero/feminismos e de Teologia – ênfase Diaconia. Integrou a Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação (CAICE) em 2014-2015. Participou da Comissão Institucional de Acompanhamento de Projetos Pedagógicos de Curso (CIAPPC) – março 2014-abril 2015. Integrou a diretoria da Seção Sindical de Docentes da Universidade Federal de Santa Maria – SEDUFSM (junho 2014-junho 2016). Representa o Departamento de Fundamentos da Educação no Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Pedagogia Diurno e Noturno. Representou o Centro de Educação na Câmara de Extensão da UFSM (agosto 2016-dezembro 2019). Integra a Comissão Institucional de Políticas de Igualdade de Gênero (setembro 2017). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Gênero e do Grupo de Estudos Feministas Elas. Integrou a Comissão de fundação do Fórum de Mulheres de Santa Maria (2014). As áreas de ensino, pesquisa e extensão relacionam gênero/feminismos, diaconia , educação popular e educação ambiental/ecofeminismo. Foi coordenadora substituta do Curso de Pedagogia Diurno – setembro de 2018 a setembro de 2020.

 

Graziela Escandiel de Lima

Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS (2002) e Graduação em Pedagogia – Educação Pré-Escolar e Matérias Pedagógicas do 2º Grau. pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS (1999). Professora no Centro Universitário de Jaraguá do Sul/SC – UNERJ (2002 a 2006). Atualmente é professora no Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior- (GPFOPE) e do Grupo de Pesquisa GPDOC – Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior. Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – Diurno (2014-2016). Coordenadora de Área do PIBID/UFSM/Pedagogia – Educação Infantil (2014-2018). Coordenadora Institucional do PIBID/UFSM (2018-2020) e (2020-2022) Tem experiência na área de Educação, na Formação de Professores em cursos de Pedagogia. Seus estudos têm ênfase na Educação Infantil e conhecimentos relativos à infância. Atua principalmente com os seguintes temas: Infância, Educação Infantil, Trabalho Pedagógico, Docência e Estágios.

 

PRÓXIMO PROGRAMA:

01º/04/2020 | Quinta-feira | às 19h30 | DIVERSIDADE FEMININA | JOANETE E AS VULNERABILIDADES FEMININAS

CONTATOS

Email: joanadarcconsult@gmail.com

Telefone: 55 – 9 8170-9745

“Aproprie-se do saber que sua história carrega!”

https://www.facebook.com/joanadarcconsult

Instagram: @joanadarcconsult

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.