Home / #ACONTECE / Inscrições abertas para o II ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual –

Inscrições abertas para o II ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual –

II ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual promove debates, encontro de negócios e mostra de curtas no Rio

Com a proposta de ser um espaço de debate e encontro para profissionais e estudantes da área, o II ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro na Cinemateca do MAM, no Rio. Pelo segundo ano consecutivo, o evento, que foca principalmente nos roteiristas iniciantes, conta com debates, mostras de curtas (competitiva e hors concours) e concurso de roteiro. As novidades da programação desta edição incluem palestras, masterclasses, o Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos de Longas-Metragens e o Encontro de Negócios. As inscrições para o seminário e o encontro estão abertas no site rotafestival.com. Já a exibição dos filmes é aberta ao público e tem entrada gratuita, sujeita à lotação da sala.

Entre os convidados estão roteiristas renomados como Lucas Paraizo (“Aos teus Olhos”, “Sob Pressão”, “Justiça”), que ministra a masterclass “Roteiro de série audiovisual”, e George Moura (“Onde Nascem os Fortes”, “Amores Roubados”, “O Grande Circo Místico”), que será entrevistado pelos apresentadores do podcast Primeiro Tratamento, além de Claudia Lage (“Lado a Lado”) e Marcílio Moraes (“A Lei e o Crime”, “Ribeirão do Tempo”, “Vidas Opostas”), que falam sobre roteiro de novela.

Criado pelos ex-alunos da Escola de Cinema Darcy Ribeiro Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Cristina Perozzo, Evandro Melo, o festival quer atingir um público mais amplo e diverso este ano, um dos motivos da mudança do local do evento para a Cinemateca do MAM.

“Percebemos que havia esse nicho, a falta de eventos destinados a roteiristas, em especial aos iniciantes. E aí a gente pôs o pé na estrada. A gente queria um espaço neutro, trazer todo mundo que puder vir, dar oportunidade aos iniciantes de conhecerem e trocarem com os veteranos e exporem seus trabalhos”, explica Carla.

Gabriela lembra que o evento é feito sem patrocínio – curadores, jurados, palestrantes e debatedores participam da iniciativa de forma voluntária.

“No nosso percurso, tivemos a certeza da necessidade do ROTA pela adesão de profissionais incríveis que abraçaram a a ideia e vêm trabalhando conosco mesmo sem ganhar nenhum cachê. E pela quantidade de iniciantes com trabalhos incríveis se inscrevendo, vindo de longe para participar”, conta.

Três dias de imersão

Ao longo dos três dias de evento, o seminário conta ainda com um estudo de caso sobre questões de gênero nas séries “The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia” e “Big Little Lies”, além de painéis sobre assuntos ligados ao dia a dia da profissão, como a preparação para editais e o funcionamento de uma sala de roteiristas. Inserção no mercado e a escrita de histórias voltadas para o público infantojuvenil também são temas de debates no festival.

Interessados em participar do Encontro de Negócios, que promove reuniões de roteiristas com produtoras, distribuidoras e programadoras de televisão, de acordo com o interesse das empresas nos projetos (de qualquer formato, gênero e duração), podem se inscrever pelo site até o dia 16 de setembro.

Encerram a programação o pitching dos dez roteiristas selecionados no Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos de Longas-Metragens, que terão direito a dois dias de aulas com profissionais, e a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Roteiros de Curtas-Metragens e da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens.

“O encontro é a única das atividades que não é exclusiva para estudantes ou iniciantes, e notamos uma procura grande de gente que já está no mercado. E no concurso tivemos um grande aumento no número de inscrições: ano passado, recebemos 120 roteiros; este ano, foram 469 roteiros habilitados. A gente percebe que realmente estava faltando uma atenção especial ao roteirista”, afirma Evandro.

A programação completa do evento está disponível no site rotafestival.com.

Sobre o ROTA

Idealizado em 2017 por Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Cristina Perozzo e Evandro Melo, o ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual foi criado com o objetivo de um espaço de congregação entre os diversos profissionais do audiovisual brasileiro, instituições de ensino e o mercado audiovisual.

O festival conta com o apoio de: Cinemateca do MAM Rio (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), ABRA (Associação de Roteiristas do Brasil), Cabíria Prêmio de Roteiro, FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), Maquinário Narrativo, o Serie_Lab Festival, Escola de Cinema Darcy Ribeiro, entre outros. O evento é realizado pela Aiuru Filmes e pelos Audiovisionários.

Website: http://rotafestival.com

Facebook: https://www.facebook.com/rotafestival

Instagram: @rotafestival

Twitter: @rotafestival

II ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual promove debates, encontro de negócios e mostra de curtas no Rio Com a proposta de ser um espaço de debate e encontro para profissionais e estudantes da área, o II ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro na Cinemateca…

User Rating: 4.55 ( 1 votes)

Comenta aí... :)

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *