Home / #ACONTECE / Vamos falar sobre o Racismo? por GUGA ROCHA

Vamos falar sobre o Racismo? por GUGA ROCHA

Fala galera! Sejam todos e todas bem vindos e bem vindas, à “Coluna do Guga”

Vamos falar sobre o Racismo?

Este é um convite, para você prezado leitor (a) aqui do Rede Sina, à refletirmos sobre toda essa podridão que fede e não aparece.

O Racismo é um tipo de preconceito que se utiliza basicamente de ideologias da superioridade, para justificar as diferenças entre as raças e/ou etnias.O Racismo se refere à todas as raças ou etnias, mas, no imaginário social ele ainda está fortemente associado aos negros.

Precisamos falar de Racismo, falar em Racismo, citar a palavra Racismo.

Precisamos dialogar!

A escravidão, o apartheid e o holocausto, são apenas alguns exemplos de tristes episódios e manifestações de Racismo ao decorrer da história da humanidade. Estas formas de dominação resultaram no extermínio de populações, atentados à dignidade humana e consequências, que até os dias de hoje causam prejuízos para diversas populações.

Estudos nas áreas das ciências sociais, auxiliam na compreensão de  questões entre raça e etnia, mostrando que as características físicas estão ligadas às questões de raça e, que a falarmos em etnia, podemos englobar aspectos culturais como a língua, religião, as crenças e etc.Vale destacar, que houveram períodos na história, que o Racismo se utilizou de ideologias científicas, para justificar a superioridade entre as raças.

Ao longo dos tempos, diversos fatores sócio-econômicos, políticos e culturais, vieram transformando essas ideologias de dominação, derrubando essas teorias e ideias de superioridade entre as raças. Biologicamente não há dúvidas que somos todos da raça humana.

Com tudo isso, o Racismo ainda é um fenômeno social presente em nossa sociedade, responsável por diversos casos de preconceito e discriminação contra a população negra, onde  a “raça” em um sentido sociológico ainda faz muito sentido para diversos sujeitos.

Será mesmo, que com todas as transformações sociais, desenvolvimentos econômicos e avanços políticos, o racismo foi exterminado? Será mesmo, que você acha desnecessária a luta diária dos movimentos sociais negros por visibilidade, equidade de direitos e representatividade?

Será mesmo, que a sociedade prefere apenas ignorar o expressivo número de jovens negros exterminados diariamente no Brasil? Será mesmo, que você acha “normal” a população negra estar altamente em massa nos presídios e penitenciárias? Será mesmo, que você considera “normal” não ter tido professores negros (ah! você teve 1 ou 2? ) bastante né?

Será que você acha “normal” ter tido poucos colegas negros? Será mesmo, que você acha “normal” não ter tido contato com médicos e/outros profissionais negros na área da saúde? Será mesmo, que você não se dá conta da ausência (ou o risório número) de negros na política e nos espaços decisórios de poder? Será mesmo, que você não percebe o baixo número de negros nas mídias e campanhas de publicidade?

Você já refletiu, sobre as atitudes e piadas de cunho racistas do cotidiano? Você já se refletiu, sobre o preconceito contra às religiões de matriz africanas? Você já refletiu, sobre o esteriótipo dos ‘trombadinhas”? Você já refletiu, sobre as consequências da escravidão? Você já tentou fazer alguma ligação disso tudo com o Racismo? Você já falou sobre o Racismo?

Falar sobre o Racismo é tudo isso e muito mais. É estar ciente que o fato de ser um crime, legitima nossa luta, pois as pessoas tem medo de se afirmarem racistas, porém, o Racismo segue agindo nas entrelinhas, mascarado, velado e fortalecido nas estruturas sociais.

Este foi meu convite, para que possamos refletir acerca dessa doença social que é o Racismo. Creio que o fato de falarmos sobre o Racismo, nos ajudará a compreender melhor diversas questões, exercitar a empatia, gerar debates, trocas de saberes e construirmos juntos, uma sociedade mais justa e anti-racista.

Até a próxima galera. Pela atenção, obrigado!

Vamos falar sobre o Racismo?

 

Sobre o colunista:

GUSTAVO ROCHA (o“Guga”) como é conhecido, é natural de Santa Maria/RS. Transitou pelo curso de Ciências Sociais na UFSM e segue estudando na área de Sociologia EAD.

Apaixonado por assuntos que envolvem moda, como sentido de expressão e comunicação, o cara também é muito ligado em música, principalmente eletrônica, porém não dispensa um bom samba de raiz, hip-hop e adora dançar até pingar. 

Guga, também  simpatiza com as  causas de diversos  movimentos sociais, onde tem se engajado ultimamente, como militante no combate contra o racismo, o machismo e no combate à homofiobia e demais pautas da população LGBTTQIA+.

Atualmente ele é comissário de voo  e com frequência, Guga aterrissará na página do SINA usando a moda como uma “pista  ou passarela”, para diversas reflexões.

@rocha_guga

Rochagustavo15@gmail.com

 

 

 

Fala galera! Sejam todos e todas bem vindos e bem vindas, à “Coluna do Guga” Vamos falar sobre o Racismo? Este é um convite, para você prezado leitor (a) aqui do Rede Sina, à refletirmos sobre toda essa podridão que fede e não aparece. O Racismo é um tipo de…

User Rating: Be the first one !

Comenta aí... :)

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *