Os exercícios de preparação teatral (destaque para os corporais) trabalham também noções de tempo, espaço e outras especificidades das artes cênicas, que nos auxiliam enquanto indivíduos e também coletividade.
Home / #ACONTECE / Na passarela: o teatro! por GUSTAVO ROCHA

Na passarela: o teatro! por GUSTAVO ROCHA

 

Fala galera! Olá prezadas e prezados leitores! Olá visitantes!

Briefing do Guga

No cotidiano da aviação é muito comum realizarmos uma espécie de mini reunião com as tripulações, onde são passadas informações e instruções antes de iniciarmos as operações (quantos ões jesus!! rsrs), chamadas de briefing ou brifingue.

Por este motivo, estou lançando aqui na coluna  o “briefing do Guga” , que será a nossa famosa “drzinha” antes de partir ao tema proposto na chamada do texto.

É uma satisfação saber que de alguma forma vocês “caíram” aqui na Coluna do Guga, seja por algum link ou por já serem frequentadores do Sina, enfim bem vindos sempre!!

Meu objetivo nesta coluna é tratar a moda de maneira bem simples (como creio que ela deva ser) : democrática, diversa e confortável. Aqui a moda se transforma em uma passarela, para que os mais variados assuntos possam desfilar por ela ( rimou).

Na Coluna do Guga, somos nós que utilizaremos a moda, para não virarmos fantoches nas mãos de tendências e ditadura de padrões, tudo ” a la moda” Guga, com uma roupagem bem descolada e relax, como a moda deve ser.

Gosto muito das citações da famosa estilista Gabrielle B.Chanell, mais conhecida popularmente como Coco Chanell, uma das figuras mais influentes no mundo da moda e que literalmente fez moda revolucionando a forma de ser mulher na sociedade. Vejam essa pérola de Chanel ( de pérolas essa poderosa entende!)

Coco Chanel e suas famosas pérolas!

“A moda sai de moda, o estilo jamais.” (Coco Chanel)

Considero as frases de Chanell suuuuper atemporais, úteis para a vida e claro, repletas de atitude, também né gente!!! estamos falando de Chanell. Bom, quando penso em moda, penso em libertação. Estar ciente do seu estilo é libertar-se de modinhas ditatoriais e tendências efêmeras, é um exercício de autoconhecimento e afirmação de personalidade.

Ok Guga! E onde entra o teatro nesse papo? Em tudo meu povo! vamos sair da coxia ou do backstage ou….? vamos!

Na passarela: o teatro!

Eu deveria abrir as cortinas para o teatro não é? Porém, aqui ele irá desfilar. Aliás, quem disse que em uma passarela não possam existir cortinas e que no teatro não possa existir uma passarela? (momento divagações de Guga).

Semanas atrás, comecei a frequentar aulas de teatro em um grupo que ministra oficinas em Santa Maria, o “Teatro por que Não?”, para quem quiser conhecer, deixarei os contatos no final da coluna, vale a pena!

Desde criança tive encanto pelo teatro, cheguei a fazer algumas aulas ofertadas no ensino fundamental e sigo admirando o desprendimento dos artistas e toda atmosfera teatral. Fiquei tão surpreso positivamente com as primeiras aulas, que resolvi compartilhar com vocês minha experiência em estar “fazendo” teatro ( não somente por estar amando) mas também, para destacar a importância desta arte no exercício da consciência corporal e tantos outros benefícios que o teatro proporciona.

“Não importa o lugar de onde você vem. O que importa é o que você é. E quem você é? Você sabe?” (Coco Chanel).

Se liga aí! que o teatro pode nos auxiliar.

 

Nesse sentido teatro e moda se cruzam, pois, o teatro trabalha muito com a consciência corporal e diversos outros exercícios que auxiliam no autoconhecimento ou até mesmo, o reconhecimento do corpo habitado, fatores que considero fundamentais quando volto a vestir a moda de comportamento.

Conhecer o próprio corpo é valorizar nossa autoestima. Sendo assim, precisamos saber quem somos e como somos, para saber escolher algo que nos represente e principalmente, seja confortável na hora de vestir.

Os exercícios de preparação teatral (destaque para os corporais) trabalham também noções de tempo, espaço e outras especificidades das artes cênicas, que nos auxiliam enquanto indivíduos e também coletividade.

Gente!! “fazer teatro” está sendo uma experiência maravilhosa. A cada aula tenho a sensação de estar nascendo de novo e aprendendo  a exercer melhor minhas percepções e a viajar no mundo da imaginação.Praticamente uma terapia.

Viram só quantos benefícios? Então bora “fazer teatro”?

Seguirei investigando outras relações entre o teatro e a moda, para abordar em próximos posts aqui na coluna.

Obrigado pela atenção e paciência de vocês e até a próxima.

   —————————————————————————–

Contatos do Grupo de teatro  Teatro Por Que Não?

Grupo de teatro de Santa Maria – RS. Desde 2010.

Espetáculos – Cursos – Eventos

Rua Duque de Caxias, nº 380 (próximo à Ernesto Becker)
Bairro Nossa Senhora do Rosário
Santa Maria – RS – Brasil
CEP: 97010 – 200
3217.6600
Horário de atendimento: de segunda a sexta das 14h às 18h.

contato@teatroporquenao.com

blog: http://www.teatroporquenao.com

_______________________________________________________________

Sobre o colunista

Gustavo Rocha,  o“Guga” como é conhecido e gosta de ser chamado, é natural de Santa Maria/RS. Transitou pelo curso de Ciências Sociais na UFSM e atualmente é acadêmico na área de Recursos Humanos.

Apaixonado por assuntos que envolvem moda, como sentido de expressão e comunicação, o cara também é muito ligado em música, principalmente eletrônica, porém não dispensa um bom samba de raiz, hip-hop e adora dançar até pingar. 

Guga, também  simpatiza com as  causas de diversos  movimentos sociais, onde tem se engajado ultimamente, como militante no combate contra o racismo, o machismo e LGBTTQfobia.

Atualmente ele é comissário de voo  e com frequência, Guga aterrissará na página do SINA usando a moda como uma “pista  ou passarela”, para diversas reflexões.

 @rocha_guga

https://www.facebook.com/profile.php?id=100004770133052

 

Comenta aí... :)

comentários

CLIQUE AQUI PARA IR A FAN PAGE DA REDE SINA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *