Home / #OPINIÃO / Lembranças de Maria Herte por SUSANE KOCCHANN
Título: Iara Gravura em metal

Lembranças de Maria Herte por SUSANE KOCCHANN

Maria Herte

Foi a partir de fotografias de seus filhos que Maria Herte realizou uma série de gravuras em metal e litogravuras intitulada LEMBRANÇAS.
Natural de Santiago, Maria é radicada em Santa Maria e trabalha com gravuras desde 2012.
Através de um processo investigativo Maria encontrou liberdade para explorar possibilidades de técnicas e desconstruções de imagens figurativas, utilizando como referência a fotografia passando ao abstrato. Linhas formam vazados e conteúdo de formas as quais apresentam uma variedade de cores verdes, cinzas e terrosas. E assim Maria nos surpreende ao revelar imagens de memórias e as desconstrói, unindo técnica e intuição em novas re- construções num abstracionismo formal caracterizado pelo ritmo, expressão livre e utilizou-se do contraste proporcionado pelas cores complementares, dando assim, maior força expressiva à imagem.
Usou, com propriedade, as tonalidades de pigmentos de cores primárias com os tons complementares de laranja. E assim, criou uma vibração cromática e em impacto visual surpreendentes.
As obras representam tal como um trajeto ao interior da vida pessoal da artista, em termos de natureza quase que confessional. Nos deparamos com questões sobre si, sobre sua razão de existir, buscando identificar-se com uma nova e antiga realidade, do princípio da vida num universo natural de conteúdo expressivo e único.


Obra em destaque: Título “montanha mágica”
Ano: 2016
Linguagem: gravura em metal
Técnica agua-tinta
Obras de Maria Herte

 

 

 

Título: Iara
Gravura em metal

 

 

Susane Kochhann

 

 

Artista visual, curadora, marchand e produtora cultural. Atual presidente da associação dos artistas plásticos de Santa Maria (2016-2020), membro da diretoria cultural da assoc. Riograndense Francisco Lisboa em Porto Alegre e membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, no segmento das Artes Visuais. Trabalha com cerâmica, estamparia têxtil, curadoria em exposições de artes e marchand.

Foi a partir de fotografias de seus filhos que Maria Herte realizou uma série de gravuras em metal e litogravuras intitulada LEMBRANÇAS. Natural de Santiago, Maria é radicada em Santa Maria e trabalha com gravuras desde 2012. Através de um processo investigativo Maria encontrou…

User Rating: Be the first one !

Comenta aí... :)

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *