TRADICIONAL SARAU DE POESIA ACONTECE NA PRÓXIMA TERÇA EM FLORIANÓPOLIS COM LANÇAMENTO DE LIVROS
Na próxima terça, 19, a partir das 19h30, no Ponto Bar & Piadina, acontece a 15ª edição do tradicional sarau de poesia, Sina Poética, que desde 2018 reúne diversos escritores e artistas em livres manifestações literárias e artísticas. O sarau que nasceu em Santa Maria-RS, já teve edições em Porto Alegre-RS, Rio de Janeiro-RJ e terá sua primeira edição em Florianópolis.
O evento e o microfone são abertos para o público. As inscrições para leituras de poemas e apresentações artísticas são realizadas no local. Cada um tem média de 5 min para sua apresentação. Conforme o número de inscritos, são realizadas duas rodadas com intervalo de 15 min entre estas.
O evento também conta com o lançamento dos livros de poemas “Engasgos” de Mel Inquieta, idealizadora do sarau, e de “A Triste Balada dos Herculóides contra as Leis Terrenas” de Odemir Tex. Jr. Ambos da região de Santa Maria-RS.
Saiba mais sobre as obras e autores:
LIVRO: ENGASGOS
Engasgos é dividido em três partes onde os temas sociais se transformam em versos/manifestos. A primeira parte traz temas e referências a determinadas pessoas ou situação política do país. Na segunda parte, a abordagem é a arte, artistas suas esperanças, ruínas e resistência. Na terceira parte, a autora reflete sobre o universo feminino, suas dores e lutas. Engasgos é um livro de poemas, “manifestos longe do oco”.
SOBRE A AUTORA: MELINA GUTERRES (MEL INQUIETA)
É formada em jornalismo pela Universidade Franciscana-UFN. Já morou na Bahia, Pará. Rio de Janeiro, Sâo Paulo. Trabalhou para Uol, Folha de São Paulo, Estadão, Revista Istoé. É fundadora e CEO da Rede Sina. Engasgos é seu primeiro livro individual. Mais sobre ela em: https://redesina.com.br/melinaguterres/ Mais sobre o livro: https://redesina.com.br/livro-engasgos-de-mel-inquieta/
LIVRO: A TRISTE BALADA DOS HERCULÓIDES CONTRA AS LEIS TERRENAS
Anos 80, a proliferação dos televisores coloridos impondo a ascensão da idade da informação. A geração de baixinhos da Xuxa. O fim do Estado comunista da União Soviética. O renascimento da democracia por aqui. Imagem de um país à margem, mas atento às mudanças do mundo. Esse livro busca encontros, onde a reflexão sobre o tempo resgata o leitor de suas dívidas com os idos. Há acolhimento afetivo e incômodo nessa poemática. O leitor mergulha em seu próprio passado mítico com um tom provocativo e desafiador de quem afia suas facas.
SOBRE O AUTOR: ODEMIR TEX JR.
O último da turma a aprender a andar de bicicleta. Em 2013, lançou a obra poética Para Uma Nova Didática do Olhar (Estrela Cartonera), além de textos esparsos e dispersos em revistas, jornais etc. Formado em Letras pela UFSM, também estudou Geografia na mesma instituição. Ajunta vários prêmios literários, espalhados por vários estados brasileiros. Escreve para não cair. Mais sobre: https://redesina.com.br/livrotex/
15ª SINA POÉTICA
19/03/2024 – TERÇA-FEIRA – A PARTIR DAS 19H30
SARAU DE POESIA EM FLORIPA COM LANÇAMENTOS DOS LIVROS DE POEMAS “ENGASGOS” DE MEL INQUIETA E “A TRISTE BALADA DOS HERCULÓIDES CONTRA AS LEIS TERRENAS” DE ODEMIR TEX JR.
Ponto Bar & Piadina | R. VICTOR MEIRELLES, 138. FLORIANÓPOLIS.
ENTRADA GRATUITA
MICROFONE ABERTO | INSCRIÇÕES NO LOCAL
RESERVAS DE MESA: 48 9-9615-6859
REALIZAÇÃO: REDE SINA | www.redesina.com.br
MAIS SOBRE SARAU SINA POÉTICA:
https://redesina.com.br/sinapoetica